Mariana Curado Malta (n. Porto, 1969) é professora da área de sistemas de informação no Departamento de Engenharia Informática da FEUP e investigadora integrada no INESC TEC.
Formou-se na FEUP em Eng. Eletrotécnica e Computadores em 1992, e em 1996 terminou o Mestrado em Génie Logiciel et Informatique Industrielle na Escola de Engenharia em Brest (França). Doutorou-se em 2014 em Tecnologias e Sistemas de Informação na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O seu trabalho de doutoramento versou sobre o contributo metodológico para o desenvolvimento de perfis de aplicação no contexto da Web Semântica.
No seu percurso de investigação tem vindo a participar em projetos relacionados com a criação de contextos de interoperabilidade semântica, sobretudo para a publicação de Linked Open Data. Mais recentemente esteve envolvida num projeto financiado pelos fundos PRR sobre o desenvolvimento de uma ferramenta digital para a facilitação de processos de circuitos curtos no contexto da Agricultura familiar (AGROVILA), e num projecto para desenvolver representações virtuais do mar que integrem a observação da Terra, a modelização e as infra-estruturas digitais para fornecer previsões de desenvolvimentos futuros "no mar" (ILIAD).
Começou a sua carreira na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (1993-2003), depois mudou-se para o Instituto Superior de Contabilidade do Porto do Instituto Politécnico do Porto (1998-2023), tendo ainda acumulado funções nos dois lugares nos primeiros anos, e recentemente (janeiro de 2024) ingressou na FEUP como Prof Auxiliar, no Departamento de Engenharia Informática na área de Sistemas de Informação.
É investigadora integrada no INESC TEC no grupo de ‘Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação’ (Humanise) desde janeiro 2024. É membro da Ordem dos Engenheiros desde que se licenciou (1992).
Áreas de Interesse
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores