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Métodos e Técnicas de Investigação I

Código: MHIC011     Sigla: MTI_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História Contemporânea

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHIC 17 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria da Conceição Coelho de Meireles Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Orientação Tutorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Ana Sofia de Matos Ferreira 0,75
Maria da Conceição Coelho de Meireles Pereira 0,75
Orientação Tutorial Totais 1 1,50
Maria da Conceição Coelho de Meireles Pereira 0,75
Ana Sofia de Matos Ferreira 0,75

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Discutir a natureza do conhecimento histórico no quadro das ciências sociais e humanas.

  2. Aprofundar o conhecimento de procedimentos metodológicos e técnicos aplicados à investigação em história contemporânea.

  3. Elaborar um projeto de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências


Aquisição de métodos e técnicas de investigação em História e competências de redação de uma dissertação de mestrado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Apresentação da unidade curricular: metodologias de ensino, modalidades e critérios de avaliação, bibliografia.

  2. O processo de investigação em História Contemporânea.

  3. História Contemporânea e outras ciências sociais e humanas – o diálogo interdisciplinar.

  4. Os usos da História no mundo de hoje

  5. Principais metodologias e técnicas de investigação. Análise intensiva e análise extensiva. Análise quantitativa e qualitativa.

  6. As fontes históricas e recursos de investigação em História Contemporânea. Fontes escritas, orais e visuais: especificidades e complexidades. Recursos de investigação: bibliotecas, arquivos, web, monumentos, museus.

  7. Elaboração de trabalhos científicos. Planificação e estrutura. Normas de referenciação documental e bibliográfica. Recolha e tratamento da informação: a construção de fichas de leitura e de bases de dados. Metodologia de uma recensão

  8. Elaboração do projeto de investigação da dissertação – um guião.

  9. Estrutura da dissertação.

  10. A apresentação oral do relatório de investigação e sua discussão.

Bibliografia Obrigatória

LESSARD-HÉBERT, M.; GOYETTE, G.; BOUTIN, G.; Investigação Qualitativa, Instituto Piaget, 1994
RUDESTAM, Kjell Erik; NEWTON, Rae R.; Surviving your dissertation, Sage Publ., 1992
Quivy, Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-275-1
GRAWITZ, Madeleine; Méthodes des Sciences Sociales, Éditions Dalloz, 1993
DESHAIES, Bruno; Metodologia de Investigação em Ciências Humanas, Instituto Piaget, 1997
Carlos Ceia; Normas para apresentação de trabalhos científicos. ISBN: 972-23-1874-8

Bibliografia Complementar

ALBARELLO, L.; e outros; Práticas e Métodos em Ciências Sociais, Gradiva, 1997
ABRAMS, Lynn; Oral History Theory, Routledge, 2010. ISBN: 0203849035, 9780203849033
BRUYNE, Paul de; HERMAN, H.; SCHOUTHEETE, M. ; Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: Os Pólos da Prática Metodológica, Francisco Alves, 1991
Conrad, S. ; O que é a história global? , Edições 70, 2019
LE GOFF, J.; CHARTIER, R.; REVEL, J. (dir.); A Nova História, Almedina, 1990
Valles, Miguel S.; Entrevistas cualitativas. ISBN: 84-7476-342-8

Observações Bibliográficas

Bibliografia espcífica será apresentada consoante as temáticas em estudo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, com apresentação e discussão de conceitos, problemáticas teóricas e metodológicas e outros conteúdos do programa da unidade curricular. Promove-se o contacto dos estudantes com documentação adequada aos temas de investigação e estimula-se a pesquisa em linha de arquivos, bibliotecas e bases de dados, com vista a sensibilizar os estudantes para a multiplicidade e diversidade de fontes em História Contemporânea. As aulas tutoriais completam este tipo de metodologias.

Software

Word, Excel, FileMaker, PowerPoint
Word, Excel, FileMaker, PowerPoint

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Com excepção dos casos previstos no Regulamento de Avaliação, a obtenção de frequência implica a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final correspondente à ponderação dos dois trabalhos: apresentação oral do projeto de investigação (20%) trabalho escrito - plano de investigação (80%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação na componente de avaliação prevista para a unidade curricular, podendo refazer ou repetir o seu trabalho escrito (plano de investigação), de acordo com as orientações do docente.

Observações

No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.

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