Comunicação Publicitária
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CC |
80 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
3 |
- |
3 |
21,5 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O1: Aquisição de conhecimentos teóricos para a compreensão do impacto da publicidade na sociedade;
O2: Desenvolvimento de competência práticas que permitam a sua aplicabilidade em contextos concretos;
O3: Aquisição de conhecimentos e de competências em escrita publicitária (copy);
O4: Compreensão do peso da imagem na promoção;
O5: Aplicação dos conhecimentos adquiridos em campanhas publicitárias.Resultados de aprendizagem e competências
Cada conteúdo programático foi desenhado para atingir o objetivo correspondente (CP1->O1; CP2->O2; CP3->O3; CP4->O4; CP5->O5)
Modo de trabalho
Presencial
Programa
CP1: A publicidade, modelos e os seus efeitos. Compreender o processo publicitário.
CP2: Criatividade, técnicas e operacionalização.
CP3: Escrever em publicidade.
CP4: Princípios visuais.
CP5: Desenvolvimento de campanhas publicitárias.Bibliografia Obrigatória
Tom Altstiel;
Advertising creative. ISBN: 978-1-4129-7491-2
George E. Belch;
Advertising and promotion. ISBN: 0-07-110589-1
Cluley, R; Essentials of Advertising, London, Kogan Page, 2017
Guy Cook;
The^discourse of advertising. ISBN: 0-415-23455-7
Fletcher, Winston; Advertising: A Very Short Introduction, Oxford University Press, 2018
Lendrevie, J. ; Publicitor: comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2016
Alexandra Guedes Pinto;
Publicidade. ISBN: 972-040117-6
Rodgers, S. & Thorson, E. (eds) ; Advertising Theory, London: Taylor & Francis. , 2019
Schwab, Victor O. (; How to Write a Good Advertisement, Wilshire Book Company, 2020
Simões, E; Taboo in Advertising, Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins. , 2008
Observações Bibliográficas
As referências remetem, quase na sua totalidade, para obras existentes na Biblioteca da FLUP. Os registos são importados diretamente do sistema de informação.
Está em curso a aquisição das edições mais recentes de obras citadas e das obras ainda não disponíveis no acervo da Biblioteca.
Referências bibliográficas adicionais serão dadas durante as aulas.
Outros materiais de apoio estão disponíveis na plataforma Sigarra.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo com recurso à análise de casos práticos. Avaliação por teste ou exame final (100%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
21,50 |
Trabalho de investigação |
14,50 |
Estudo autónomo |
45,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas, salvo nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste ou exame final (100%)
Provas e trabalhos especiais
Conforme regulamento de avaliação da FLUP.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Conforme regulamento de avaliação da FLUP
Melhoria de classificação
Conforme regulamento de avaliação da FLUP. O exame final pode ser objeto de melhoria de nota.