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Fisiopatologia

Código: B/CMED3001     Sigla: B/CMED3001     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Médicas
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 21-02-2022 a 10-06-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Patologia e Imunologia Molecular
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 28 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-01-20.

Campos alterados: Objetivos, Programa, Melhoria de classificação, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Objetivos

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Fisiopatologia estuda os princípios básicos da patofisiologia necessários para a compreensão dos processos de doença, sobretudo nos modelos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença e nas alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas através das quais esta se manifesta. O objetivo principal é o “estudo científico da doença” e o "conhecimento das causas da doença", como esta começa, progride e com a possível explicação dos sinais clínicos exibidos pelo doente. Estuda as alterações estruturais e funcionais provocadas pela doença sendo para tal necessário ter um conhecimento básico da Histologia (organização e arquitetura dos tecidos). Com a introdução de casos clínicos pretende-se desenvolver o perfil de observação, interpretação e integração, necessários para a análise da doença. Sempre que possível, os casos serão acompanhados de história clínica, lesões anatómicas e alguns exames laboratoriais/complementares para determinar o diagnóstico mais provável e explicar a patogenia da doença.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC foca os mecanismos subjacentes ao processo doença que se manifestam nas alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas. O objetivo envolve o “estudo científico da doença” e “o conhecimento das causas da doença (agentes etiológicos), a progressão no tempo e a elucidação de razões subjacentes aos sinais manifestados pelo paciente”. Estudar as alterações estruturais e funcionais da doença tendo conhecimentos básicos de Histologia (organização e arquitectura dos tecidos). Os exemplos de doença devem ser acompanhados de história clínica abrangente, lesões anatómicas e testes laboratoriais para ajudar a compreender o diagnóstico provável e explicar a patogenia da doença.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É necessário ter bons conhecimentos de Histologia e Embriologia e Biologia Celular para poder ter capacidade e sucesso na aquisição dos conhecimentos a transmitir nesta UC.

Programa

Introdução à fisiopatologia. Lesão e morte celular. Proliferação e diferenciação celular. Regulação e adaptação celular. Desenvolvimento anormal e malformações. Depósitos de minerais e pigmentos. Inflamação. Reparação. Regeneração celular. Fibrose e cicatrização. Alterações circulatórias, trombose e choque. Imunopatologia. Carcinogénese e neoplasias.  Aulas Práticas: Existe uma aula prática semanal com a duração de 2 horas. Durante as aulas práticas serão observadas imagens de macroscopia e cortes histopatológicos com o objetivo de documentar a doença e complementar o que foi dito na aula. Os cortes histopatológicos são analisados durante as aulas práticas. O objetivo do programa prático é dar oportunidade ao aluno de compreender os aspetos macroscópicos e microscópicos dos processos básicos patológicos, doenças gerais e importantes e aprender como se descrevem e identificam, usando terminologia própria.

Bibliografia Obrigatória

Robbins & Cotran by Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon C. Aster. ; Pathologic Basis of Disease (Robbins Pathology), Elsevier
Maria dos Anjos Pires, Fátima Gartner e Fernanda Seixas Travassos. ; Atlas de Patologia Veterinária e Biopatologia, Lidel. ISBN: 9789727572816

Bibliografia Complementar

Stephen W. Barthold, Dean H. Percy and Stephen M. Griffey; Pathology of Laboratory Rodents and Rabbits, John Wiley & Sons Inc, 2016. ISBN: 9781118824245

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada é uma ajuda na escolha de livros de texto que são úteis no estudo da UC, no entanto é vivamente aconselhada a pesquisa de outra bibliografia quando existem assuntos apresentados e emergentes que dificilmente são encontrados em livros e a pesquisa tem que ser feita online, através de diferentes motores de buscas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas (Contacto com o registo das peças cirúrgicas para exame anatomopatológico e descrição dos aspetos observados. Estudo das técnicas histológicas e citológicas. Técnicas de coloração histológica, histoquímica e imunohistoquímica). O objetivo principal dos cortes histológicos e macroscopia não é ensinar a arte do diagnóstico morfológico, mas pelo contrário disponibilizar um suporte visual com o objetivo dos estudantes compreenderem os mecanismos de doença. Tenham em conta que tem que aprender CONCEITOS, e NÃO memorizar o padrão dos cortes.
Os cortes histológicos estão disponíveis para estudo após marcação prévia junto do docente responsável pela lecionação da componente prática.

Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final

Condições de Frequência: A avaliação desta UC através da realização de exame no final do semestre. A apresentação/discussão de artigo científico terá um peso de 15% na nota final obtida durante a época Normal. Esta componente não será contabilizada caso o estudante opte ou necessite de realizar exame na época de Recurso. Os estudantes devem cumprir a assiduidade mínima às aulas práticas desta UC, não excedendo o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

Fórmula de avaliação: A avaliação final integra os seguintes componentes: a) Apresentação/discussão trabalho científico (15%) b) Exame teórico (60%);c) Exame prático (25%). Para aprovação final, o estudante terá que obter nota igual ou superior a 9,5/20 valores no exame teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Exame 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 24,00
Estudo autónomo 82,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação desta UC através da realização de exame no final do semestre. 

A apresentação/discussão de artigo científico terá um peso de 15% na nota final obtida no exame final. Esta componente será contabilizada nas duas fases de exame final. 

Os estudantes devem cumprir a assiduidade mínima às aulas práticas desta UC, não excedendo o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final integra os seguintes componentes: 
a) Apresentação/discussão trabalho científico (15%)
b) Exame teórico (60%);
c) Exame prático (25%)

Para aprovação final, o estudante terá que obter nota igual ou superior a 9,5/20 valores no exame teórico.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação oral e escrita de artigos científicos selecionados pelo docente no âmbito da disciplina, num momento único perto do final do semestre. Estes são feitos em grupos de 3 a 4 estudantes, apresentados por escrito (formato word ou powerpoint) e apresentados oralmente em 10-15 minutos na aula prática. Deseja-se que, no final do semestre, todos os grupos tenham apresentado o respetivo trabalho, na data destinada a este efeito.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica a esta UC

Melhoria de classificação

Para fazer melhoria de nota final será obrigatório fazer exame prático e teórico de toda a matéria da UC. Sendo que a avaliação final é feita do seguinte modo:

Para os estudantes que frequentaram o ano letivo de 2021-2022:
Apresentação/discussão trabalho científico (15%)
Exame teórico (60%);
Exame prático (25%)

Para estudantes que frequentaram anos letivos anteriores:
Exame teórico (60%)
Exame prático (40%)
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