Código: | MAF031 | Sigla: | OCD |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Africanos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MAF | 10 | MAF - Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Helena Carlota Ribeiro Vilaça | Regente |
Teorico-Prática: | 1,33 |
Práticas Laboratoriais: | 2,27 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,33 |
Helena Carlota Ribeiro Vilaça | 1,33 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 2,27 |
Helena Carlota Ribeiro Vilaça | 2,27 |
Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.
Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas e a mudança social num quadro de globalização; desenvolvimento de conceitos-chave para a compreensão da dimensão económica e política da problemática do desenvolvimento e dos seus atores; Promoção da capacidade de perspetivar sociologicamente as novas políticas de desenvolvimento e de cooperação.
2.1.Conceitos macroeconómicos e políticos essenciais para a compreensão das teorias do desenvolvimento.
2.2. A origem das desigualdades e da pobreza: ideologia, teoria e factos
2.3. Perspetiva histórica sobre as teorias do desenvolvimento: da urgência da industrialização aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
2.4. As diferentes fases do capitalismo e a sua influência nas teorias do desenvolvimento.
2.5. Economia, ambiente, comunidade e governação: a urgência da sustentabilidade e a dificuldade do equilíbrio.
3. A cooperação para o desenvolvimento
3.1. Conceitos e perspetivas
3.2. Papel dos atores nacionais e supranacionais: Estado, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização Mundial do Comércio e principais doadores.
3.3. Temas de cooperação para o desenvolvimento: Educação, saúde, emprego e infraestruturas.
3.4. Desenvolvimento alternativo e alternativas ao desenvolvimento: outras economias e papel dos movimentos sociais.
3.5. A aprendizagem e a educação para o desenvolvimento
A disciplina organizar-se-á com base no programa apresentado. No decorrer das aulas serão utilizados métodos de ensino expositivo e ativo, de modo a veicular os conhecimentos teóricos, utilizando, por exemplo, trabalhos em grupo. Procurar-se-á discutir materiais cedidos pelo docente, situando o contributo do autor na temática geral em que se enquadre.
Elaboração de uma revisão crítica e de pequenos trabalhos temáticos desenvolvidos nas aulas de orientação tutorial.
A revisão crítica deverá ser entregue no final do semestre.
A assiduidade, ainda que não obrigatória como condição de obtenção de frequência, tem um peso na avaliação, juntamente com as aulas tutoriais enquanto componente de avaliação ponderada.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de campo | 29,00 |
Trabalho de investigação | 29,00 |
Trabalho laboratorial | 34,00 |
Total: | 162,00 |
Elaboração de uma revisão crítica e de pequenos trabalhos temáticos desenvolvidos nas aulas de orientação tutorial. A revisão crítica deverá ser entregue no final do semestre. A assiduidade, ainda que não obrigatória como condição de obtenção de frequência, tem um peso na avaliação, juntamente com as aulas tutoriais enquanto componente de avaliação ponderada.
A classificação final é obtida através da avaliação do trabalho escrito elaborado pelo estudante (80%) e a assiduidade juntamente com a participação nas aulas tutoriais (20%). Esta última situação não se aplica aos trabalhadores estudantes.
De acordo com o Regulamento de Avaliação.
Os alunos que, de acordo com as Normas de Avaliação de Conhecimentos da FLUP, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
A melhoria da classificação final é realizada de acordo com as Normas de Avaliação da FLUP.
No início do ano letivo será indicado um horário de atendimento aos alunos. Todos os documentos digitalizados acessíveis e importantes para a disciplina serão inseridos no Sigarra.