Código: | MAF011 | Sigla: | TMA |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Africanos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MAF | 6 | MAF - Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Alice Duarte Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 1,33 |
Trabalho de Campo: | 2,27 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,33 |
Maria Alice Duarte Silva | 1,33 | ||
Trabalho de Campo | Totais | 1 | 2,27 |
Maria Alice Duarte Silva | 2,27 |
Tendo em mente que a UC faz parte de uma especialização em Antropologia, integrada num Mestrado de Estudos Africanos, sendo por isso possível abrigar estudantes com formações e graus de conhecimento antropológico muito diversos, ela deve atender a várias necessidades em simultâneo. Por um lado, não pode prescindir de fornecer fundamentos teóricos e metodológicos básicos da Antropologia. Por outro lado, deve orientar-se também para problemáticas contemporâneas da Antropologia através das quais se entende poder munir os estudantes com meios reflexivos para a compreensão aprofundada da realidade sóciocultural atual, nomeadamente, africana.
Ao concluir com sucesso a U.C., o estudante deve ser capaz de:
1.Sumariar informação sobre as concepções dominantes do pensamento antropológico ao longo do século XX;
2. Identificar criticamente as principais linhas de rutura e continuidade na história da teoria antropológica;
3. Reconhecer algumas linhas de força da antropologia contemporânea, tanto do ponto de vista teórico como do metodológico;
4. Reconhecer o lugar da etnografia na antropologia;
5. Sumariar informação sobre a metodologia de investigação etnográfica: suas especificidades e potencialidades;
6. Discutir criticamente o exercício da prática etnográfica e da escrita antropológica;
1. Domínio das principais problemáticas estruturantes do campo disciplinar da Antropologia;
2. Consciência da especificidade e potencialidades da metodologia etnográfica;
3. Desenvolvimento das capacidades de reflexão e análise crítica fundamentada sobre as realidades sócio-culturais. 4. Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e incremento da autonomia;
1.O século XIX e a Institucionalização da Antropologia
2.As Principais Correntes Clássicas: Revisão e Discussão
3.Anos 1960: Colonialismo e Pós-colonialismo
4. A Teoria Interpretativa da Cultura
5. A Etnografia como Relação Intersubjectiva: reconfigurações contemporâneas
A UC funciona em regime articulado de aulas expositivas/seminário: 1) Aulas expositivas (com suporte visual) por parte do docente; 2) Apresentação de textos previamente distribuídos pelos estudantes; 3) Debate e discussão dos textos apresentados;
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 0,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes deverão ler textos de referência indicados para cada sessão. Em cada sessão, tais textos deverão ser apresentadas por um ou mais estudantes. A apresentação de cada texto não deverá exceder 20 minutos e deverá estruturar-se de acordo com o modelo indicado em baixo. Modelo da Apresentação Oral:
1. Introdução: tema principal do texto; principal tese ou teses defendidas pelo autor; três palavras-chave.
2. Apresentação mais desenvolvida do texto: estrutura interna; etnografia mobilizada e principais ideias defendidas; articulação entre os dados empíricos e a teoria, com relevo para a tese (ou teses) principais.
3. Conclusão: avaliação global; méritos do texto; (eventuais questões em aberto);
4. Indicação de duas questões para debate em sala de aula.
A apresentação oral dos textos (10%) e a assiduidade e participação nas discussões (10%) constituem os elementos avaliativos do seminário, com peso final na avaliação de 20%. No final do semestre, deverá ser apresentado um ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas, com valor de 80% na avaliação final.
Não se aplica.
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes com estatutos diferenciados submeter-se-ão às mesmas componentes de avaliação dos restantes estudantes.
Língua de Ensino: português