Nome: | Júlio Gil Vale Carvalheira |
Sigla: | JGVC |
Estado: | Ativo |
R-000-8Z7 | |
0000-0002-6882-0334 |
Extensão Telefónica: | 5184 |
Telf.Alt.: | 252660403 |
|
Júlio Gil Vale Carvalheira, obteve o grau de Engenheiro Técnico Agrário em 1973 pela Escola de Regentes Agrícolas Dr. José Araújo de Lacerda, Moçambique; e licenciou-se em Medicina Veterinária na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, em 1977. Obteve os graus de Mestrado e de Doutoramento em Genética e Melhoramento Animal no Departamento de Ciência Animal da Universidade de Cornell nos Estados Unidos da América em 1992 e 1996 respetivamente.
De 1977 a 1988 trabalhou como Veterinário responsável em unidades de Produção Animal, Prevenção Sanitária e de Produção de Leite em Moçambique, e de 1988 a 1997 como Docente contratado da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.
Foi contratado como Professor do ICBAS-UP desde 1997, e desde 2010 é Professor Associado com Agregação na área de Ciência Animal do ICBAS-UP. É desde 1997 regente da Unidade Curricular de Genética e Melhoramento Animal da Licenciatura e Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, e colaborou no ensino graduado de Genética Quantitativa e Melhoramento Animal da Licenciatura de Ciências Agrárias da Faculdade de Ciências e Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (ICBAS) da UP. No Ensino Pós-Graduado é também docente da UC de Genética Aplicada do Mestrado em Ciências do Mar-Recursos Marinhos (ICBAS), UC de Métodos Quantitativos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinárias (ICBAS), docente de Estatística nas Metodologias de Investigação em Ciências Forenses do Mestrado em Ciências Forenses (FMUP, FCUP, FDUP, FFUP, FMDUP, FPCEUP), docente de Estatística em “Metodologias Avançadas de Investigação em Ciências Forenses” do Programa Doutoral em Ciências Forenses, (FMUP, FCUP, FDUP, FFUP, FMDUP, FPCEUP).
Tem desenvolvido a sua atividade de Investigação enquadrado no CECA-UP (1997 a 2002) e desde 2002 no CIBIO/InBIO-UP no Grupo de Investigação “Livestock Genomics and Conservation – AGRIGENOMICS”, como Investigador Principal, onde coordena e colabora em Projetos Científicos competitivos, assim como tem orientado diversas teses de Licenciatura, de Mestrado, de Doutoramento e de Pós-Doutoramento nacionais e internacionais.
É responsável pela criação e desenvolvimento do “BOVINFOR” - Base de Dados Nacional de Bovinos de Leite da Raça Holstein-Frísia (Programa IDEIA - ADI) e é consultor para a sua gestão. Por Protocolos assinados entre o ICBAS, o CIBIO-InBIO e a Associação Nacional para o Melhoramento dos Bovinos Leiteiros (ANABLE) e a Associação para o Apoio à Bovinicultura Leiteira do Norte (ABLN), estes dados estão à disposição da investigação desenvolvida pelo ICBAS e pelo CIBIO-InBIO segundo regras convencionadas. O BOVINFOR (https://www.bovinfor.pt/bovinfor.php) é também uma plataforma para uso dos criadores dando acesso a dados processados para apoio à gestão eficiente de cada exploração pecuária. É responsável pelas Avaliações Genéticas Nacionais oficiais das características produtivas, funcionais e reprodutivas dos reprodutores do rebanho Nacional de Bovinos da raça Holstein-Frísia.
De 1998 a 2000 foi Membro da Comissão Coordenadora da Licenciatura em Medicina Veterinária, e de 1999 a 2009, Membro da Comissão Executiva do Campus Agrário de Vairão por despacho Reitoral. De 2004 a 2009 foi membro do Conselho Diretivo do ICBAS. Colaborou nas Comissões de Avaliação e Autoavaliação da Licenciatura e MIMV para a EAEVE. De 2005 a 2011 foi Vice-diretor do Departamento de Estudos de Populações do ICBAS.
De 2009 a 2019. Foi Membro da Comissão Cientifica do Programa Doutoral de Ciência Animal, ICBAS.