Recuperação da Informação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
42 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
3 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular "Recuperação da Informação" tem como contexto a existência de grandes coleções de informação e a necessidade de oferecer métodos e ferramentas para a pesquisa de informação em coleções heterogéneas.
Pretende-se:
1. Sensibilizar os estudantes para as diferenças entre informação estruturada e não estruturada, entre documentos com e sem descrição associada.
2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas.
3. Usar os métodos estabelecidos na recuperação de informação para avaliar ferramentas de pesquisa.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
-Identificar tarefas de recuperação de informação realizadas com ferramentas específicas ou embebidas em serviços;
-Descrever o funcionamento de uma ferramenta de pesquisa e os seus componentes;
-Distinguir os modelos clássicos de recuperação de informação, identificando os seus princípios, os modelos de documentos e as medidas de semelhança;
-Distinguir nas ferramentas de pesquisa as tarefas de indexação de coleções de documentos das de resposta a interrogações;
-Realizar tarefas de recuperação de informação na Web usando as pesquisas avançadas dos motores;
-Dada uma coleção de documentos e uma tarefa de recuperação, criar um modelo apropriado dos documentos e especificar um método automático para a sua extração;
-Calcular os valores de diversas medidas de referência na avaliação de sistemas de recuperação;
-Participar em tarefas de avaliação da recuperação de informação, fornecendo informação de relevância de documentos para tópicos selecionados;
-Descrever a recuperação de informação na Web, em particular nos aspetos da diversidade de documentos e da estimação da sua autoridade;
-Relacionar a recuperação de informação textual com as suas extensões para voz e imagem, identificando os problemas em aberto.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A recuperação de informação e as suas tarefas. Recuperação de informação versus recuperação de dados. O desenvolvimento da recuperação de informação. O processo de recuperação de informação. Características gerais dos sistemas de recuperação.
Modelos de recuperação de informação. Modelo Booleano, modelo vectorial e modelo probabilístico.
Processamento de documentos e de interrogações: análise lexical, extração de raízes, compressão. Construção de índices.
Pesquisa sobre índices. Pesos e ordenação de documentos.
Avaliação de sistemas de recuperação de informação. Coleções de teste, tópicos e avaliações de relevância.
Recuperação de informação na Web. "Crawling" e indexação. Análise de ligações.
Bibliografia Obrigatória
Ricardo Baeza-Yates, Berthier Ribeiro-Neto;
Modern information retrieval. ISBN: 978-0321416919
Manning, Christopher D.;
Introduction to information retrieval. ISBN: 978-0-521-86571-5
Bibliografia Complementar
Vários autores;
Interactive Information Seeking, Behaviour and Retrieval, Ian Ruthven, Diane Kelly, 2011. ISBN: 978-1-85604-707-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são usadas para exposição da matéria, discussão de temas e apresentação de trabalhos.
Nas aulas práticas, os estudantes vão realizar exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas estudados. As aulas no final do semestre são reservadas para a apresentação de um trabalho prático.
A avaliação da unidade inclui um trabalho prático na forma de um projeto de avaliação de sistemas de recuperação de informação. O trabalho envolve a realização de pesquisas e de julgamentos de relevância e o cálculo de indicadores.
Software
Microsoft Excel
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
40,00 |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho escrito |
10,00 |
| Trabalho laboratorial |
30,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
58,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Trabalho escrito |
13,00 |
| Trabalho laboratorial |
40,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência à unidade curricular, os estudantes não poderão ultrapassar o limite de faltas nas aulas práticas (25% do total de aulas práticas). Além disso, deverão integrar um grupo de trabalho e submeter as duas entregas correspondentes ao trabalho prático.
Fórmula de cálculo da classificação final
Estudantes Ordinários
Nota final = arredonda (40% * nota do exame + 10% * exercícios aulas práticas + 30% * trabalho prático + 10% * participação nas aulas teóricas + 10% apresentação/discussão artigo)
Estudantes em regime de avaliação especial
Nota final = arredonda (50% * nota do exame + 40% * trabalho prático + 10% apresentação/discussão artigo)
A classificação final do trabalho prático pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo, em mais ou menos 2 valores, com base na autoavaliação e heteroavaliação a realizar internamente em cada grupo.
Nota mínima de 40% no Trabalho Prático e Exame.
Os estudantes podem manter a nota do trabalho prático que obtiveram no ano letivo imediatamente anterior. Devem, neste caso, informar o docente responsável pela UC durante a primeira semana de aulas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário realizam o trabalhos prático e a apresentação/discussão do artigo na época em que estes têm lugar.
Melhoria de classificação
A componente de exame pode ser melhorada na mesma edição no exame de recurso. A componente do trabalho prático não é passível de melhoria no mesmo ano letivo, podendo, porém, ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular. As restantes componentes não são passíveis de melhoria.
Observações
A língua oficial das aulas é o português. No entanto, admite-se que as aulas possam ser leccionadas em inglês se a unidade curricular for frequentada por estudantes estrangeiros. Os diapositivos utilizados nas aulas teóricas serão em inglês.