Lógica II
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
117 |
FILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
4 |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam o raciocínio (essencialmente de tipo dedutivo) através do domínio dos conceitos e dos métodos formais da lógica actual, com vista à sua posterior aplicação (1) na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos e (2) na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).
Programa
1. A Lógica Proposicional como uma linguagem formal.
1.1 Semântica.
1.2 O nível interproposicional de análise lógica.
1.3 Dedução natural.
2. Introdução à metalógica e a alguns temas de história e filosofia da lógica.
2.1 Adequação expressiva, fiabilidade e completude da Lógica Proposicional.
2.2 Problemas com as proposições condicionais.
2.3 As lógicas modais, a lógica intuicionista e a lógica difusa.
3. A Lógica de Predicados como uma linguagem formal.
3.1 Semântica.
3.2 O nível intraproposicional de análise lógica.
3.3 Dedução natural.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
(As obras aqui referidas estão disponíveis na Biblioteca Central. Indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas.)
BRANQUINHO, J., e MURCHO, D. (Eds.), Enciclopédia de Temos Lógico-Filosóficos, Gradiva, 2001.
FORBES, G., Modern Logic, A Text in Elementary Symbolic Logic, Oxford University Press, 1994.
GRIZE, J-B., «História. Lógica das classes e das proposições. Lógica dos predicados. Lógicas modais.», in J. Piaget (Org.), Lógica e Conhecimento Científico, vol. I, Livraria Civilização, 1980.
HODGES, W., Logic, An Introduction to Elementary Logic, Penguin, 1991.
KNEALE, W., e KNEALE, M., O desenvolvimento da lógica, Fundação Calouste Gulbenkian, 1980 (2ª ed.).
LEMMON, E. J., Beginning Logic, Chapman & Hall, 1987 (2ª ed.).
NEWTON-SMITH, W. H., Lógica: um curso introdutório, Gradiva, 1998.
OLIVEIRA, A. F. de, Lógica e aritmética, Gradiva, 1996 (2ª ed.).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: exposição da matéria; aplicação de conhecimentos (em ligação com a discussão de exemplos especialmente relevantes e a resolução de exercícios).
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Lógica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Conteúdos e exercícios |
Estudo autónomo |
80 |
|
Estudo - Exame final |
Estudo autónomo |
27 |
|
|
Total: |
107,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: prova escrita, com a duração de 3 horas, e prova oral, se necessário ou requerido. Nota de exame arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.