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Comunicação Publicitária

Código: CC072     Sigla: CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 80 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 3 21,5 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O1: Aquisição de conhecimentos teóricos para a compreensão do impacto da publicidade na sociedade;

O2: Desenvolvimento de competência práticas que permitam a sua aplicabilidade em contextos concretos;

O3: Aquisição de conhecimentos e de competências em escrita publicitária (copy);

O4: Compreensão do peso da imagem na promoção;

O5: Aplicação dos conhecimentos adquiridos em campanhas publicitárias.

Resultados de aprendizagem e competências

Cada conteúdo programático foi desenhado para atingir o objetivo correspondente (CP1->O1; CP2->O2; CP3->O3; CP4->O4; CP5->O5)

Modo de trabalho

Presencial

Programa

CP1: A publicidade, modelos e os seus efeitos. Compreender o processo publicitário.

CP2: Criatividade, técnicas e operacionalização.

CP3: Escrever em publicidade.

CP4: Princípios visuais.

CP5: Desenvolvimento de campanhas publicitárias.

Bibliografia Obrigatória

Tom Altstiel; Advertising creative. ISBN: 978-1-4129-7491-2
George E. Belch; Advertising and promotion. ISBN: 0-07-110589-1
Cluley, R; Essentials of Advertising, London, Kogan Page, 2017
Guy Cook; The^discourse of advertising. ISBN: 0-415-23455-7
Fletcher, Winston; Advertising: A Very Short Introduction, Oxford University Press, 2018
Lendrevie, J. ; Publicitor: comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2016
Alexandra Guedes Pinto; Publicidade. ISBN: 972-040117-6
Rodgers, S. & Thorson, E. (eds) ; Advertising Theory, London: Taylor & Francis. , 2019
Schwab, Victor O. (; How to Write a Good Advertisement, Wilshire Book Company, 2020
Simões, E; Taboo in Advertising, Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins. , 2008

Observações Bibliográficas

As referências remetem, quase na sua totalidade, para obras existentes na Biblioteca da FLUP. Os registos são importados diretamente do sistema de informação.
Está em curso a aquisição das edições mais recentes de obras citadas e das obras ainda não disponíveis no acervo da Biblioteca.
Referências bibliográficas adicionais serão dadas durante as aulas.
Outros materiais de apoio estão disponíveis na plataforma Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo com recurso à análise de casos práticos. Avaliação por teste ou exame final (100%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 21,50
Trabalho de investigação 14,50
Estudo autónomo 45,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas, salvo nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste ou exame final (100%)

Provas e trabalhos especiais

Conforme regulamento de avaliação da FLUP.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento de avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

Conforme regulamento de avaliação da FLUP. O exame final pode ser objeto de melhoria de nota.
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