| Código: | EBE0220 | Sigla: | BCE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Biotecnologia Molecular |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIB | 32 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos uma visão aprofundada sobre a biologia das células estaminais / progenitoras em órgãos/sistemas distintos na ontogenia dos organismos. Apesar da revisitação de vários protótipos de organismos - modelo em biologia do desenvolvimento, a discussão irá centrar-se em biologia humana e em sistemas experimentais de roedores. O conhecimento vai ser contextualizado em relação ao papel que as células estaminais têm no desenvolvimento normal e na manutenção da homeostasia em comparação com a resposta às condições de “stress” / lesão (patologia). Estes aspetos serão brevemente comparados ao longo da escala filogenética. O papel que as células estaminais podem ter na reparação/ regeneração de tecidos também será analisado e discutido criticamente usando dados provenientes de estudos de base, pré-clínicos e clínicos.
No final desta unidade os estudantes devem: identificar e definir características gerais de células estaminais (CE); definir sistemas de ensaio in vitro e in vivo na investigação de propriedades de CE; reconhecer a robustez das CE embrionárias/corpos embrióides como sistemas de ensaio in vitro usados no estudo exaustivo da biologia do desenvolvimento e/ou como veículos de manipulação genética e agentes terapêuticos putativos; enunciar os principais paradigmas de enquadramento da investigação de CE; identificar questões a serem resolvidas sobre a futura utilização de CE em medicina regenerativa. Reconhecer e descrever: principais padrões moleculares, marcadores fenotípicos, vias de sinalização e transdutores de estímulos mecânicos envolvidos na manutenção/especificação de destino celular; metodologias utilizadas na clonagem e indução de pluripotência, impacto da epigenética na reprogramação celular, identificar as premissas subjacentes à regeneração de órgãos/ tecidos em bioengenharia.
Conceitos Introdutórios
Células estaminais na biologia e medicina
Aspetos societais das células estaminais
For the specific themes (syllabus), scientific papers (classical and up to date) and review articles will also be handed by the lecturer (mandatory reading) and suggested (complementary) to the students.
Apresentação dos temas principais em estudo (programa) a realizar pelo docente. Os estudantes são envolvidos no processo ensino/aprendizagem através da leitura, decomposição e discussão continuada de textos científicos específicos a cada um dos tópicos programáticos. Sessões de análise do conhecimento publicado na área da biologia das células estaminais (fundamental e de aplicação clínica) serão concretizadas pelos estudantes, em forma oral (grupo) e escrita (ensaio individual, 1-2 páginas A4). Seminários de interesse nas CE (“toolbox”) e trabalho laboratorial relevante fazem ainda parte da formação/competências a desenvolver nesta unidade curricular.
Avaliação com exame final.
Os estudantes têm que ter um papel ativo em, pelo menos, uma apresentação (ver programa), participar em pelo menos 75% das aulas TP e 75% das aulas PL.
Classificação final (parcelas): 2,5% participação/assiduidade, 17,5% trabalhos específicos (oral e escrito), 30% nota trabalho experimental (PL), 50% exame final.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 15,00 |
| Trabalho escrito | 5,00 |
| Trabalho laboratorial | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
Os estudantes têm que ter um papel ativo em, pelo menos, uma apresentação (ver programa), participar em pelo menos 75% das aulas TP e 75% das aulas PL.
Classificação final (parcelas): 2,5% participação/assiduidade, 17,5% trabalhos específicos (oral e escrito), 30% nota trabalho experimental (PL), 50% exame final.