Código: | CC061 | Sigla: | INF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CC | 7 | Plano Oficial em vigor (2022) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa | Regente |
Teorico-Prática: | 2,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,50 |
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa | 2,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa | 0,50 |
Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.
Aplicação da linguagem do design de comunicação visual à concepção e à realização de infografias.
Domínio do software mencionado.
Frequência de unidades curriculares com competências na área do design gráfico, que garantam domínio na linguagem do design de comunicação.
- A infografia. Delimitação do conceito. - Caracterização do meio. - Os elementos morfológicos do design e a sua exploração na infografia: a configuração; a cor; elementos escalares do design. Os códigos visuais. Estudo dos códigos visuais no contexto da infografia: a tipografia, a iconografia, o grafismo e a imagem (ilustração e fotografia).
- A infografia como suporte e processo na configuração da informação
Uma componente de carácter teórico e expositivo, exposta pelo professor, com vista à apresentação e desenvolvimento de conteúdos; reflexão e debate, análise de textos e de casos práticos com a participação dos alunos sobre os temas expostos. Uma componente de carácter prático, com a finalidade de ver aplicados os conceitos expostos, em propostas de trabalho em grupo ou individual.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 8,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho de investigação | 32,00 |
Total: | 100,00 |
Para obtenção de frequência o aluno necessita de frequentar 75% do total de aulas.
- Avaliação contínua, com base nas propostas de trabalho desenvolvidas nas aulas (30%); - Projecto final (70%); -
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo respectivo, e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Os alunos abrangidos por um estatuto especial devem informar o docente da disciplina, da sua qualidade de estudante em avaliação especial, até 31 de Outubro, do respectivo ano lectivo. - O docente estabelece com o aluno um plano de trabalho sem que se verifique prejuízo dos direitos e regalias consignados na respectiva legislação. - O aluno deve agendar encontros com o docente, para dialogar sobre as propostas de trabalho, caso não lhe seja possível a frequência do horário normal das aulas. - O trabalho desenvolvido deverá ser sempre acompanhado pelo docente da disciplina, caso contrário não será válido como elemento de avaliação.
A realização de melhoria de nota está sujeita aos parâmetros de avaliação que vigoram na frequência normal.
Todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina só são considerados para efeito de avaliação quando acompanhados pelo docente.