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Biologia de Células Estaminais

Código: EBE0220     Sigla: BCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia Molecular

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 32 Plano de estudos oficial 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos uma visão aprofundada sobre a biologia das células estaminais / progenitoras em órgãos/sistemas distintos na ontogenia dos organismos. Apesar da revisitação de vários protótipos de organismos - modelo em biologia do desenvolvimento, a discussão irá centrar-se em biologia humana e em sistemas experimentais de roedores. O conhecimento vai ser contextualizado em relação ao papel que as células estaminais têm no desenvolvimento normal e na manutenção da homeostasia em comparação com a resposta às condições de “stress” / lesão (patologia). Estes aspetos serão brevemente comparados ao longo da escala filogenética. O papel que as células estaminais podem ter na reparação/ regeneração de tecidos também será analisado e discutido criticamente usando dados provenientes de estudos de base, pré-clínicos e clínicos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade os estudantes devem: identificar e definir características gerais de células estaminais (CE); definir sistemas de ensaio in vitro e in vivo na investigação de propriedades de CE; reconhecer a robustez das CE embrionárias/corpos embrióides como sistemas de ensaio in vitro usados no estudo exaustivo da biologia do desenvolvimento e/ou como veículos de manipulação genética e agentes terapêuticos putativos; enunciar os principais paradigmas de enquadramento da investigação de CE; identificar questões a serem resolvidas sobre a futura utilização de CE em medicina regenerativa. Reconhecer e descrever: principais padrões moleculares, marcadores fenotípicos, vias de sinalização e transdutores de estímulos mecânicos envolvidos na manutenção/especificação de destino celular; metodologias utilizadas na clonagem e indução de pluripotência, impacto da epigenética na reprogramação celular, identificar as premissas subjacentes à regeneração de órgãos/ tecidos em bioengenharia.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


 

Programa

Conceitos Introdutórios

      • Células estaminais e princípios de biologia do desenvolvimento
      • Perspectiva histórica da biologia da regeneração vs. medicina regenerativa

Células estaminais na biologia e medicina

      • Células estaminais embrionária
      • Células pluripotentes induzidas (iPS)
      • Células estaminais da linhagem germinal
      • Pluripotência, reprogramação nuclear e epigenética
      • Clonagem
      • Biologia da regeneração
      • Mecanismos de regeneração no órgão/tecido
      • As células estaminais em estratégias de medicina regenerativa
      • Conceito e biologia do nicho de células estaminais
      • Linhagem somática: análise do sistema-paradigma de células estaminais, i.e. hematopoiética (HSC); outras populações relevantes, designadamente, células estaminais mesenquimais, neuronais, dos epitélios (pele, intestino) e do sistema cardiovascular
      • Transplantação de células estaminais e seus derivados
      • Células estaminais na génese de cancro

Aspetos societais das células estaminais

      • Desafios éticos na investigação e utilização de células estaminais
      • Xenotransplante



Bibliografia Obrigatória

Slack Jonathan M.W.; Essential developmental biology. ISBN: 978-0-470-92351-1

Bibliografia Complementar

Stocum, D. L.; Regenerative Biology and Medicine, Academic Press, Elsevier, San Diego and New York, 2013. ISBN: 9780123848604
Gilbert Scott F.; Developmental biology. ISBN: 0-87893-244-5
Gilbert Scott F.; Developmental Biology, SINAUER Associates , 2013 (http://10e.devbio.com/; http://www.sinauer.com/developmental-biology-640. )

Observações Bibliográficas

For the specific themes (syllabus), scientific papers (classical and up to date) and review articles will also be handed by the lecturer (mandatory reading) and suggested (complementary) to the students.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos temas principais em estudo (programa) a realizar pelo docente. Os estudantes são envolvidos no processo ensino/aprendizagem através da leitura, decomposição e discussão continuada de textos científicos específicos a cada um dos tópicos programáticos. Sessões de análise do conhecimento publicado na área da biologia das células estaminais (fundamental e de aplicação clínica) serão concretizadas pelos estudantes, em forma oral (grupo) e escrita (ensaio individual, 1-2 páginas A4). Seminários de interesse nas CE (“toolbox”) e trabalho laboratorial relevante fazem ainda parte da formação/competências a desenvolver nesta unidade curricular.

Avaliação com exame final.

Os estudantes têm que ter um papel ativo em, pelo menos, uma apresentação (ver programa), participar em pelo menos 75% das aulas TP e 75% das aulas PL.

Classificação final (parcelas): 2,5% participação/assiduidade, 17,5% trabalhos específicos (oral e escrito), 30% nota trabalho experimental (PL), 50% exame final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 5,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes têm que ter um papel ativo em, pelo menos, uma apresentação (ver programa), participar em pelo menos 75% das aulas TP e 75% das aulas PL.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final (parcelas): 2,5% participação/assiduidade, 17,5% trabalhos específicos (oral e escrito), 30% nota trabalho experimental (PL), 50% exame final.

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