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Recuperação da Informação

Código: CINF045     Sigla: RI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2025/2026 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2526.up.pt/course/view.php?id=4350
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 42 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Alexandra Teixeira Lopes Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Carla Alexandra Teixeira Lopes 1,50
Práticas Totais 2 3,00
Mariana Curado Malta 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-10-09.

Campos alterados: Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular "Recuperação da Informação" tem como contexto a existência de grandes coleções de informação e a necessidade de oferecer métodos e ferramentas para a pesquisa de informação em coleções heterogéneas.

Pretende-se:
1. Sensibilizar os estudantes para as diferenças entre informação estruturada e não estruturada, entre documentos com e sem descrição associada. 
2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas. 
3. Usar os métodos estabelecidos na recuperação de informação para avaliar ferramentas de pesquisa. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

-Identificar tarefas de recuperação de informação realizadas com ferramentas específicas ou embebidas em serviços; 
-Descrever o funcionamento de uma ferramenta de pesquisa e os seus componentes; 
-Distinguir os modelos clássicos de recuperação de informação, identificando os seus princípios, os modelos de documentos e as medidas de semelhança; 
-Distinguir nas ferramentas de pesquisa as tarefas de indexação de coleções de documentos das de resposta a interrogações; 
-Realizar tarefas de recuperação de informação na Web usando as pesquisas avançadas dos motores; 
-Dada uma coleção de documentos e uma tarefa de recuperação, criar um modelo apropriado dos documentos e especificar um método automático para a sua extração; 
-Calcular os valores de diversas medidas de referência na avaliação de sistemas de recuperação; 
-Participar em tarefas de avaliação da recuperação de informação, fornecendo informação de relevância de documentos para tópicos selecionados;
-Descrever a recuperação de informação na Web, em particular nos aspetos da diversidade de documentos e da estimação da sua autoridade;
-Relacionar a recuperação de informação textual com as suas extensões para voz e imagem, identificando os problemas em aberto. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A recuperação de informação e as suas tarefas. Recuperação de informação versus recuperação de dados. O desenvolvimento da recuperação de informação. O processo de recuperação de informação. Características gerais dos sistemas de recuperação.

Modelos de recuperação de informação. Modelo Booleano, modelo vectorial e modelo probabilístico.

Processamento de documentos e de interrogações: análise lexical, extração de raízes, compressão. Construção de índices.

Pesquisa sobre índices. Pesos e ordenação de documentos.

Avaliação de sistemas de recuperação de informação. Coleções de teste, tópicos e avaliações de relevância.

Recuperação de informação na Web. "Crawling" e indexação. Análise de ligações. 

Bibliografia Obrigatória

Ricardo Baeza-Yates, Berthier Ribeiro-Neto; Modern information retrieval. ISBN: 978-0321416919
Manning, Christopher D.; Introduction to information retrieval. ISBN: 978-0-521-86571-5

Bibliografia Complementar

Vários autores; Interactive Information Seeking, Behaviour and Retrieval, Ian Ruthven, Diane Kelly, 2011. ISBN: 978-1-85604-707-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são usadas para exposição da matéria, discussão de temas e apresentação de trabalhos.

Nas aulas práticas, os estudantes vão realizar exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas estudados. As aulas no final do semestre são reservadas para a apresentação de um trabalho prático.

A avaliação da unidade inclui um trabalho prático na forma de um projeto de avaliação de sistemas de recuperação de informação. O trabalho envolve a realização de pesquisas e de julgamentos de relevância e o cálculo de indicadores.

Software

Microsoft Excel

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 13,00
Trabalho laboratorial 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência à unidade curricular, os estudantes não poderão ultrapassar o limite de faltas nas aulas práticas (25% do total de aulas práticas). Além disso, deverão integrar um grupo de trabalho e submeter as duas entregas correspondentes ao trabalho prático.

Fórmula de cálculo da classificação final

Estudantes Ordinários
Nota final = arredonda (40% * nota do exame + 10% * exercícios aulas práticas + 30% * trabalho prático + 10% * participação nas aulas teóricas + 10% apresentação/discussão artigo)

Estudantes em regime de avaliação especial
Nota final = arredonda (50% * nota do exame + 40% * trabalho prático + 10% apresentação/discussão artigo)

A classificação final do trabalho prático pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo, em mais ou menos 2 valores, com base na autoavaliação e heteroavaliação a realizar internamente em cada grupo.

Nota mínima de 40% no Trabalho Prático e Exame.

Os estudantes podem manter a nota do trabalho prático que obtiveram no ano letivo imediatamente anterior. Devem, neste caso, informar o docente responsável pela UC durante a primeira semana de aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário realizam o trabalhos prático e a apresentação/discussão do artigo na época em que estes têm lugar.

Melhoria de classificação

A componente de exame pode ser melhorada na mesma edição no exame de recurso. A componente do trabalho prático não é passível de melhoria no mesmo ano letivo, podendo, porém, ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular. As restantes componentes não são passíveis de melhoria.

Observações

A língua oficial das aulas é o português. No entanto, admite-se que as aulas possam ser leccionadas em inglês se a unidade curricular for frequentada por estudantes estrangeiros. Os diapositivos utilizados nas aulas teóricas serão em inglês.
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