Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MAF031

Organizações para a Cooperação e Desenvolvimento

Código: MAF031     Sigla: OCD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Africanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAF 10 MAF - Plano Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Carlota Ribeiro Vilaça Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,33
Práticas Laboratoriais: 2,27
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,33
Helena Carlota Ribeiro Vilaça 1,33
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,27
Helena Carlota Ribeiro Vilaça 2,27

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas e a mudança social num quadro de globalização; desenvolvimento de conceitos-chave para a compreensão da dimensão económica e política da problemática do desenvolvimento e dos seus atores; Promoção da capacidade de perspetivar sociologicamente as novas políticas de desenvolvimento e de cooperação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Globalização, desenvolvimento e nova ordem mundial.

  2. As teorias do desenvolvimento


2.1.Conceitos macroeconómicos e políticos essenciais para a compreensão das teorias do desenvolvimento.


2.2. A origem das desigualdades e da pobreza: ideologia, teoria e factos


2.3. Perspetiva histórica sobre as teorias do desenvolvimento: da urgência da industrialização aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


2.4. As diferentes fases do capitalismo e a sua influência nas teorias do desenvolvimento.


2.5. Economia, ambiente, comunidade e governação: a urgência da sustentabilidade e a dificuldade do equilíbrio.

3. A cooperação para o desenvolvimento


3.1. Conceitos e perspetivas


3.2. Papel dos atores nacionais e supranacionais: Estado, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização Mundial do Comércio e principais doadores.


3.3. Temas de cooperação para o desenvolvimento: Educação, saúde, emprego e infraestruturas.


3.4. Desenvolvimento alternativo e alternativas ao desenvolvimento: outras economias e papel dos movimentos sociais.


3.5. A aprendizagem e a educação para o desenvolvimento


 


 

Bibliografia Obrigatória

Berger, Peter L. 220; Globalizaciones múltiples. ISBN: 84-493-1322-8
Castells, Manuel; O^fim do milénio. ISBN: 972-31-1055-5
COLLIER, Paul; The Bottom Billions, Oxford University Press, Oxford UK, 2007
EASTERLY, William; The White Man´s Burden, Penguin Press, New York, 2006
Featherstone, Mike 340; Global culture. ISBN: 0-8039-8322-0
FUKUYAMA, Francis ; Ordem política e decadência política: da revolução industrial à globalização da democracia. , 2015
Held, David 340; A^globalizing word?. ISBN: 0-415-22294-X
Hutton, Will 340; On the edge. ISBN: 0-224-05937-8
KOTLER, Philipe and LEE, Nancy; Up and Out Poverty, Wharton School Publishing, Pearson Education inc, New Jersey, 2009
MICHAILOF, Serge; BONNEL, Alexis; A nossa casa arde a Sul: para que serve a ajuda ao desenvolvimento, Tinta da China,, 2012
Milando, João; Cooperação sem desenvolvimento. ISBN: 972-671-165-7
NASSER, Reginaldo Mattar; Arquitetos da política externa norte-americana, PUCSP, 2010
NASSER, Reginaldo Mattar; Os conflitos internacionais em múltiplas dimensões, UNESP, 2009
NOZICK, Robert; Anarquia, Estado e Utopia , Edições 70, 2009
PIKETTY, Thomas; O Capital no Século XXI,, Temas e Debates, 2014
PIKETTY, Thomas; A Economia das desigualdades, Conjuntura Actual Editora, 2014
SACHS, Jeffrey; The End of Poverty, Penguin Press, New York, 2015
SEN, Amartya; Development as Freedom, Knopf , New York, 1999
SOTO, Hernando de; The Mystery of Capital, Basic Book, New York, 2000
STIGLITZ, Joseph; Globalization and its discontents, Norton, New York, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina organizar-se-á com base no programa apresentado. No decorrer das aulas serão utilizados métodos de ensino expositivo e ativo, de modo a veicular os conhecimentos teóricos, utilizando, por exemplo, trabalhos em grupo. Procurar-se-á discutir materiais cedidos pelo docente, situando o contributo do autor na temática geral em que se enquadre.

Elaboração de uma revisão crítica e de pequenos trabalhos temáticos desenvolvidos nas aulas de orientação tutorial.

A revisão crítica deverá ser entregue no final do semestre.

A assiduidade, ainda que não obrigatória como condição de obtenção de frequência, tem um peso na avaliação, juntamente com as aulas tutoriais enquanto componente de avaliação ponderada.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Políticas de desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 29,00
Trabalho de investigação 29,00
Trabalho laboratorial 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Elaboração de uma revisão crítica e de pequenos trabalhos temáticos desenvolvidos nas aulas de orientação tutorial. A revisão crítica deverá ser entregue no final do semestre. A assiduidade, ainda que não obrigatória como condição de obtenção de frequência, tem um peso na avaliação, juntamente com as aulas tutoriais enquanto componente de avaliação ponderada.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é obtida através da avaliação do trabalho escrito elaborado pelo estudante (80%) e a assiduidade juntamente com a participação nas aulas tutoriais (20%). Esta última situação não se aplica aos trabalhadores estudantes.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, de acordo com as Normas de Avaliação de Conhecimentos da FLUP, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é realizada de acordo com as Normas de Avaliação da FLUP.

Observações

No início do ano letivo será indicado um horário de atendimento aos alunos. Todos os documentos digitalizados acessíveis e importantes para a disciplina serão inseridos no Sigarra.

Recomendar Página Voltar ao Topo