CANDIDATURAS ATÉ 16 DEZEMBRO 2013 PARA UF2 em Candidaturas de Ingresso)
O curso pretende responder às necessidades e dificuldades sentidas pelas empresas na área da gestão e melhoria dos seus processos de negócio através da formação na metodologia de engenharia de processos BP2IT – From Business Processes to Information Technology, a qual envolve as seguintes fases:
1. Elaboração do modelo de negócio da organização
2. Elaboração do mapa de processos (alinhado com o modelo de negócio)
3. Análise e modelação detalhada dos processos (modelos AS IS e TO BE)
4. Especificação e configuração da plataforma informática de suporte
5. Gestão e avaliação do desempenho dos processos
6. Melhoria da eficiência e da eficácia dos processos.
É constituído por duas unidades de formação – a primeira incidindo sobre as fases 1 a 4 da metodologia e a segunda incidindo sobre a fase 5 e 6 e terá uma orientação eminentemente prática (hands-on), sem que isso signifique comprometer/descurar os fundamentos conceptuais dos domínios cobertos.
O caráter aplicado do curso manifesta-se:
• Nos casos de aplicação (reais) que serão apresentados e discutidos em todas as aulas;
• Nos métodos e ferramentas de suporte às várias fases da metodologia que serão introduzidos;
• No trabalho prático final onde cada equipa de Formandos/Participantes analisará um processo (modelação, desenho da plataforma informática de suporte, indicadores de gestão e melhoria do desempenho)
A visão geral adotada no desenho do curso é a de que as competências e conhecimentos que os Formandos/Participantes vão adquirir devem ser assentes em fundamentos e princípios e partir da análise de situações reais.
Para além de uma abordagem sistémica à gestão de processos, no curso, será também explorada a partilha e a discussão das experiências dos participantes que, se espera, sejam oriundos de diversos setores de atividade (indústria e serviços, pública e privada).
Objetivos:
A realização do curso vai permitir aos participantes adquirir, na área da Engenharia e Gestão dos Processos, conhecimentos práticos, capacidades e competências que lhes permitam:
• identificar, analisar, modelar, documentar, gerir e melhorar processos de negócio (de bens ou de serviços), em ambientes complexos e dinâmicos,
• enquadrando-os nos modelos de negócio das organizações e alinhados com os seus objetivos estratégicos
Programa
Análise e Modelação de Negócio e Processos (UF1)
1. Conceitos e fundamentos. Orientação Funcional vs Orientação aos Processos.
2. Modelo de Negócio: Alinhamento entre o modelo do negócio e o mapa de processos. Ferramenta: “business model canvas - 9 building blocks”.
3. Métodos e técnicas de análise, modelação e gestão de processos: Identificação de processos; modelos AS-IS e TO-BE, documentação detalhada de processos. Ferramentas: Matriz de responsabilidade e Modelos de Fluxo (swimlanes).
4. O standard BPMN. referenciais normativos e modelos de referência. Ferramenta: Process Modeler.
5. Suporte tecnológico à execução e gestão de processos. Identificação de requisitos funcionais. Ferramenta: Modelos de Casos de Uso.
Gestão e Melhoria e Processos (UF2)
1. Gestão por Processos. Desempenho de processos: seleção e definição de indicadores. Ferramenta: Matriz Processos vs Factores Críticos de Sucesso.
2. Melhoria Contínua e Estratégias de melhoria. Análise de Desperdício. Análise de fluxo. Ferramenta: VSM – Value Stream Mapping.
3. Metodologias de identificação, análise e de solução de problemas. Ferramentas: One Page Project Manager, A3 – Problem Solving Method.
4. Identificação e Quantificação de Riscos. Ferramenta: FMEA – Failure Modes and Effects Analysis.
5. Sistemas e soluções para suporte à automatização da gestão dos processos de negocio.
Destinatários:
Quadros intermédios e superiores envolvidos em atividades no âmbito da qualidade, organização das operações, mudança e estruturação organizacional. Profissionais com experiência em ambiente empresarial, que pretendam adquirirem e desenvolver competências no âmbito da Engenharia e Gestão dos Processos.
Profissionais que exerçam, ou pretendam vir a exercer, atividades de consultoria, funções de gestão e coordenação , quer no setor industrial quer no dos serviços, que implicam desenho e reengenharia de processos e nomeadamente o seu aperfeiçoamento e melhoria contínua.
Avaliação e certificação:
Certificado de frequência ou certificado de formação contínua (Avaliação distribuída, quantitativa, tendo por base o desenvolvimento de um caso prático a realizar em equipa e com apresentação em workshop final, em qualquer das Unidades de Formação.).
Créditos: 6 ECTS (creditado pela UP em 03.06.2011)
Duração: 162 h (54 h Letivas), 81h por Unidade de Formação (27h letivas)
Datas:
UF1 inicia em 2013.10.15 e termina em 2013.12.10
UF2 inicia em 2014.01.21 e termina em 2014.03.18
Horário:todas as terças-feiras no período das 18h às 21h.
Local: FEUP
Participantes: 24 (máximo) 14 (mínimo)
Custo:
750 ¤ - no caso de inscrição no curso
450 ¤ - por Unidade de formação
Desconto:10% para membros da Ordem do Engenheiros, no caso de pagamento a título individual.
Cursos de Atualização
Docente Responsável: | Américo Azevedo |
Sigla: | EGPN |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2011/2012 |
Fim: | 2013/2014 |
Duração: | 54 Horas |