Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > DCSE

3º Ciclo de Estudos em Ciências Sociais e Envelhecimento

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).


A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos com condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.


Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento oferece um espaço de formação avançada no campo dos estudos sobre o envelhecimento demográfico e a longevidade a partir da lente científica própria das Ciências Sociais. Aparece, nesse sentido, como um ciclo de estudos agregador de áreas disciplinares variadas, procurando capitalizar das suas semelhanças, mas também das suas diferenças, numa abordagem focada nas complementaridades que se assumem como fundadoras para a compreensão de um fenómeno multidimensional como é o do envelhecimento demográfico e longevidade. Trata-se de um programa de estudos que alinhará com as práticas mais exigentes a nível internacional no campo da formação avançada, assumindo como objetivo afirmar-se como um programa de referência a nível Ibérico no domínio dos estudos sobre o envelhecimento.

Veja aqui a sessão informativa que decorreu no dia 15 de junho de 2022:



O Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento foi criado no âmbito do projeto UNISF, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.


Vídeo oficial de apresentação do curso:



Mais informações aqui: https://www.universidadesemfronteiras.eu/educative-offer/1


Objetivos

O doutoramento cria um espaço de formação avançada sobre os aspetos sociais do envelhecimento individual e social.

Objetivos:

  • Proporcionar aos estudantes formação sobre os principais paradigmas teóricos, metodológicos e de intervenção no envelhecimento, desenvolvidos nas Ciências Sociais.
  • Refletir sobre os modelos de análise e intervenção disponíveis em CSC no campo dos estudos sobre o envelhecimento, nomeadamente para estudos sobre as experiências e vivências do envelhecimento, as dinâmicas sociais relacionadas com a idade avançada e as modalidades de organização social em sociedades marcadas pelo envelhecimento demográfico e pela longevidade.
  • Aprofundar o conhecimento das metodologias de investigação, métodos e técnicas que têm marcado a investigação em CSC sobre o envelhecimento.
  • Promover a análise comparativa das modalidades de expressão e gestão dos fenómenos sociais do envelhecimento demográfico e da longevidade nos territórios das instituições parceiras do ciclo de estudos.

Áreas de Especialização

Ciências Sociais e do Comportamento


Saídas Profissionais

A população mundial está a envelhecer, com a maioria dos países do mundo a assistirem a um aumento no número e na proporção de idosos nas suas populações. O fenómeno está mesmo prestes a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, com consequências para quase todos os setores da sociedade. A necessidade social de investigadores nesse campo é evidente ao analisar a interdisciplinaridade e a relação entre o envelhecimento populacional e muitos setores económicos de interesse estratégico para as comunidades portuguesa e galega. O ciclo de estudos estará, nesse sentido, particularmente bem posicionado para colocar no mercado de trabalho profissionais altamente qualificados com grande diferenciação que poderão preencher as necessidades de doutores que coordenem os complexos processos de adaptação e resposta aos desafios do envelhecimento demográfico e populacional.


Informações





Dados Gerais

Código Oficial: PA54
Diretor: Alexandra Lopes
Sigla: DCSE
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2022/2023
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • 3º Ciclo de Estudos em Ciências Sociais e Envelhecimento (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo