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Histologia Funcional

Código: BIOL1009     Sigla: BIOL1009     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 110 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 70 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-08.

Campos alterados: Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Lecionar um curso de histologia funcional partindo do modelo humano, com um forte enfâse prático, devidamente enquadrado numa contextualização teórico-prática de elevada qualidade.

O curso parte de uma base microanatómica, apresentando uma integração constante de aspetos ditos histofisiológicos. É também objetivo ilustrar como os conhecimentos de histologia funcional são relevantes em inúmeros contextos biomédicos. 

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição da capacidade de observar e de diagnosticar ao microscópio os tecidos e os órgãos de mamíferos, com ênfase no Homem, bem como a de saber prognosticar e correlacionar a sua histofisiologia a partir de características estruturais e tintoriais.

Demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histofisiologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações patológicas da mesma.

Estimular os estudantes a fazer integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e de usar o seu saber e a criatividade na conceção, feitura, apresentação e disponibilização online de temas na forma de propostas de projetos científicos, que integrem, entre outras, uma componente histológica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Histologia Funcional (conceitos e contextualização histórica); Tecido epitelial; Tecido conjuntivo (geral); Tecido adiposo; Tecido cartilagíneo; Tecido ósseo; Tecido muscular; Tecido nervoso; Sangue e hemocitopoiese; Sistema cardiovascular; Órgãos linfáticos; Glândulas endócrinas; Tubo digestivo; Glândulas anexas ao tubo digestivo; Pele e anexos; Aparelho respiratório; Aparelho urinário; Aparelho reprodutor masculino e feminino; Órgãos dos sentidos. Nota: em cada conteúdo são cobertos os aspetos estruturais e funcionais (moleculares, bioquímicos, fisiológicos) normais, bem como são exemplificadas diversas disfunções, ilustrando-se a aplicação e a relevância dos conteúdos.

Bibliografia Obrigatória

L. C. Junqueira (Autor),‎ José Carneiro (Autor),‎ Paulo Abrahamsohn (Contribuinte); Histologia Básica. Texto e Atlas (13ª Edição), Guanabara Koogan (Grupo GEN), 2017. ISBN: 8527731819
Carlos Gonçalves, Vasco Bairos; Histologia. Texto e Imagens (4ª Edição), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0671-2

Bibliografia Complementar

Abraham L Kierszenbaum, Laura Tres; Histology and Cell Biology: An Introduction to Pathology, 4th Edition, Saunders, 2015. ISBN: 0323313302
Barbara Young, Graldine Woodford and Phillip O'Dowd; Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas, 6e, Churchill Livingstone, 2013. ISBN: 978-0702047473
Leslie P. Gartner, James L. Hiatt; Color Atlas and Text of Histology, Lippincott Williams & Wilkins, 2013. ISBN: 978-1451113433

Observações Bibliográficas

Os docentes disponibilizam um Livro de apoio às aulas práticas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Componentes expositivas de cariz teórico-prático.

Componentes práticas de observação de preparações histológicas ao microscópio e imagem digital.

Aulas interativas de integração teórico-prática; uso de imagens digitais, inquéritos dinâmicos, jogos pedagógicos.

Feitura de atividades que obrigam a planeamento, atitude crítica, pesquisa, coordenação de grupo, desenvolvimento de técnicas de apresentação de informação científico-técnica, em particular num contexto do contributo de um bioquímico para as áreas das ciências da vida e da biomedicina.

Apoio fora da sala de aula, via digital plataforma(s), via email e via encontros com estudantes (por marcação).

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Histologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 15,00
Teste 25,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 22,00
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença a um mínimo de 3/4 de todas as aulas efetivadas. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação formativa: Os estudantes terão ao seu dispor, semanalmente, exercícios para os ajudar a acompanhar a lecionação e autoavaliarem o seu nível de aprendizagem. Os docentes colocarão posteriormente as soluções dos exercícios que distribuírem.

Avaliação sumativa: Teste teórico final (nota mínima = 9,50 / 20 valores) + Exame prático final (nota mínima = 9,50 / 20 valores) + Elaboração e apresentação do Projecto + Qualidade da participação nas aulas.

A classificação final é a seguinte média ponderada:

Nota do teste teórico x 0,25 + Nota do exame prático x 0,40 + Projeto + Participação.

A “Participação”, que premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade de desempenho de cada aluno ao longo das aulas, poderá atingir um máximo de 3 valores.

O “Projeto” será cotado até 4 valores. (Poderá ser sujeito a um bónus - ver em baixo.)

O estudante ficará aprovado à disciplina caso consiga o mínimo de 9,50 valores, após a aplicação da supracitada fórmula e desde que tenha obtido frequência.

Nota: Conforme anunciado em cada ano letivo, classificações obtidas anteriormente por estudantes serão tidas em conta no presente ano letivo.

Provas e trabalhos especiais

Projeto - Elaboração e apresentação de uma proposta de projeto científico, preferencialmente baseada numa ou mais hipóteses, integrando ou baseado em componente / abordagem histológica. O tema será a acordar com a regência, que está aberta às sugestões propostas pelos estudantes. O trabalho é realizado em grupo.

O Projeto deve ser elaborado e apresentado como uma página Web (simples). O projeto / página será objeto de apresentação (10 minutos, seguido de pequena discussão). Os grupos que fizerem a sua apresentação em Inglês (no projeto escrito e na apresentação oral) terão um bónus de até 1 valor. Os estudantes farão uma autoavaliação do seu nível de participação no Projeto (segundo uma escala de 0 (= não participou) a 100 (= participação máxima), podendo a classificação final de cada elemento ser diferente segundo o seu grau de esforço. O apresentador do projeto será sorteado (entre todos os elementos do grupo) no momento que antecede a apresentação. A ausência não justificada por motivos válidos e de força maior (a julgar pelos regentes) na sessão/sessões de apresentações dos Projetos implica ter uma classificação final de 0 no Projeto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a lei e normas em vigor no ICBAS e UPorto. De acordo com a prática no ICBAS, em casos de exames especiais os regentes reservam o direito de fazer uma prova(s) de conhecimentos modificada (incluindo provas orais) em relação aos exames preconizados para épocas normal ou recurso.

Melhoria de classificação

Exames - após obtenção de aprovação, o estudante poderá melhorar a nota tanto na prova puramente prática como na que versa componentes mais teóricos. Poderá inclusive fazer melhoria a apenas um deles, conforme lhe for mais conveniente.

As classificações em melhoria são introduzidas na fórmula de cálculo da classificação final para derivação da classificação final a obter.

De acordo com a prática no ICBAS, as componentes de avaliação contínua não são por norma sujeitas a melhoria, exceto se o estudante voltar a frequentar a unidade ou realizar a apresentar novamente o(s) trabalho(s) que foram exigidos no ano letivo em vigor.

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