Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EBE0239

Investigação Pré-Clínica e Ensaio Clínico

Código: EBE0239     Sigla: IPCEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia Molecular

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Imuno-Fisiologia e Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 27 Plano de estudos oficial 4 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC foi desenhada para que os estudantes adquiram conhecimentos sobre os princípios de investigação pré-clinica e ensaios clínicos inerentes ao desenvolvimento de novos medicamentos e/ou dispositivos médicos. No final do curso, os estudantes deverão ter adquirido conhecimentos sobre os seguintes tópicos: (1) Desenho experimental e bases científicas (desde a investigação básica à aprovação de novos medicamentos /dispositivos médicos); (2) Considerações éticas, regulamentares e de segurança dos participantes; (3) Desenvolvimento pré-clinico e aspectos regulamentares; (4) Desenho e análise de ensaios clínicos (boas práticas clínicas); (5) Coordenaçãolocal e do estudo clínico; (6) Processamento de dados e informatização; (7) Liderança e profisionalismo; (8) Estratégias de comunicação e trabalho em equipa. Também deverão ter adquirido competências na utilização de animais de experiência e em modelos de doença para testar a eficácia e segurança de novos medicamentos/dispositivos médicos.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC deve preparar os futuros graduados em Bioengenharia (ramo de Biotecnologia Molecular) para seguir e integrar equipas de investigação responsáveis pelo desenho e realização de investigação pré-clínica e ensaios clínicos. A disciplina oferece um curriculum multidisciplinar abrangendo aspectos teóricos e práticos da metodologia de investigação, das questões éticas relacionadas com a experimentação humana e animal, da regulamentação sobre investigação pré-clínica e ensaios clínicos até a aprovação final de novos medicamentos e/ou dispositivos médicos. É oferecido aos estudantes sem conhecimentos prévios de farmacologia a possibilidade de seguir um curso introdutório sobre os princípios básicos da actuação dos medicamentos através de abordagens moleculares vs sistémicas. Os estudantes também serão alertados para os fundamentos do desenvolvimento de novos produtos para uso médico e para a regulamentação existente sobre a conduta a seguir na investigação / ensaios clínicos, nomeadamente sobre os patrocinadores, investigadores e comités de avaliação institucional. Grande êmfase será dada à ética na investigação biomédica, bem como à sua relevância no raciocínio crítico sobre as tomadas de decisão, regulamentação pública e legislação específica que controla os avanços na ciência e tecnologia biomédica e suas aplicações. No decurso da UC serão discutidos os princípios subjacentes à decisão de realizar um ensaio clínico desde a sua localização à sua conclusão na perspectiva do promotor e aos aspectos relacionados com o desenho das bases de dados, certificação e garantia de qualidade, e meios de divulgação. O desenho e a escolha dos métodos de investigação devem incluir ponderação sobre questões de quantificação, vieses e factores confundidores, critérios populacionais, avaliação críeriosa dos ensaios pré-clínicos e clínicos já realizados/publicados, bem como a possibilidade de criar novos e melhores protocolos de investigação

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Investigação básica - alvos moleculares e farmacologia "in vitro" (com base no mecanismo ou no sistema); identificação da molécula-alvo, processamento farmaceutico e síntese em escala; concepção, desenho e testes-piloto de dispositivos médicos; ensaios em modelos de doença e animais de experiência (boas práticas laboratoriais).

Desenvolvimento pré-clínico - farmacocinética; metabolismo e estabilidade metabólica; farmacogenética, mutagenicidade e segurança (in vitro e in vivo); esterilização, testes mecânicos, biocompatibilidade e armazenamento dos dispositivos médicos; validação e testes dos dispositivos médicos em animais (ética na investigação e conduta responsável).

Ensaios clínicos - ética e assuntos regulamentares; desenho e garantia de qualidade dos ensaios de fase I, II e III; toxicidade crónica e sobre a reprodução; testes de flexibilidade e eficácia dos dispositivos médicos (boas práticas clínicas).

Aprovação oficial (e.g. EMA, FDA) - revisão e reavaliação regulamentar.

Bibliografia Obrigatória

Karlberg and Speers; Reviewing Clinical Trials: A Guide for the Ethics Committee, 2010. ISBN: 978-988-19041-1-9
Bert B et al; The animal experimentation quandary: stuck between legislation and scientific freedom. EMBO reports 17, 2016. ISBN: 10.15252/embr.201642354
Yong et al; Establishing a knowledge trail from molecular experiments to clinical trials. New Biotechnology 28 , 2011. ISBN: 10.1016/j.nbt.2011.03.016
de Vries et al; A protocol format for the preparation, registration and publication of systematic reviews of animal intervention studies. Evidence-based Preclinical Med 1, 2015. ISBN: 10.1002/ebm2.7
Guimarães S et al; Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas , 2014. ISBN: 972-0-06029-8
Katzung Bertram G. ed.; Basic & clinical pharmacology , 2014. ISBN: 007-121931-5

Observações Bibliográficas

Decretos regulamentadores, artigos de reflexao e normas de consenso da Investigação pré-clínica e ensaio clínico (portugueses e europeus).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (princípios de farmacocinética e exemplos sobre o mecanismo de acção de fármacos)

Introdução às práticas laboratoriais - Modelos de doença e manipulação de animais de experiência - Absorção de fármacos (e.g. ácido salicílico) em meio ácido e alcalino - Biotransformação da zoxazolamina por microssomas hepáticos "in vitro" - Eliminação renal de fármacos (metabolitos da aspirina) no homem - Efeito dos anestésicos locais nas membranas biológicos (protecção da hemólise hipotónica) - Comparação do efeito anestésico local da procaína e da cocaína no olho do cobaio: efeito dos vasoconstritores - Acção dos antiepillépticos na condução nervosa - Relaxantes musculares (despolarizantes e não-despolarizantes) - Curvas de concentração-resposta: efeito contráctil da acetilcolina no íleo de cobaias - Farmacologia "in vivo" (e.g. efeito de um diurético de ansa e acção anticoagulante da heparina no coelho anestesiado) - "Pace-maker" eléctrico: efeito cronotrópico e inotrópico de fármacos nas aurículas isoladas de ratazana.

TUTORIAIS (trabalho de grupo, apresentação e discussão)

Coordenação da investigação clínica - Questões regulamentares (mecanismos de aprovação, comercialização e vigilância do medicamento/dispositivos médicos no espaço europeu) - Segurança farmacológica e dos dispositivos médicos - Farmacologia clínica - Questões regulamentares específicas dos dispositivos médicos - Terapêutica personalizada e farmacogenómica - Análise de risco e segurança farmacêutica.

O ensino teórico (e teórico-prático) é consolidado em aulas práticas laboratoriais ilustrativas de capítulos fundamentais sobre farmacocinética e mecanismos gerais da acção de fármacos (e.g. práticas de absorção, biotransformação e eliminação de fármacos; bases moleculares, eletrofisiológicas e terapêuticas de alguns grupos de medicamentos). Dentro de cada tópico lecionado será dada ênfase à discussão dos mecanismos moleculares de ação dos medicamentos, considerando sempre os protótipos de cada grupo em vez de oferecer uma descrição detalhada de cada fármaco individual. A seleção e profundidade de cada matéria a lecionar baseiam-se na experiência acumulada de vários anos de ensino e na ênfase dada pelas reuniões de consenso mundiais sobre determinado fármaco / dispositivo médico. Não obstante, serão discutidos nas aulas teórico-práticas a título exemplificativo novos fármacos em fase de ensaio clínico e/ou novas aplicações de fármacos já em uso, com o objetivo de incitar os estudantes a manter uma mente aberta, embora com sentido crítico, à inovação medicamentosa e à atualização constante das suas fontes bibliográficas.      

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 37,50
Prova oral 32,50
Trabalho escrito 7,50
Trabalho laboratorial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 7,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho escrito 8,00
Trabalho laboratorial 14,00
Total: 130,00

Obtenção de frequência

>75% presenças nas práticas e >3.0/6.0 v. no curso prático

Fórmula de cálculo da classificação final

Lições Teóricas:Expositivas -recurso a meios audiovisuais

Lições Práticas(obrigatórias):Práticas experimentais. Discussão de Temas e elaboração de uma Monografia relacionada com Investigação Pré-Clínica e Ensaio (auto-aprendizagem).

Tipo de Avaliação:Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Prática(frequência obrigatória e validade por 2 anos; 6 valores):

- Em grupo (2-3 estudantes) - Discussão de Temas da actualidade. Monografia escrita sobre um tema relevante; exposição(~20 min) e discussão oral(~10 min)

- Elaboração de relatórios experimentais

Avaliação Teórica (teste escrito + prova oral, 14 valores):

- Teste com perguntas de escolha múltipla + resposta escrita

Admissão:>75% presenças nas práticas e >3.0/6.0 v. no curso prático

- Prova oral: Dispensa se >7.5/14.0 v. no teste escrito. Admissão se  >6.0/14.0 valores no teste escrito

Fórmula de avaliação:

Classificação Final= 0.3*Nota prática + 0.7*Nota teórica

Nota prática = 0,2*Monografia/Tema + 0,1*Aulas laboratoriais

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova oral.

Melhoria de classificação

Prova oral.

Observações

As notas do curso prático são válidas por 2 anos

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-25 às 09:59:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias