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Bases de Dados

Código: EIC0023     Sigla: BDAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas de Informação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 174 Plano de estudos a partir de 2009/10 2 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Alexandra Teixeira Lopes Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Carla Alexandra Teixeira Lopes 2,00
Teórico-Práticas Totais 6 12,00
Henrique Daniel de Avelar Lopes Cardoso 4,00
Carla Alexandra Teixeira Lopes 4,00
João Pedro Carvalho Leal Mendes Moreira 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-02-03.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Bibliografia Obrigatória, Programa, Observações, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

ENQUADRAMENTO

Sistemas de Informação (SI) é uma área fundamental em engenharia informática. Bases de dados são repositórios de dados necessários em qualquer SI. A unidade curricular de bases de dados é uma unidade chave na área de SI. O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os alunos para projetar e desenvolver sistemas de bases de dados que atendam às necessidades dos utilizadores de acordo com os objetivos de gestão organizacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este é um curso introdutório sobre bases de dados. Aborda o paradigma relacional. Abrange o desenho (modelo UML), construção (linguagem de definição de dados SQL), consulta (linguagem de manipulação de dados SQL) e gestão (optimização, controlo de acesso e políticas de concorrência) de bases de dados relacionais. Introduz, ainda, o conceito de bases de dados multi-dimensionais, bases de dados NoSQL e modelos de dados semi-estruturados.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Componente científica: 50%
Componente tecnológica: 50% 

Resultados de aprendizagem e competências

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Após a conclusão desta unidade o aluno deve ser capaz de:

- Criar um modelo conceptual para uma base de dados num contexto específico;

- Mapear um modelo conceptual para um esquema relacional;

- Identificar dependências funcionais numa relação;

- Diferenciar formas normais em esquemas relacionais;

- Decompor esquemas relacionais para a forma normal Boyce-Codd e 3a forma normal;

- Criar uma base de dados relacional usando a linguagem SQL a partir de um esquema relacional;

- Usar álgebra relacional para interrogar bases de dados;

- Consultar bases de dados relacionais usando a linguagem SQL;

- Compreender a necessidade de índices e identificar o melhor índice a criar numa dada situação;

- Usar transações e concorrência que garantam a integridade dos dados de uma base de dados;

- Explicar as principais características de um sistema de gestão de bases de dados;

- Identificar as diferenças entre uma base de dados relacional, bases de dados multi-dimensionais e bases de dados NoSQL e qual a mais adequada a uma dada situação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

PRÉ REQUISITOS

Conhecimentos básicos de álgebra.

Programa

Diagrama de classes UML. Modelo entidade-associação (E-A). Esquema relacional, normalização e mapeamento de UML e E-A para relacional. Linguagem de definição de dados SQL e restricões de integridade. Álgebra relacional como linguagem de interrogação. Linguagem de manipulação de dados SQL. Gatilhos. Vistas. Índices. Transacções, controlo de concorrência e recuperação. Controlo de acessos. Recursão em SQL. Introdução a armazéns de dados e OLAP. Introdução a modelos de dados semi-estruturados. Introdução a sistemas NoSQL.

Bibliografia Obrigatória

Ullman Jeffrey D.; A First course in database systems. ISBN: 978-0-13-600-637-4

Bibliografia Complementar

Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke; Database management systems. ISBN: 0-07-116898-2 (Capítulos 18 a 20)
Ralph Kimball, Margy Ross; The data warehouse toolkit. ISBN: 0-471-20024-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilizam-se as aulas teóricas para exposição dos assuntos do programa e exemplos de aplicação. As aulas práticas decorrem em laboratório, com recurso a sistemas de gestão de bases de dados do mercado. Nas aulas resolver-se-ão exercícios e efectuar-se-ão pequenos desenvolvimentos.

Software

SQLite

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Gestão de bases de dados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 7,50
Trabalho laboratorial 22,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas. É necessário obter a classificação mínima de 10,0 valores (em 20) na componente de avaliação distribuída para acesso ao exame. A avaliação distribuída é determinada pela avaliação de um trabalho de grupo. 

Fórmula de cálculo da classificação final

AD - Avaliação Distribuída (mínimo: 10 valores)

EF - Exame Final (mínimo: 8 valores)

Nota = arredonda(0,3 AD + 0,7 EF)

A componente de avaliação distribuída consiste na avaliação de um trabalho de grupo. Esse trabalho será avaliado em três momentos diferentes: cada uma das duas primeiras entregas vale 25% da avaliação distribuída. A última vale 50% da avaliação distribuída.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial que submeterem trabalho na avaliação distribuída na edição em curso serão avaliados através das regras normais de avaliação tal como consta em 'Obtenção de Frequência' sendo a classificação final obtida de acordo com a rúbrica 'Fórmula de cálculo da classificação final'.

Caso não se submetam a nenhuma componente da avaliação distribuída serão avaliados por exame nas épocas legalmente previstas. Nestes casos, a classificação final será 100% da classificação obtida no exame.

Os dirigentes associativos (DA) estão sujeitos às regras normais de avaliação.

Melhoria de classificação

É possível melhorar a classificação final através de um segundo exame a realizar em época prevista para esse efeito. A classificação final é obtida pela média ponderada entre a nota do exame e a avaliação disribuída, sendo os pesos de 70% e de 30% respetivamente.

A classificação do trabalho pode ser melhorada no ano seguinte.

Observações

Os estudantes que obtiveram frequência na edição anterior podem optar por guardar a referida classificação. Perdem esse direito se fizerem uma das entregas referentes ao trabalho prático da edição em curso.

A língua oficial das aulas é o Português. No entanto, admite-se que as aulas possam ser leccionadas em Inglês se a unidade curricular for frequentada por estudantes estrangeiros. Os diapositivos utilizados nas aulas teóricas serão em Inglês. 

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