Código: | LLC090 | Sigla: | LIP_20 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LA | 0 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LLC | 23 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LRI | 1 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Filomena Maria Esteves Aguiar Vasconcelos | Regente |
Teórica: | 1,00 |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 1,00 |
Filomena Maria Esteves Aguiar Vasconcelos | 1,00 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Filomena Maria Esteves Aguiar Vasconcelos | 2,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Filomena Maria Esteves Aguiar Vasconcelos | 1,00 |
Modernismo e Pós-Modernismo na poesia inglesa do seculo XX. Este programa evidencia aspectos da poesia inglesa do século XX, na perspectiva de um roteiro que estabeleça continuidades e roturas entre os parâmetros de uma estética modernista e pós-modernista, dentro dos respectivos contextos de referência. Do estudo de T.S. Eliot e Ezra Pound, seguir-se-á para o confronto de Philip Larkin e Ted Hughes, como exemplos de vozes mais influentes das correntes dominantes na poesia contemporânea de expressão inglesa. Acresce uma leitura paralela de textos teóricos do século XX, não limitados a aultores anglo-saxónicos. Aos estudantes será pedido o confronto das leituras dos textos primários dos poetas em estudo com a dos textos teóricos igualmente leccionados como base ideológica estruturante.
Os estudantes deverão ser capazes de distinguir os movimentos literários estudados através da leiturarespectiva análise das escritas poéticas dos autores abordados.
n.a.
1. Introdução 2. Questões da poética modernista 2.1. O ponto de vista teórico: novas directrizes da poética e a importância da linguística; 2.2. A escrita modernista na poesia; 2.2.3. T.S. Eliot; 2.2.4. Ezra Pound; 3. Questões da pós-modernidade 3.1. O ponto de vista teórico: fenomenologia e existencialismo; estruturalismo e pós-extruturalismo. Onde estabelecer limites e cronologias? 3.2. Na poesia: o que se segue ao modernismo. A controvérsia em torno da "pós-modernidade". 3.2.1. Philip Larkin; 3.2.2. Ted Hughes.
Theoretical references will be provided to studens throughout the semester
Aulas teóricas, práticas e tutoriais.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Os estudantes terão de frequentar pelo menos 75% das aulas.
Exame final: 100% da classificação
n.a.
n.a.
n.a.
Ver "Normas de Avaliação" da FLUP, articulado sobre "Melhoria de classificação"