Relações Internacionais
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O mundo actual é cada vez mais complexo e por isso é necessário compreender os processos mais importantes da cena internacional. A disciplina que investiga estes assuntos é designada de Ciência das Relações Internacionais. As transformações decorridas na última década do século XX, resultantes do fim da Guerra Fria, abriram os processos sociais, políticos e económicos da nova organização do mundo. Esta unidade curricular vai descrever os acontecimentos mais importantes, dando também a conhecer as teorias sobre relações internacionais. A disciplina analisa especificamente as relações entre os Estados e as organizações internacionais, bem como as zonas e regiões mais influentes nas relações internacionais. Como a União Europeia é um elemento central da Humanidade, à qual Portugal pertence, a disciplina dedica uma parte considerável das aulas à compreensão dos processos de integração europeia. No final da frequência da disciplina de Relações Internacionais os alunos devem compreender a actual situação no mundo, bem como o nível da civilização europeia contemporânea.
Programa
I - INTRODUÇÃO
1.1. Natureza, objecto e metodologia da disciplina
1.2. Especificidade do fenómeno social das relações internacionais
II - TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
2.1. Noção da teoria das Relações Internacionais
2.2. Escola Clássica das Relações Internacionais (Teoria Realista)
2.3. Escola do Transnacionalismo (Teoria Idealista)
2.4. Teorias parciais
2.5.1. Teorias de conflito
2.5.2. Teorias de estratégia
2.5.3. Teorias de integração
III - SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
3.1. Actores e leis de funcionamento das relações internacionais
3.3.1. Estado
3.3.2 Organização Internacional
3.3.3.Sistemas internacionais
3.3.4. Geopolítica
3.2. Estado como actor principal das relações internacionais
3.2.1. Estados Unidos da América
3.2.2. China
3.2.3. Rússia
3.3. Organizações Internacionais como actores das relações internacionais
3.3.1. Organização das Nações Unidas (ONU)
3.3.2. OTAN
3.3.3. Fundo Monetário Internacional (FMI)
3.3.4. Organização Mundial de Comércio (OMC)
3.4. Mundialização
IV - UNIÃO EUROPEIA
4.1. Ideia da unificação europeia
4.2. História da integração europeia
4.2.1. "Declaração Schuman"
4.2.2. Tratado de Paris
4.2.3. Tratados de Roma
4.2.4. Acto Único Europeu
4.2.5. Tratado de Maastricht
4.2.6. Trata de Lisboa
4.2.7. Alargamentos
4.3. Direito comunitário
4.3.1. Conselho Europeu
4.3.2. Conselho de Ministros
4.3.3. Comissão
4.3.4. Parlamento Europeu
4.3.5. Tribunal Europeu de Justiça
4.4. União Económica e Monetária
4.4.1. Mercado Único
4.4.2. Euro (política monetária)
4.4.3. Política Agrícola Comum (PAC)
4.4.4. Política Regional4.6. União Política
4.5.1. PESC
4.5.2. Cooperação nos Assuntos Internos e nos Assuntos da Justiça
Bibliografia Obrigatória
Moreira, Adriano; Teoria das Relações Internacionais, Almedina, 1996
Boniface, Pascal; Dicionário das Relações Internacionais, Plátano, 2001. ISBN: 972-707-179-1
Braillard, Philippe; Teoria das Relações Internacionais, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990. ISBN: 972-31-0502-0
Hutzinger, Jacques; Introdução às Relações Internacionais, RE Edições, 1991
Rados, Milan; Mundo e Comunicação, uma história política contemporânea, Afrontamento, 2008. ISBN: 978-972-36-0943-1
Bibliografia Complementar
Tamames, Ramon; Estructura da Economia Internacional, Dom Quixote, 2000
Gernet, Jacques; El Mundo Chino, Critica, 1999
Carvalho, Virgílio de; Cumprir Agora Portugal, Difel, 1987
Fontaine, Pascal; A União Europeia, Referência/ Editorial Estampa, 1995
Rados, Milan; A Política Externa da União Europeia, O Espírito das Leis, 2003
Sidjanski, Dusan; O Futuro Federalista da Europa, Gradiva, 1996
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos e técnicas a serem seguidos no âmbito desta disciplina irão privilegiar aqueles que são comuns nas ciências sociais, designadamente, o método expositivo. A técnica de discurso utilizará meios audiovisuais projectáveis e não projectáveis, nomeadamente, o uso de quadros, projector de diapositivos e de acetatos, mapas temáticos. etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
2,00 |
|
|
Elaboração de trabalho |
Trabalho escrito |
41,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação do exame |
Estudo autónomo |
40 |
|
|
Total: |
40,00 |
|
Obtenção de frequência
- assiuduidade até a 25 por cento de faltas
- trabalho individual escrito e apresentado oralmente nas aulas de orientação tutorial
- exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
- exame final 70 por cento
- trabalho individual 30 por cento
Provas e trabalhos especiais
- trabalho escrito e apresentado oralmente nas aulas de orientação tutótial
Melhoria de classificação
- como prevista pelo Regulamento da Avaliação da FLUP