Literatura Norte-Americana Século XX
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo do programa é analisar o modo como as cidades americanas, desde as suas origens, transmitem um significado peculiar. O âmbito desses significados - reais ou imaginários - reflectem-se, no âmbito século XX, no aparecimento do Modernismo e no legado da 2ª Guerra Mundial. Apoiando-se numa variedade de contributos teóricos, históricos e culturais, este programa incidirá ainda na contextualização e estudo de momentos marcantes da ficção narrativa norte-americana. As obras que constam da bibliografia principal são exemplos representativos da tradição literária norte-americana e da relação desses textos com um dos temas dominantes dentro dessa tradição: o tema da cidade numa América que se ofereceu como Nova Jerusalém e através de outras imagens de cidade nas quais a realidade urbana adquire as características de um espaço especial, simultaneamente simbólico e físico, na sua pluralidade e complexidade. À medida que considerarmos os autores que integram o presente programa, veremos que ler o texto tem sido uma forma de ler a cidade e os seus valores. Todas essas visões urbanas têm tido muitas formas e assumem diferentes configurações temáticas e literárias no contexto do curso ( ver programa).
Programa
- A natureza, a fronteira e o ideal pastoril;
- A "small town", a metrópole e a megalópole;
- O eu e a cidade ( o eu em conflito com a sociedade);
- O modernismo na América: tradição e inovação;
- O legado da 2ª Guerra Mundial: a ansiedade, a crise de identidade e a diversidade do romance norte-americano.
Bibliografia Obrigatória
Ernest Hemingway; The Sun Also Rises
William Faulkner; As I Lay Dying
J.D.Salinger; The Catcher in the Rye
Ralph Ellison; Invisible Man
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas americanas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2013-02-09 |
Elaboração de relatórios de leitura ou trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2013-02-09 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
2013-02-09 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%
Exame - 70%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.