Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC003

Alemão A2.1

Código: LLC003     Sigla: AA2.1

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 1 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 52 162
2
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 52 162
LA 6 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 1 - 6 52 162
2
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 1 - 6 52 162
2
LLC 21 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 1 - 6 52 162
2
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
2
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
2
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
2
Plano Monodisciplinar para 2007/2008 1 - 6 52 -
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 52 162
2
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 1 - 6 52 162
2
LRI 8 Plano Oficial 1 - 6 52 162
2
Pl. Oficial - com Minor História 1 - 6 52 162
2
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 1 - 6 52 162
2
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 1 - 6 52 162
2
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 1 - 6 52 162
2
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 1 - 6 52 162
2

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Galhano Rodrigues Regente

Docência - Horas

Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Prática Totais 2 6,00
Maria Antónia de Almeida Gaspar Teixeira 6,00
Orientação Tutorial Totais 2 2,00
Maria Antónia de Almeida Gaspar Teixeira 2,00

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta disciplina, os aprendentes de alemão como língua estrangeira deverão atingir um grau de conhecimentos correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

In diesem Fach sollen die Studenten die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für A2.1 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben).

Programa

Fertigkeiten:
Rezeption (mündlich und schriftlich):
Die Studenten lernen, das Wesentliche von kurzen, klaren und einfachen Mitteilungen und Durchsagen zu verstehen. Sie erwerben weiterhin die Fähigkeit, einfache, übersichtliche Texte zu lesen und in Alltagstexten konkrete, vorhersehbare Informationen aufzufinden.
Interaktion / Produktion (mündlich und schriftlich):
Die Studenten lernen, sich in routinemäßigen Situationen, in denen es um einen direkten Austausch von Informationen und um ihnen vertraute Themen geht, mündlich zu verständigen. Ebenso erwerben sie die Fähigkeit, kurze Notizen, Mitteilungen und einfache persönliche Briefe zu schreiben.
Themenbereiche:
- Junge Leute von heute
- Urlaub und Reisen
- Gesundheit
- Farben und Typen
Grammatikthemen:
- Kausal- und Konzessivsätze
- Präteritum der Hilfsverben und der Modalverben
- Ratschläge mit „sollt-“
- Modalverben (objektiver Gebrauch)
- Perfekt (Vertiefung)
- Fragesätze mit „was für ein“ und „welch-“
- Adjektivdeklination (Unterscheidung zwischen attributiv und prädikativ)
- Steigerung der Adjektive
- Konditionalsätze mit „wenn“
- dass-Sätze
- Genitivattribut
- Wortbildung (Komposition von Nomina und Adjektiven)
- Valenzgrammatik (Vertiefung)
Von den Studenten wird erwartet, dass sie eigenständig arbeiten, um ihre Kenntnisse zu festigen und individuelle Schwächen zu beheben.
Besonderer Wert wird auf eine aktive Mitarbeit im Unterricht gelegt, um die kommunikative Kompetenz zu entwickeln.

Bibliografia Obrigatória

DALLAPIAZA, Rosa-Maria / JAN, Eduard von / SCHÖNHERR, Til; Tangram aktuell 2, Bd.1, Lektion 1-4, Kursbuch und Arbeitsbuch, Max Hueber Verlag, 2005

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar a indicar pelo docente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet. Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame final Exame 2,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação para aulas Estudo autónomo 104 2008-12-20
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 25%.
Testes e exercícios de avaliação (orais e escritos): 75%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão, além do exame final, uma prova especial escrita, assim como uma prova oral, conforme está previsto nas normas de avaliação para as línguas vivas. A nota mínima de admissão para a prova oral é de 9 valores (média das duas provas escritas).

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

Língua de ensino: Alemão.
Recomendar Página Voltar ao Topo