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Arte do Século XIX(II)

Código: FLUP0170     Sigla: AR19-2

Ocorrência: 2003/2004 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: História da Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 4 Plano Oficial - LFIL 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HA 30 Plano Oficial - LHA 4 2,5 5 -
Plano Oficial - LHA 2003/2004 4 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 4 2,5 5 -

Docência - Horas

Teórica: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 4,00
Agostinho Rui Marques de Araújo 4,00

Programa

Apresentação do programa.
Breve historial do estudo da Arte Portuguesa do séc. XIX.

I O Neoclassicismo, entre tardo-barrocos e académicos.
1. A teorização. J. Machado de Castro. Cirilo Volkamar Machado.
2. Pintura.
2.1 Domingos Sequeira. Vieira Portuense.
2.2 Batonni. Pellegrini.
2.3 Os Pintores da Ajuda.
2.4 A “escola do Porto”. Domingos Fr5ancisco Vieira, J. Teixeira Barreto, J. Baptista Ribeiro.
3. Escultura.
3.1. Joaquim Machado de Castro e a oficina da Ajuda.
3.2. João José de Aguiar.
4. Artes decorativas. Talha, mobiliário, azulejaria, ourivesaria.

II O tempo dos Românticos
1. Pintura.
1.1. As origens. Interesse dos estrangeiros pele terra e pela gente. Pillemente. Noël, Delerive, Doumet, Tony de Bergue, Peléreau. Roquemont.
1.2. A geração romântica. Tomás da Anunciação. Cristino da Silva. M.M. Bordalo Pinheiro, Leonal Marques Pereira, António José Patrício, João António Correia, Francisco J. Resende, António Alves Teixeira, José Rodrigues. Francisco Metrass. Visconde de Meneses.
1.3. O romantismo tardio. Isaías Newton. Alfredo de Andrade. Alfredo Keil. J. Ferreira Chaves.
2. Escultura.
2.1. Vítor Bastos.
2.2. Alberto Nunes. Duquesa de Palmela. Aspectos românticos em Soares dos Reis e Simões de Almeida.

III O Realismo à Portuguesa
1. Pintura. Miguel Ângelo Lupi.
2. Arte gráfica. A caricatura e Rafael Bordalo Pinheiro.
3. Escultura. Soares do Reis e o retracto.

IV Começo do “reinado” do Naturalismo
1. Pintura.
1.1. Silva Porto. Marques de Oliveira.
1.2. O “Grupo do Leão”.
1.3. Pousam.
1.4. Columbino.
2. Escultura.
2.1. Simões de Almeida.
2.2. Teixeira Lopes.
2.3. Moreira Rato, Tomás Costa, Costa Mota, Augusto Santo.

Bibliografia Principal

ANACLETO, Regina, Neoclassicismo e Romantismo, In História da Arte em Portugal, vol. 10. Lisboa, Publicações Alfa, 1987.
ARAÚJO, Agostinho, Experiências da Natureza e Sensibilidade Pré-Romântica em Portugal. Temas de Pintura e seu Consumo. 1780-1825, 2 vol., Porto, dissertação de doutoramento em História as Arte apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1991.
FRANÇA, José-Augusto, A Arte em Portugal no Século XIX, 2 vols., 3ª ed., Venda Nova, Bertrand, 1990.
SILVA, Raquel Henriques da, Romantismo e Pré-Naturalismo, in História da Arte Portuguesa (direc. Paulo Pereira), vol. III, Lisboa, Temas & Debates, 1995.
SMITH, Robert C., The Art of Portugal 1500-1800, New York, Meredith Press, 1968.
VÁRIOS, Arte Portuguesa do Século XIX. Catálogo, Lisboa, Instituto Português do Património Cultural, 1988.
VÁRIOS, Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850-1950. Lisboa, Instituto Português de Museus, 1996.
VÁRIOS, Jean pillement (1728-1808), e o Paisagismo em Portugal do Século XVIII. Catálogo. Lisboa, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, 1997.
VÁRIOS, D. João e o seu tempo. Catálogo. Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.
VÁRIOS, As Belas-Artes do Romantismo em Portugal. Catálogo. Porto, Instituto Português de Museus, 1999.

Bibliografia Complementar

A bibliografia específica para cada ponto será recomendada ao longo do ano lectivo.
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