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Projeto de Bioengenharia Molecular

Código: EBE0230     Sigla: PBM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia Molecular

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 28 Plano de estudos oficial 5 - 12 56 324

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Realização de um Projeto de Bioengenharia Molecular, onde serão abordadas as fases de concepção, desenvolvimento e implementação de um produto ou serviço com vista ao seu lançamento no mercado.

Aquisição e desenvolvimento de competências na área de projeto, na perspectiva da concepção e desenvolvimento de um produto ou serviço na área da bioengenharia molecular.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de competências para desenvolvimento de um produto/serviço na área da bioengenharia molecular.

Aquisição de competências na área do planeamento de tarefas, acompanhamento de progresso de um projeto, implementação de medidas corretivas, gestão de alterações ao plano inicialmente traçado, controle e gestão de riscos, gestão de conflitos,  e comunicação em equipa.

Globalmente, pretende-se que estudante adquira experiência do mundo empresarial enquanto ainda num ambiente académico.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O Projeto deverá ser realizado em várias fases de um processo global iterativo, que deverão incluir:

i) Análise do conceito, incluindo a definição do utilizador e os impactos sociais e económicos do produto ou serviço;

ii) Formulação dos requisitos do produto ou serviço;

iii) Projeto de concepção propriamente dito do produto ou serviço;

iv) Descrição das fases de implementação do projeto;

v) Análise de custos.

O projeto será acompanhado por um mentor/orientador.

Bibliografia Obrigatória

J. A. Wesselingh, Soren Kiil, Martin E. Vigild; Design and development of biological, chemical, food and pharmaceutical products. ISBN: 978-0-470-06154-1
Karl T. Ulrich, Steven D. Eppinger; Product design and development. ISBN: 007-125947-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os alunos deverão dividir-se em grupos de 5 a 6 pessoas, que trabalharão em equipa para a preparação do documento final do projeto. Cada fase de concepção do projeto deverá ser discutida com o mentor/orientador da equipa e o docenta da unidade curricular.

A unidade curricular funcionará de modo integrado com as unidades curriculares de Inovação em Biodesign (EBE0214) e Economia  e Gestão (EBE0199), dado que a tecnologia/produto que servirá de objeto de estudo nas três unidades curriculares será a(o) mesma(o).

O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho (autónomo e tutorado) do estudante em equipa e será efetuada uma monitorização constante da evolução e da aquisição de conhecimentos e competências dos seus membros, privilegiando a aquisição das competências especializadas e específicas, que capacitam os estudantes para o exercício profissional competente aquando da sua passagem para o mercado de trabalho.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Elaboração de projeto 268,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Participação ativa na realização de todas as partes do projeto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cada equipa apresentará 2 relatórios parcelares de progresso. No final do semestre cada equipa entregará um relatório final e fará uma apresentação do projeto. Cada um dos relatórios parcelares terá um peso de 5% na nota final (os mesmos serão avaliados pelo responsável da disciplina). O relatório final e a apresentação oral serão sujeitos à avaliação por um júri constituído pelo mentor do projeto, um especialista e o coordenador da UC, e terão classificações com os pesos de 60% e 30%, respetivamente, na nota final.

Será realizada avaliação por pares que será refletida na nota do relatório final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicavel

 

Melhoria de classificação

Não aplicavel

 

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