No dia 16 de maio, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto acolhe o seminário 'Por uma abordagem não medicalizante nem patologizante da educação', integrado no Circulo de estudos e intervenção na medicalização da educação.
Enquadrada no conjunto de preocupações da FPCEUP, em relação aos problemas que atravessam o campo educativo, a formação do "Círculo de Estudos e Intervenção na Medicalização da Educação", sediado nesta Faculdade, decorre de inquietações que se avolumam hoje com o retorno e afirmação de uma visão biologicista e geneticista da educação, iludindo as dificuldades em responder educativamente às exigências de uma escola democrática, em que a ação coletiva seja vivida como projeto de transformação.
Rótulos e etiquetas, mascarados de diagnósticos, vêm justificando o abuso de soluções medicamentosas. É alarmante o número de crianças e adolescentes medicados por "distúrbios do déficit de atenção com hiperatividade", por "distúrbios por oposição desafiadora", o famoso TOD, e tantos outros. Problemas de diferentes ordens, são apresentados como "doenças", "transtornos", "distúrbios" ao mesmo tempo que se escamoteiam as grandes questões políticas, sociais, culturais, afetivas que afligem a vida das pessoas.
Na sequência da sua atividade, depois da divulgação do Manifesto sob o mesmo tema deste Seminário ( http://educationmedicalisation.blogspot.pt/), assinado e comentado internacionalmente, o Círculo de Estudos promove este Seminário na intenção de alargar o debate interdisciplinar e a tomada de consciência dos problemas envolvidos, a todos quantos partilham dessas preocupações - pais, psicólogos, profissionais da educação e da saúde.
A organização deste evento tem a colaboração do IPFP - Instituto Paulo Freire de Portugal, do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, do PDP - Programa Doutoral em Psicologia, do PDCE - Programa Doutoral em Ciências da Educação, do MCED - Mestrado em Ciências da Educação e do MEFA - Mestrado em Educação e Formação de Adultos.
INSCRIÇÕES
A entrada é gratuita mas carece de inscrição.
Deve ser enviado um email para marianalopesdesousa@gmail.com ou sofiacpais@gmail.com, indicando o nome completo.
O seminário encontra-se em processo de creditação.
PROGRAMA (PROVISÓRIO)
9h30 - Mesa de Abertura
José Alberto Correia, Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Helena Costa Araújo, Diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rosa Nunes, Dinamizadora do Círculo de Estudos e Intervenção na Medicalização da Educação
10h00 - Conferência Medicalização e Infância
Joseph Knobel Freud, STOP DSM Barcelona
Comentário de Joaquim Luís Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
11h00 - Pausa
11h15 - Mesa Redonda
"A patologização da aprendizagem e dos comportamentos em debate"
Sérgio Niza, Movimento da Escola Moderna
Paula Freitas, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto
João Lopes, Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Moderação a cargo de Manuel António Ferreira da Silva, Instituto de Educação, Universidade do Minho
13h30 - Almoço
15h00 - Mesa Redonda
Práticas de contra argumento à medicalização
Mariana Sousa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Isabel Carvalho, Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, Viana do Castelo'
Comentário de Isabel Menezes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto
e de Teresa Gonçalves, Escola Superior de Educação, Viana do Castelo
Moderação a cargo de Sofia Castanheira Pais, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
17h00 - Pausa
17h30 - Encerramento
Neuropsicologia e Aprendizagem: construir pontes
David Rodrigues, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
Mais informações
Mariana L.Sousa: marianalopesdesousa@gmail.com
Sofia Pais: sofiapais@fpce.up.pt |
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