Gilda Santos é licenciada (2012), mestre (2015) e doutora (2021) em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo desenvolvido o seu projeto de investigação no âmbito da avaliação científica de programas, ao qual foi atribuído uma bolsa pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/129509/2017).
Desempenha funções como Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade do Porto – Escola de Criminologia, lecionando no 1º e 2º Ciclos de Estudo em Criminologia. Enquanto docente tem, também, orientado e coorientado diversas dissertações e teses de Mestrado e Doutoramento em Criminologia.
Desenvolve investigação científica no âmbito da criminologia, com especial incidência, entre outros, para os domínios da delinquência juvenil, da criminologia experimental e da criminologia e prevenção desenvolvimentais, particularmente no que respeita ao desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de intervenção e prevenção do comportamento antissocial, dirigidos a crianças e jovens.
No âmbito das suas atividades de investigação, Gilda Santos é investigadora no CIJ - Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça, onde cocoordena a linha de investigação sobre delinquência juvenil e comportamentos antissociais e colabora em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais.
Ainda neste âmbito, tem participado e organizado diversas reuniões científicas, tanto nacionais, como internacionais, e tem publicado artigos e capítulos em obras de cariz criminológico.
Para além destas, Gilda Santos ocupa diferentes cargos de gestão, entre os quais o de Diretora-adjunta da Escola de Criminologia, de membro da Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos em Criminologia, o de Vice-Coordenadora do Gabinete de Mobilidade e Intercâmbios da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e o de Secretária-Geral da AICLP - Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa.
Horário de atendimento
- Quinta-feira, entre as 16h30 e 18h30, no gabinete 0.16 (aconselha-se o agendamento prévio com a docente, via e-mail).