Código: | CC017 | Sigla: | ERGAM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Tecnologia da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2212 |
Página e-learning: | http://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CC | 20 | CC - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 46 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira | 3,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira | 0,50 |
. Sistematizar, analisar e reflectir sobre os principais temas de discussão relacionados com a Ergonomia Cognitiva e Fatores Humanos em variados contextos de interação entre Homem-"Máquina" (e.g. AAL; ICT4D; et al.);
. Compreender, implementar e avaliar um cenário de interação Homem-"Máquina" aprofundando os métodos de observação do animal humano (antropologia: dimensão cultural do Homem), níveis de prototipagem, monitorização do projeto e avaliação, numa metodologia de "Design Centrado no Utilizador" (DCU).
. Compreender, implementar e avaliar um cenário de interação Homem-"Máquina", pressupõe a praxis e o conhecimento teórico de três áreas estruturantes da “Human-Computer Interaction” de forma a responder adequadamente à “Ergo-Nomia” (Normas do trabalho). Nomeadamente:
a) Usabilidade: Na análise, planeamento, implementação e avaliação de cenários/conteúdos eficazes e eficientes na interação/diálogo com o Homem;
b) Acessibilidade: Na análise, planeamento, implementação e avaliação de cenários/conteúdos acessíveis em contextos de uso adversos ou em casos de deficiência temporária ou permanente do utilizador/leitor. Contextos de uso cada vez mais diversificados e uma Europa envelhecida tornam esta área particularmente relevante para futuros produtores de conteúdos;
c) Emotividade: Das três, a área menos quantificável/mensurável na HCI, mas de uma enorme relevância dado o atual estado da arte (considerando também outras áreas científicas como a Neurociência e psicologia) que fundamentam grande parte das ações/decisões do ser humano na Memória-Emoção.
Competências em Design e programação básica "front-office" para a Web é requerida. Nomeadamente: HTML e CSS.
Design Centrado no Utilizador (DCU)
. Ergonomia Cognitiva
a) Paradigmas e modos de Interação;
b) ISOs; Antropometria; Cognição e Experiência do Utilizador;
c) Métodos e medidas de observação do comportamento humano em diferentes contextos: "Ambient Assisted Living"; "ICT4D"; Outros Contextos;
d) Ciclo de Desenvolvimento do Produto: Métodos de observação do animal humano no contexto da interação; Análise de Tarefas; Cenários de Atividade e Interação; Prototipagem; Avaliação; Implementação.
. Todas as aulas terão uma componente expositiva, teórica e prática;
. O professor apresentará temas e matéria relacionada, bibliografia e estudos de caso para o aluno desenvolver ensaios devidamente fundamentados;
. A calendarização dos ensaios (quinzenais), assim como as "deliverables" do projeto (componente prática), está definida desde o início das aulas, e as respetivas entregas devem ser realizadas via Moodle;
. A componente prática da UC será composta por projectos de grupo (máximo 4 alunos), acompanhados e discutidos nas aulas, simulando um contexto de trabalho profissional;
. A UC de EAM assume o Moodle como ferramenta de trabalho com o objectivo de organizar todas as aulas, facultar recursos para estudo e permitir o contacto entre alunos e professor;
. A caixa de email bgiesteira@fba.up.pt estará disponível para esclarecimentos em horário extra-aulas;
. Existirá um horário de atendimento a definir em altura oportuna (após publicação dos horários).
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 49,00 |
Estudo autónomo | 49,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Total: | 147,00 |
. A avaliação é continua resultante da ponderação entre a componente projetual [40%], o trabalho teórico [40%] e o trabalho laboratorial [20%];
. Esta unidade curricular, dada a sua forte componente prática e expositiva, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito;
. Nota: A época de recurso considerará apenas a melhoria de nota do relatório técnico (Usabilidade e UX) relativa à componente teórica.
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode obrigar à discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e à realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Todos os trabalhos devem ser acompanhados pelo docente, sob pena de não serem considerados no processo de classificação.