Código: | Q2014 | Sigla: | Q2014 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioquímica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:BQ | 84 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
Aquisição de conhecimentos acerca da estrutura das principais classes de moléculas biológicas: proteínas, ácidos nucleicos, hidratos de carbono e lípidos e relação com a sua função biológica.
Compreensão de aspectos mecanísticos das reações metabólicas em que os diferentes compostos estão envolvidos.
Aquisição de conhecimentos básicos acerca de algumas metodologias utilizadas para o estudo das diferentes moléculas biológicas.
Os estudantes adquirem capacidade de:
-identificar as características estruturais das unidades básicas das diferentes classes moleculares nomeadamente das proteínas, carboidratos e lípidos;
-relacionar as características estruturais com as propriedades físico-químicas e funcionais dessas moléculas;
-conhecer os principais métodos de isolamento e análise destas moléculas;
- reconhecer a importância e efeitos da regulação a nível molecular para processos metabólicos e também patofisiológicos.
Os alunos devem possuir conhecimentos básicos nas área da biologia celular e química, nomeadamente conceitos de equíbrio químico, termodinâmica e cinética. Os alunos devem ainda possuir ou adquirir em simultâneo conhecimentos sólidos em química orgânica: principais grupos reactivos e reactividade.
1.PROTEINAS: CONSTITUIÇÄO E PROPRIEDADES
Estrutura geral dos aminoácidos e classificação de acordo com as suas cadeias laterais.
Formação e natureza da ligação peptídica. Péptidos. Propriedades ácido-base. Ponto isoelétrico. Ligações covalentes intermoleculares: pontes dissulfureto e bases de Schiff. Exemplos de aminoácidos e péptidos com importância biológica.
Determinação da estrutura primária de uma proteína. Sequenciação pelo método de degradação de Edman. Proteólise química e enzimática - mapas de péptidos. Estrutura secundária: alfa-hélice e folha beta-pregueada. Topologias e resíduos estabilizadores destas estruturas. Estrutura terciária e quaternária de proteínas.
Proteínas globulares e proteínas fibrosas. Classes estruturais e funcionais mais comuns das proteínas globulares. Propriedades das proteínas fibrosas: queratinas, colagénio, e elastina. Estrutura terciária e quaternária, fatores determinantes da estabilidade das proteínas.
Métodos de isolamento de proteínas por precipitação diferencial e por cromatografia. Cromatografia de alta eficiência (HPLC). Estratégias a aplicar na purificação de proteínas. Análise de proteínas por eletroforese em gel de poliacrilamida em condições nativas (PAGE) e desnaturantes (SDS-PAGE). Focagem isoelétrica (IEF). Métodos imunológicos de análise de proteínas. Estudos de proteómica - análise bidimensional (2-D) de proteínas e espectrometria de massa.
2. RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO DE PROTEÍNAS: A MIOGLOBINA E A HEMOGLOBINA COMO MODELO
Estrutura tridimensional da mioglobina e interaçöes intramoleculares importantes na estabilização da sua conformação. Estrutura do heme e sua localização na proteína. Curva de ligação do O2 à mioglobina (hiperbólica).
Semelhanças estruturais entre a mioglobina e as cadeias de hemoglobina. Estrutura tetramérica da hemoglobina. Ligação do O2 à hemoglobina (curva sigmoidal) - a hemoglobina como proteína alostérica. Factores de regulação da ligação do O2 - efeito de Bohr.
Variantes de hemoglobina - anemia das células falciformes como exemplo.
3. INTERACÇÕES PROTEÍNA-LIGANDO
Conceitos básicos dos diferentes tipos de interação. Determinação da constante de dissociação usando a isotérmica de Langmuir (um local de ligação), Equação de Scatchard (ligação não cooperativa) e equação de Hill (ligação cooperativa). Ensaios de saturação e de competição.
4. ENZIMAS
Características gerais das enzimas. Especificidade para o substrato. Centro activo - centro fixo e indutivo. Factores responsáveis pela eficiência catalítica das enzimas: factores de orientação e proximidade; factores conformacionais. Catálise geral de ácido-base; catálise covalente.
Exemplos de mecanismos de catálise enzimática: Proteases de serina - Quimiotripsina.
Regulação da actividade enzimática por modificação covalente de resíduos específicos. Regulação por proteólise. Regulação alostérica. Alguns exemplos: fosfofrutocinase, glicogénio fosforilase, aspartato transcarbamoilase e complexo piruvato desidrogenase.
5. COENZIMAS
As coenzimas como formas activas das vitaminas hidrossolúveis. Exemplos. Importância das coenzimas na atividade das enzimas.
Coenzimas intervenientes em reaçöes de oxidação-redução. Mecanismos de açäo do NAD+ e do FAD.
Reações de transferência de grupos acilo - acção da coenzima A e da lipolisina.
Reações de transferência de grupos carbonilo - acção da tiamina.
Transferência de grupos carboxilo - acção da biotina.
Participação do piridoxal fosfato nas reacções de transaminação.
Complexos multienzimáticos - descarboxilaçäo de cetoácidos.
6. HIDRATOS DE CARBONO
Mono e dissacáridos mais comuns. Características dos polissacáridos estruturais (celulose e quitina) e de armazenamento (amido e glicogénio).
Estrutura e função de glicosaminoglicanos. Constituição do peptidoglicano da parede bacteriana. Estrutura de proteoglicanos e função como componentes do glicocálix.
Estrutura de glicoproteínas. Importância dos resíduos de açúcar na estrutura e função das proteínas.
Métodos de análise de açúcares, ação de glicosidases e isolamento por cromatografia de afinidade usando lectinas.
7. ÁCIDOS NUCLEICOS
Estrutura e propriedades das purinas e pirimidinas. Nucleósidos e nucleótidos.
Cadeia dupla de DNA: o modelo de Watson e Crick, formas A, B e Z. Factores estabilizadores da estrutura do DNA. DNA de cadeia simples, dupla e superenrolado. Desnaturação e renaturação do DNA.
Características estruturais do RNA. Susceptibilidade à hidrólise alcalina. Características estruturais dos diferentes tipos de RNA: mensageiro, de transferência, ribossomal e pequenos RNAs nucleares.
Associação de ácidos nucleicos a proteínas.
Métodos de isolamento e análise de ácidos nucleicos por precipitação, cromatografia, eletroforese. Ação de exo e de endonucleases. Enzimas de restrição e seu uso na pesquisa de polimorfismos. Análise de sequências de DNA por PCR (polymerase chain reaction). Aplicação do PCR ao diagnóstico de mutações pontuais.
8. LIPIDOS
Estrutura e propriedades físico-químicas de ácidos gordos, triglicéridos e fosfolípidos. Papel biológico. Esfingolípidos: estrutura e função da esfingosina, ceramidas, fosfo e glicoesfingolípidos - cerebrósidos e gangliósidos. Estrutura e função das prostaglandinas.
O isopreno como unidade básica dos compostos isoprenoides e esteróides. Vitaminas lipossolúveis. Estrutura e função dos esteróides: colesterol, hormonas esteróides e ácidos biliares.
Métodos de isolamento e de caracterização de lípidos.
Lipoproteínas: classificação e características físico-químicas.
Composição das membranas biológicas e modelação das suas características em função da composição.
Os livros referenciados foram escolhidos no catálogo da biblioteca embora possam existir editições mais recentes que serão mais adequadas.
- Aulas teóricas expositivas acompanhadas por apresentação em powerpoint. Referência a projetos e resultados de investigação como exemplo de aplicações dos conhecimentos transmitidos. Referência a algumas patologias, em casos particulares, como forma de demonstrar a importância do tipo de conhecimento transmitido e também da sua aplicabilidade. Referência a aplicações industriais ou farmaceuticas de alguns dos processos referidos. Resolução de alguns problemas exemplificativos.
- Os estudantes fazem apresentações orais, em grupo, no âmbito dos tópicos do programa no sentido de alargar e aprofundar os temas abordados. As apresentações orais têm também o objetivo de desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e de comunicação.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 85,00 |
Prova oral | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 180,00 |
Os alunos devem frequentar as aulas teóricas.
Os alunos obtêm aprovação na disciplina com uma classificação igual ou superior a 10 (escala 0-20).
Tipo de Avaliação: Avaliação contínua, principalmente apresentação oral em grupo, e exame final.
A classificação final é calculada considerando uma contribuição de cerca de 85% do valor da prova escrita (valor do exame) e de 15% resultante da apresentação oral de um trabalho de grupo.
Fórmula: 85% nota do exame final + 15% da nota da apresentação oral.
O exame final não pode ter classificação inferior a 7 valores (7/20).
Sendo a apresentação oral de trabalho de grupo facultativa, os alunos que não fizerem essa apresentação são avaliados apenas pela sua prova escrita (exame final) mas o seu exame terá uma componente extra de classificação.
Não se aplica.
Não se aplica.
Aplicam-se as regars gerais da escola.