| Código: | FIS1009 | Sigla: | FIS1009 | Nível: | 100 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Física |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioquímica |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| L:BQ | 108 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 70 | 162 |
- Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para as ciências da vida e em particular para a bioquímica.
- Conhecer exemplos das ciências da vida ilustrativos da aplicação desses conceitos.
- Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
- Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares.
Perceber a simplicidade das descrições biofísicas do funcionamento de sistemas biológicos.
Ser capaz de resolver problemas biológicos simples que envolvam leis da física.
Energia
1. Sustentabilidade do planeta. 2. Alimentação e conversões de energia (transdução quimiosmótica de energia, trabalho mecânico a nível celular). 3. Escalas biológicas.
Estrutura Nuclear e Radioactividade
1. Desintegração radioactiva e radiação ionizante. 2. Efeitos biológicos e mecanismos. 3. Aplicações biológicas (diagnóstico, terapia, imagem). 4. Partículas elementares.
Electricidade
1. Noções de campo, potencial, resistência e capacidade. 2. Circuitos R-C. 3. Axónio – estrutura e funcionamento. 4. Transporte membranar. 5. Electroforese.
Magnetismo
1. Noção de campo. 2. Força magnética sobre uma carga em movimento. 3. Espectrómetro de massa. 4. Ciclotrão. 5. Ressonância magnética (espetrometrias e imagem). 6. Leis de Biot-Savart, Faraday e Lenz. 7. Outras aplicações.
Aulas teóricas e aulas de resolução de problemas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
Os estudantes escolhem ser avaliados apenas em exame final ou através de um esquema de avaliação alternativo (e equivalente) compreendendo a realização de provas parcelares. A classificação final é a do exame final, nos casos em que o estudante escolha ser avaliado unicamente por meio dessa prova. No esquema de avaliação alternativo, a meio do semestre os estudantes podem realizar uma prova de avaliação parcelar, designada por A1. Continuando a seguir este esquema, realizam na Época Normal de Exames uma segunda prova de avaliação, designada por A2, que em conjunto com a prova realizada a meio do semestre se torna equivalente ao exame de Época Normal. Neste caso, a nota final é a média aritmética das classificações de A1 e A2, não havendo nota mínima nas partes. Na Época de Recurso há apenas um exame com toda a matéria leccionada.