História Local e Cidadania Patrimonial
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Via Ens. - Didáct. Específicas e Inici. à Docência |
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
1. No 1º módulo, os alunos identificam claramente as virtudes da história local e as relações entre esta e a história geral; apreendem os principais temas e fontes da história local, aprendem a fazer um plano de uma monografia local, identificam as virtualidades e as limitações da história feita por eruditos locais e por académicos.
2. No 2º Módulo, os alunos discutem em profundidade a noção de património, desde a origem, na Antiguidade Clássica, até aos nossos dias. Acompanham o progressivo alargamento do conceito de património, as várias escalas de classificação, os perigos do chamado "Complexo de Noé". Os discentes familiarizam-se com as sucessivas convenções internacionais sobre património, com destaque para a "Carta de Veneza". Por fim, os alunos exercitam-se a pensar fórmulas contemporâmeas para a gestão e a revivificação do património, para que este resulte em "qualidade de vida" para as populações.
Programa
1. Introdução: As várias escalas de análise da realidade histórica - o local, o regional, o nacional e o transnacional. Os “lugares da memória”. A problemática da história local no passado e no presente; a busca de raízes e de identidade. Problemas, fontes e métodos da história local. A 'boa' e a 'má' história local.
2. O espaço: a multiplicidade dos espaços vividos – lugares, bairros, aldeias, vilas e cidades. Espaços fragmentados e espaços articulados.
3. As pessoas: famílias, redes interpessoais, grupos de pertença. Sistemas de povoamento. A genealogia.
4. A economia. A história da fábrica e da empresa; património e arqueologia industrial. O comércio.
5. Os poderes e as instituições. Eleições e representação política local.
6. A Dimensão cultural; as atitudes colectivas. A história religiosa local. As escolas. A imprensa. A antroponímia.
II
1. O Património: evolução do conceito ao longo dos tempos. Património e qualidade de vida.
2. Principais tipologias: levantamentos e inventários locais, regionais e nacionais.
3. A protecção do património: Instrumentos, meios e instituições.
4. Valorização e divulgação do Património: a museologia; os públicos; o desenvolvimento local; património e media; animação; turismo.
5. Do "Complexo da Arca de Noé" ao património como direito da pessoa humana e como elemento estruturante da qualidade de vida
III
Conclusão: História Local, Património e construção da cidadania – virtualidades e dificuldades.
Bibliografia Principal
1. ALARCÃO, Jorge de – Introdução ao Estudo da História e do Património Locais, Coimbra, Institutos de Arqueologia e de História da Arte da Faculdade de Letras de Coimbra, 1982.
2. BALLART, Josep – El patrimonio histórico y arqueológico: valor y uso, 2ª ed., Barcelona, Ariel, 2002.
3. BERCÉ, Françoise – Des Monuments historiques au patrimoine. Du XVIIIe à nos jours, ou “Les égarements du coeur et de l’esprit”, Paris, Flammarion, 2000.
4. CHOAY, Françoise – L'Allégorie du Patrimoine. Paris, Seuil, 1992.
5. CROIX, Alain; GUYVARC'H, Didier – Guide de l'Histoire Locale. Paris, Seuil, 1990.
6. Fuentes y Métodos de la Historia Local. Actas. Zamora, Instituto de Estudios Zamoranos "Florian de Ocampo"/Diputación de Zamora/Confederación Española de Centros de Estudios Locales, 1991.
7. GREFFE, Xavier – La gestion du patrimoine culturel, Paris, Anthropos, 1999.
8. JEUDY, Henri-Pierre – La machinerie patrimoniale, Paris, Sens&Tonka, 2001.
9. JORGE, Vítor Oliveira (coord.) – O Património e os Media, Porto, Sociedade Portuguesa de Arqueologia e Etnologia, 2000.
10. LACROIX, Michel – O Princípio de Noé ou a Ética da Salvaguarda. Lisboa, Instituto Piaget, 1999.
11. Le Goff, Jacques, dir. – Patrimoine et passions identitaires, Paris, Fayard, 1998.
12. LENIAUD, Jean-Michel – L'Utopie Française. Éssai sur le patrimoine. Paris, Mengès, 1992.
13. Patrimonio Cultural y Museología. Significados y Contenidos, VIII Congreso de Antropología, vol. 7, Santiago de Compostela, 1999.
14. Património: balanço e Perspectivas [2000-2006], IPPAR/Ministério da Cultura, 2000.
15. RIEGL, Aloïs – Le culte moderne des monuments. Son essence et as genèse. Introd. de Françoise Choay, Paris, Éd. du Seuil, 1984.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, aulas práticas, apresentação de trabalhos por alunos, apresentação de temas por convidados (um jornalista, um antigo carpinteiro dos estaleiros navais de Vila do Conde, uma barrista de Barcelos, etc.)
Software
Pesquisa na Internet.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Só para avaliação contínua.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final a partir do exame, com possibilidade de um trabalho de investigação (com ponderação de 50% na média final).
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de investigação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A considerar casuisticamente.
Melhoria de classificação
Em exame final.
Observações
Língua de ensino: Português.