Código Oficial: | 9694 |
Sigla: | CINF |
2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 |
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141,4 | 142,8 | 141,2 | 143 | 140 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
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Regime Geral | 1 | 38 |
Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos precisos sobre as culturas de várias épocas, nomeadamente a cultura escrita, de molde a sedimentar conhecimentos já adquiridos na relação com os saberes a adquirir, estimulando a reflexão sobre conceitos. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre o passado e do presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Esta UC tem como objetivo introduzir os principais aspetos científicos, técnicos e profissionais da Ciência e Sistemas de Informação, proporcionando aos estudantes uma panorâmica geral da área, e servindo como orientação no seu percurso académico.
Pretende-se que os estudantes (1) desenvolvam o raciocínio de tipo dedutivo efetuado em linguagem natural e (2) dominem alguns dos conceitos essenciais da lógica atual, com vista à sua posterior aplicação na estruturação de linguagens de indexação, na análise de sistemas de informação e na recuperação de informação.
O objectivo fundamental é de acompanhar os contextos espaço temporais que explicam a evolução da administração pública, a sua orgânica e funcionalidade.
Além do mais, é necessário identificar as entidades administrativas produtoras de informação, concretamente, das sucessivas instituições criadas no âmbito da Administração Pública, no período que se desenrola entre a formação do Reino e a organização democrática.
É ainda objectivo desta u.c. identificar lógicas de governação do território português quer pela administração pública quer por instituições privadas, assim como as tensões ou negociações geradas entre poderes.
Pressupõe ainda perceber e identificar os reflexos da administração (central, periférica e local) na produção da informação e nos diferentes suportes documentais que se encontram sob custódia dos arquivos locais e nacionais.
1. Desenvolver a confiança dos estudantes em aproximar-se de textos académicos escritos em Inglês ;
2. Para desenvolver a fluência recetiva em ler e ouvir discurso académico ;
3. Desenvolver o conhecimento e o uso de termos chave e estruturas gramaticais comuns para disciplinas acadêmicas específicas;
4. Desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, ao apresentar ideias e expressar opiniões sobre temas relacionados com Ciencias da Informação;
5. Desenvolver competências de escrita para resumir textos académicos mais longos.
1. aquisição de conhecimentos básicos em Linguística;
2. aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas, em particular sobre a língua portuguesa;
3. domínio de aspetos básicos dos sons da língua e dos sons da fala;
4. domínio de aspetos fundamentais sobre a formação das palavras, do seu significado e das suas relações;
5. domínio de aspectos básicos da Sintaxe e da Semântica das frases;
6. aquisição e operacionalização de noções fundamentais de Pragmática e Sociolinguística.
7. contacto com algumas aplicações computacionais da Linguística
- Munir os Estudantes com as ferramentas essenciais que lhes permitam um conhecimento dos grandes traços legais do Direito Administrativo, na medida em que este condiciona as suas vidas e ações profissionais, quer no âmbito da gestão de atividades na área dos serviços, do comércio ou da indústria; e também na medida em que tal ramo do Direito regula toda a enorme e complexa Organização Administrativa do Estado.
- Perceber a relevância do Direito Administrativo para a Ciência da Informação e para a Gestão da Informação, aliás sendo certo que Portugal mantém posição cimeira na prestação de serviços públicos online aos cidadãos e às empresas, segundo o “European e-Government Benchmark” da Comissão Europeia.
Pretende-se que os estudantes apreendam as técnicas de análise e representação da informação e adquiram competências para aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à organização e representação da informação, na construção de instrumentos de acesso à informação. Os estudantes deverão, também, compreender o papel fundamental da tecnologia na partilha da informação armazenada em bases de dados.
Introduzir os estudantes no core ou núcleo central da Licenciatura em Ciência da Informação através de uma compreensão adequada da natureza desta Ciência no quadro mais amplo das Ciências Humanas e Sociais, seus fundamentos epistemológicos e a evolução que está a acontecer na conjuntura em rede da Era da Informação. Proporcionar aos estudantes a assunção da matriz teórica do Curso e, ao mesmo tempo, consciencializá-los de que a CI é uma ciência social aplicada, isto é, tem uma nítida vocação aplicacional e prática, enriquecendo-se através de uma permanente dinâmica interdisciplinar.
Compreender que o estudo do comportamento informacional com incidência nas necessidades e atitudes de busca e de uso/apropriação da informação constitui uma das áreas do objeto de estudo teórico-prático da Ciência da Informação.
Pretende-se que os estudantes adquiriram competências para criar pontos de acesso à informação por autores/produtores de informação, por títulos e por assuntos, utilizando, neste caso, linguagens de indexação vocabulares (listas de cabeçalhos de assunto e tesauros) e categoriais (classificações); deverão ainda compreender e saber aplicar técnicas de controlo de autoridade no estabelecimento dos pontos de acesso à informação, bem como utilizar sistemas automatizados para o efeito.
1) proporcionar aos alunos conhecimentos que lhe permitam ler e interpretar fontes históricas escritas, sobretudo relacionadas com a História de Portugal.
2) fornecer elementos que permitam, após a leitura de um documento, analisar os seus caracteres externos e internos 3)analisar criticamente os documentos, retirando informação de diversos tipos de fontes históricas
4) habilitar os alunos a responder a questões de diversos tipos sobre documentação variada (como por exemplo "quem escreveu?", "quando?", "onde?", "com que fim?", etc.)
5) habilitar os alunos a classificar os diferentes tipos de documentos (quanto à natureza, proveniência, etc.)
- Compreender e enquadrar organizacionalmente a gestão de um serviço de informação.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização, gestão e avaliação de serviços de informação, independentemente do contexto organizacional, natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise, modelação, gestão e avaliação dos processos de gestão de serviços de informação, bem como na avaliação do desempenho de serviços e pessoas.
- Adquirir os conhecimentos e competências básicos para participar na conceção, planeamento, implementação, gestão e avaliação de serviços de informação.
- Compreender e aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à gestão e avaliação de serviços de informação.
Pretende-se que os estudantes compreendam a função, no quotidiano social hoje, dos Serviços Arquivo, Biblioteca e Museu, dotando-os de uma adequada adaptabilidade a esses contextos caso sejam chamados a operar neles.
Pretende-se também ajudar os estudantes a relacionar diferenças e semelhanças entre estes Serviços quanto ao ciclo de tarefas que cumprem regularmente e quanto ao modo como interagem com a sociedade e respetivos “públicos”.
Pretende-se, ainda, que os estudantes mostrem facilidade em articular os conhecimentos teóricos e técnicos obtidos noutras disciplinas com a funcionalidade normal e prática desses espaços culturais concretos.
Dotar os estudantes de competências que lhes permitam identificar, explorar e pesquisar os recursos de informação empresarial (IE) e desenvolver Serviços de informação neste âmbito.
1-Compreender e situar a preservação e a sua gestão numa perspetiva sistémica, no âmbito da gestão do sistema de informação organizacional (SIO) e ao longo do ciclo de vida da informação (planos teórico, organizacional, físico e de operacionalização)
2-Adquirir os conhecimentos e aptidões básicos para prover à preservação e acesso continuado à informação no longo prazo (modelos, requisitos, estratégias, processos, técnicas, ferramentas e serviços), considerando a sua natureza, as dimensões a preservar, fase do ciclo de vida, modo de produção/aquisição/captura, tramitação, seleção, organização, representação, disponibilização, recuperação, uso, armazenamento e meio tecnológico/suporte de registo
3-Adquirir a capacidade de colaborar no planeamento e execução do plano estratégico de preservação e consequente plano de operacionalização e segurança; em projetos de digitalização ou de criação, gestão e certificação de repositórios digitais (em sistemas de informação híbridos ou digitais)
Esta UC visa proporcionar ao estudante a oportunidade de:
- aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos a situações concretas e aprofundar a integração de conhecimentos interdisciplinares;
- conhecer e contactar com projetos desenvolvidos ou em curso na área de CI;
- desenvolver competências de gestão de projetos na resolução de problemas concretos;
- desenvolver competências de investigação.