Você está em: Início > Notícias > Caminhada pela Rota dos Moinhos de Jancido

Caminhada pela Rota dos Moinhos de Jancido

inscrições até 30 de maio

No dia 15 de junho, o Núcleo U.Porto Solidária em parceria com a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Gondomar (CMG), promove uma caminhada pela Rota dos Moinhos de Jancido no conselho de Gondomar.

Aberta a toda a comunidade U.Porto, alumni e famílias, de participação gratuita, esta iniciativa tem como objetivo promover a atividade física e o bem-estar, assim como a sensibilização e consciencialização para a importância da preservação das espécies e da natureza, contribuindo ainda na ajuda da limpeza dos espaços verdes.

Ao longo do trilho e com a colaboração dos “Rapazes de Jancido”, do biólogo Joel Neves, dAPRISOF  – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), os participantes são convidados a fotografar a biodiversidade local da fauna e flora presente nas águas do Parque e serão orientados para as atividades de controle de invasoras através da limpeza do parque num exercício de plogging.

Sugerimos aos participantes que levem consigo um x-ato, calçado e roupa confortável, chapéu e alimentos para o almoço partilhado, a realizar no próprio parque.

A pausa para almoço, será em formato de piquenique à beira rio e pretende ser um agradável momento de confraternização, proporcionando momentos de convívio e partilha entre os participantes.

A inscrição é gratuita, mas por questões organização, deve ser realizada até dia 30 de maio através do formulário online.

(10:00-16:00)

9:45 |    O ponto de encontro é na Rua de S. Ovídio perto Centro de Saúde de Gondomar/Foz do Sousa

A rota terá início às 10h00, pelo caminho de Midões, e vai terminar no caminho Moinhos de Jancido.

foto google

Atividades:

• Caminhada descoberta da natureza;
  • Controle das invasoras: apanha da erva da fortuna na mata; apanha de pinheirinha no rio e descasque de mimosas e austrálias
  • Fotografar biodiversidade
  • Plogging – Caminhar e limpar o Parque
  • visualização da fauna e flora presente nas águas pela APRISOF