Filosofia Moderna I
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
40 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento das obras fundamentais da filosofia moderna. O estudo dos autores far-se-á assim através de uma análise, de aprofundamento variável, das suas obras mais representativas. Será dado o privilégio aos cruzamentos conceptuais, à repetição e à inovação, mais do que a uma perspectiva que encadeie os vários momentos com a aparência de uma necessidade evolutiva.
Programa
1. Indivíduo e acção.
2. O conhecimento como operação e o conhecimento como contemplação.
3. A cisão entre sentido e verdade.
4. Fundação e fundamento.
5. O projecto de uma ciência política.
6. A crença e o saber.
7. Conhecimento e ontologia.
Bibliografia Obrigatória
Bacon, Francis ; Novum Organum (1620), trad. francesa Michel Malherbe e Jean-Marie Pousseur, PUF, Paris, 1986
Descartes, René ; Meditações Metafísicas (1641), Garnier-Flammarion, Paris, 1979
Espinosa, Bento ; Ética (1677, póstumo), trad. portuguesa Joaquim de Carvalho et alii, Atlântida, Coimbra, 1960 sgts
Galileu; Diálogo dos grandes sistemas (1632), trad. portuguesa parcial José Trindade Santos, Gradiva, Lisboa, 1987
Hobbes, Thomas ; Leviatã (1650), trad. portuguesa João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva, , Imprensa Nacional /Casa da Moeda, Lisboa, s/d
Pascal, Blaise ; Pensamentos (1670, póstumo), in Oeuvres complètes, Seuil, Paris, 1963
Malebranche, Nicolas ; A busca da verdade (1674-1675), ), Gallimard, Paris, 1979
Pico Della Mirandola, Giovanni – (1496) ; Discurso sobre a dignidade do homem, trad. portuguesa Maria de Lourdes Ganho, Edições 70, Lisboa, 2006
Maquiavel, Nicolo ; O príncipe (1532, póstumo), trad. portuguesa Diogo Pires Aurélio, Círculo de Leitores/Temas e Debates, Lisboa, 2008
Montaigne, Michel de; Ensaios (1580 sgts.), trad. portuguesa parcial Rui Bertrand Romão, Relógio D’Água, Lisboa, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, envolvendo a exposição da matéria e comentário de excertos das obras fundamentais mencionadas na Bibliografia.
Palavras Chave
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia moderna
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
|
Estudo |
Exame |
27,00 |
|
|
Estudo dos conteúdos |
Exame |
80,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade (presença em 75% das aulas previstas, com excepção para os casos previstos na lei e para os alunos que obtiveram frequência no ano lectivo anterior).
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: prova escrita, com a duração de 3 horas, e prova oral, se necessário ou requerida. Nota do exame final arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: português.