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Lógica II

Código: FILO028     Sigla: LOG2

Ocorrência: 2012/2013 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 117 FILO - Plano de Estudos 1 - 6 4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Alberto Cardoso Gomes Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
João Alberto Cardoso Gomes Pinto 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
João Alberto Cardoso Gomes Pinto 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos desenvolvam o raciocínio (essencialmente de tipo dedutivo) através do domínio dos conceitos e dos métodos formais da lógica actual, com vista à sua posterior aplicação (1) na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos e (2) na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).

Programa

1. A Lógica Proposicional como uma linguagem formal.
1.1 Semântica.
1.2 O nível interproposicional de análise lógica.
1.3 Dedução natural.
2. Introdução à metalógica e a alguns temas de história e filosofia da lógica.
2.1 Adequação expressiva, fiabilidade e completude da Lógica Proposicional.
2.2 Problemas com as proposições condicionais.
2.3 As lógicas modais, a lógica intuicionista e a lógica difusa.
3. A Lógica de Predicados como uma linguagem formal.
3.1 Semântica.
3.2 O nível intraproposicional de análise lógica.
3.3 Dedução natural.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
(As obras aqui referidas estão disponíveis na Biblioteca Central. Indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas.)
BRANQUINHO, J., e MURCHO, D. (Eds.), Enciclopédia de Temos Lógico-Filosóficos, Gradiva, 2001.
FORBES, G., Modern Logic, A Text in Elementary Symbolic Logic, Oxford University Press, 1994.
GRIZE, J-B., «História. Lógica das classes e das proposições. Lógica dos predicados. Lógicas modais.», in J. Piaget (Org.), Lógica e Conhecimento Científico, vol. I, Livraria Civilização, 1980.
HODGES, W., Logic, An Introduction to Elementary Logic, Penguin, 1991.
KNEALE, W., e KNEALE, M., O desenvolvimento da lógica, Fundação Calouste Gulbenkian, 1980 (2ª ed.).
LEMMON, E. J., Beginning Logic, Chapman & Hall, 1987 (2ª ed.).
NEWTON-SMITH, W. H., Lógica: um curso introdutório, Gradiva, 1998.
OLIVEIRA, A. F. de, Lógica e aritmética, Gradiva, 1996 (2ª ed.).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: exposição da matéria; aplicação de conhecimentos (em ligação com a discussão de exemplos especialmente relevantes e a resolução de exercícios).

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Lógica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Exame final Exame 3,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Conteúdos e exercícios Estudo autónomo 80
Estudo - Exame final Estudo autónomo 27
Total: 107,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: prova escrita, com a duração de 3 horas, e prova oral, se necessário ou requerido. Nota de exame arredondada.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
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