CTT - Filosofia da Cidade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Filosofia e ética |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CTT_FC |
0 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.BIO |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
MEB |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EIC |
0 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EM |
3 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
2 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Após a frequência desta UC os estudantes deverão:
-
Compreender a cidade enquanto objeto de estudo multidisciplinar
-
Identificar conceitos fundamentais no âmbito da filosofia da cidade
-
Compreender alguns dos desafios colocados à urbanidade contemporânea
-
Problematizar fenómenos espaciais contemporâneos e suas implicações sociopolíticas
Resultados de aprendizagem e competências
A UC Filosofia da Cidade proporciona competências reflexivas e problematizadoras que interessam a diversas áreas do conhecimento e da ação humana. O seu foco abrange as cidades contemporâneas (que atualmente abrigam mais de metade da população mundial) e o impacto multidimensional da crescente mobilidade humana sobre modos de vida e relações entre o espaço, o poder, o cidadão e a política. Pela aprendizagem que propõe e pelo foco que a constitui, esta UC alinha-se com objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (SDG 2030) e confirma a sua relevância na análise e nas respostas a desafios que podem fragilizar ou ameaçar o bem viver individual e coletivo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Breve enquadramento histórico-filosófico da cidade
1.1. Cidades ideais, utópicas, distópicas, industriais, globais, inteligentes
2. Desafios espaciais contemporâneos
2.1. desterritorialização, espaços de fronteira e espaços periféricos
2.2. justiça espacial, mobilidades (da gentrificação aos fluxos migratórios) e reconfigurações do espaço
3. Cidade material e cidade imaterial
3.1. direito à cidade e espaço público
3.2. sustentabilidade (ambiental e social) e figuras do habitar
3.3. pensar e planear no âmbito de uma moldura zoo/geo/tecnológica
Bibliografia Obrigatória
Braidotti, R. & Bignall, S. ; Posthuman Ecologies: Complexity and Process after Deleuze. , Rowman & Littlefield International, 2019
Deleuze, G. & Guattari, F. ; Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia), vol. I. , Editora 34, 1995
Harvey, D. ; Rebel Cities, From the Right to the City to the Urban Revolution, Verso, 2012
Henri Lefebvre;
Le^droit à la ville suivi de Espace et politique
Mbembe, A. & Nuttall S. ; Johannesburg: The Elusive Metropolis., Duke University Press , 2008
Meagher, S. M.; Noll, S. & Biehl, J. S. ; The Routledge Handbook of Philosophy of the City., Routledge, 2019
Paula Cristina Pereira;
A^filosofia e a cidade. ISBN: 978-972-36-1162-5
Pereira, P. C. (org.) ; Espaço público. Variações críticas sobre a urbanidade, Afrontamento, 2012
Pereira, P. C. & Couto, M. J. (eds.) ; Filosofia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, número temático "Philosophy of the City", vol. 34, 2017
Maria João Couto;
Philosophy, city and public space. ISBN: 978-972-36-1709-2
Pereira, P. C. & Afonso, I. ; "Other Spaces and Periphereal Urbanities". In Casero, Jorge L. and Urabayen, Julia (eds.), Differences in the City: Postmetropolitan Heterotopias as Liberal Utopian Dreams, capítulo 6, pp. 73-86, Nova Science Publishers, 2020
Pereira, P. C.; López-González, J. L. & García-Marzá, D. (eds.) ; Recerca. Revista de Pensament i Anàlisis, número temático “Filosofía de la ciudad”, vol. 25, n. 2. Vol. 25 Núm. 2 (2020): Filosofía de la ciudad: un enfoque interdisciplinar | RECERCA. Revista de Pensament i Anàlisi (uji.es) , 2020
Young, I. M. ; Justice and the Politics of Difference, Princeton University Press, 1990
Young, I. M. ; City Life as a Normative Ideal. Plurimundi: An International Forum for Research and Debate on Human Settlements, n. 1, January–June 1999., 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Diálogo com os estudantes e debate estruturado.
Mobilização de metodologias de pesquisa bibliográfica e de leitura/análise de textos.
Recurso a projeção de texto e imagem.
Avaliação contínua com trabalho escrito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito (70%) + participação (30%).
Observações
Calendário das aulas: 23 outubro; 06, 13, 20 e 27 de novembro; 04 de dezembro de 2024
Horário: (quartas-feiras) 17h00-19h00
Local: FEUP - Sala B031