Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DFIL

Cursos

Programa Doutoral em Filosofia

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Imagem com citação de Sócrates, Filósofo grego:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.


O PROGRAMA DOUTORAL EM FILOSOFIA combina múltiplas vertentes ao longo dos seus 3 anos de duração: 1) formação para a investigação com corpo docente qualificado; 2) integração dos estudantes no Instituto de Filosofia, unidade de investigação classificada com Muito Bom (2015) e financiada pela FCT; 3) ambiente de exigência e estímulo para o estudo aprofundado; 4) autonomia e meios iniciais para a preparação e concretização de projetos de investigação; 5) oportunidade de treino na transmissão do conhecimento; 6) possibilidade de contactos e mobilidade internacionais; 7) atividades de integração com estudantes de anos precedentes; 8) apoio na candidatura a bolsas de estudo.
  • O programa doutoral está organizado pelo sistema europeu de créditos acumuláveis e transferíveis ECTS (60 ECTS por ano; 180 ECTS no total). O ano 1 constitui o "curso de doutoramento" durante o qual o estudante frequenta em cada semestre duas unidades curriculares (60 créditos). Nos 2 (máximo 4) anos sucessivos o estudante realiza investigação e a tese de doutoramento (120 créditos), integrando investigação e atividades correlatas sob orientação de um ou mais docentes. Na frequência a tempo parcial estes prazos duplicam.
  • Certidões e diplomas: Pela conclusão da parte letiva (curso = 1º ano: 60 ECTS) é atribuído um diploma de estudos aprofundados. A obtenção do grau de Doutor em Filosofia decorre da apresentação, defesa e aprovação de uma tese de doutoramento.
  • Este doutoramento é reconhecido para efeitos de progressão na carreira no grupo 410/Filosofia, por despacho do Secretário de Estado da Educação, de 12 de Junho de 2009, ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Básico e Secundário (DL 15/2007, de 19/01), regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04.



Informações

Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico


Calendário de candidaturas e n.º de vagas
Dúvidas mais frequentes: consultar este documento.
Requisitos de acesso:
  • aberto a detentores de formação em Filosofia ou em outros domínios científicos que mostrem possuir motivação e formação adequadas para estudos com elevado grau de investigação, de acordo com o estabelecido na legislação e nos regulamentos da UP e do Programa. Podem candidatar-se: os titulares do grau de Mestre (que, cumulativamente com o grau de Licenciatura, deve perfazer um mínimo de 300 ECTS) ou equivalente legal;
  • os titulares de grau de Licenciado (correspondente a um mínimo de 240 ECTS) e detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FLUP, ouvida a Comissão Científica do programa doutoral;
  • os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FLUP, ouvida a Comissão Científica do programa doutoral;
  • os titulares de graus académicos equivalentes aos referidos nas alíneas anteriores, organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha e conferidos por estabelecimento de ensino superior de um Estado aderente a este Processo.
  Inscrição em unidades curriculares singulares


Órgãos do Programa doutoral
:
Validação científica
: A aprovação dos projetos de tese, a nomeação dos orientadores e de júris, são da competência do Conselho Científico da FLUP, por proposta da Comissão Científica do Programa doutoral e do Conselho de Departamento de Filosofia.


Ciclo de Estudos reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente, regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos:  410 (Despacho de 13 de julho de 2023). Com efeitos apenas ao nível da progressão na carreira docente e não ao nível da obtenção da qualificação para a docência.







Ciclos de estudo

PROGRAMA DOUTORAL EM FILOSOFIA 2024/2025:


1.ª FASE DE CANDIDATURAS:
DE 2 DE JANEIRO A 8 DE FEVEREIRO


Comentários

2022/2023- 2 bolsas de investigação

O Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF-UP) abriu concurso para atribuição de 2 bolsas de investigação de curta duração (12 meses).

É prestado apoio aos estudantes que pretendam candidatar-se a bolsas de estudo de entidades externas (FCT, Gulbenkian, Fulbright, etc.). O Departamento de Filosofia / FLUP possui acordos de mobilidade com diversas universidades europeias, sendo incentivada e apoiada a realização de períodos de estudo no estrangeiro.


Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: dfil@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5153
Diretor: Sofia Miguens
Sigla: DFIL
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2007/2008
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Filosofia (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Filosofia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo