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Análise Instrumental

Código: Q4000     Sigla: Q4000

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BQ 33 Plano de Estudos do MBIOQ_2013-2014 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal objectivo desta unidade curricular é fornecer uma completa e sólida formação nos princípios físicos e químicos que servem de suporte às técnicas cromatográficas, espectroscópicas, potenciométricas e voltamétricas. O segundo objectivo consiste na aprendizagem de uma grande variedade de técnicas que são de grande utilidade na análise química moderna (cromatografia, espectroscopia UV/Vis, fotoluminescência, dicroísmo circular, potenciometria e voltametria). Para além dos objectivos referidos, o estudante irá desenvolver capacidades necessárias à aplicação de ferramentas estatísticas para o tratamento de dados analíticos. Finalmente, o último objectivo é o de proporcionar as competências laboratoriais que irão dar ao estudante a confiança necessária para obter resultados analíticos de qualidade.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos de aprendizagem na medida em que o conhecimento da constituição e do modo de funcionamento das diferentes técnicas estudadas, que disciplinam o aparecimento de diferentes métodos de análise face às especificidades das espécies químicas, é facultado por todos os tópicos do programa.

Por sua vez, o conhecimento dos métodos de análise disponíveis para proceder à análise química permite que o estudante possa identificar as diferenças e as semelhanças desses métodos, bem como as estratégias adoptadas para dissimular as interferências de cada um deles. Nas aulas práticas laboratoriais serão desenvolvidas as competências técnicas fundamentais à execução de alguns dos métodos instrumentais estudados. Através da realização do Projeto de Videoaula, o estudante desenvolverá competências organizativas e colaborativas.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Assume-se que os princípios básicos gerais de Química já foram transmitidos em unidades curriculares anteriores. O estudante deverá já ter obtido uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.

Programa

1. Cromatografia de biomoléculas

1.1. Princípios gerais da cromatografia
1.2. Cromatografia líquida de alta eficiência
1.3. Cromatografia de permuta iónica e exclusão molecular
1.4. Cromatografia de interacção hidrofóbica e afinidade
1.5. Cromatografia de fase inversa 

1.6 Aplicações


2. Técnicas espectroscópicas de análise química

2.1. Espectroscopia de UV/Vis
2.2. Espectroscopia de fotoluminescência: (i) fluorescência e (ii) fosforescência

2.3. Espectroscopia de dicroísmo circular

2.4. Aplicações

 

3. Métodos electroquímicos de análise

3.1. Potenciometria

3.2. Cronoamperometria e cronocoulometria

3.3. Voltametria cíclica e técnicas voltamétricas de impulso

3.4. Aplicações


4. A
plicação de ferramentas estatísticas para o tratamento de dados analíticos

Bibliografia Obrigatória

Skoog Douglas A.; Principles of instrumental analysis. ISBN: 0-03-002078-6
Harris Daniel C.; Quantitative chemical analysis. ISBN: 0-7167-1916-9
Miller James N. 1943-; Statistics and chemometrics for analytical chemistry. ISBN: 0-130-22888-5

Bibliografia Complementar

Mikkelsen Susan R.; Bioanalytical chemistry. ISBN: 0-471-54447-7
Kellner R. 340; Analytical chemistry. ISBN: 3-527-30590-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teóricas, teorico-práticas e práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas recorre-se a uma metodologia expositiva, suportada pelos meios audiovisuais disponíveis, para a apresentação dos diferentes temas. São apoiadas pela discussão de casos de estudo, assim como pelos videodesafios realizados por cada estudante individualmente.

Nas aulas teorico-práticas, começa-se por fazer uma breve exposição das diferentes ferramentas estatísticas para o tratamento de dados analíticos, seguindo-se a resolução de exercícios aplicados para cada um dos casos. Uma parte da aula será dedicada ao desenvolvimento do Projeto de Videoaula.

Nas aulas práticas laboratoriais executam-se trabalhos experimentais ilustrativos de algumas das técnicas analíticas desenvolvidas nas aulas teóricas, cujos resultados e conclusões são objecto de discussão oral e relatório escrito.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Análise instrumental
Ciências Físicas > Química > Química analítica > Espectroquímica
Ciências Físicas > Química > Química analítica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 9,00
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 9,00
Elaboração de projeto 13,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


Perde frequência quem faltar a mais do que 25% do número de aulas previstas (teórico-práticas e práticas).

Este regime não se aplica a estudantes com estatuto especial, previsto na Lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = (0,25 x Projeto de Videoaula) + (0,15 x Relatórios) + (0,10 x Participação individual) + (0,50 x Exame Final)

Para obter aprovação o estudante terá que satisfazer cumulativamente as duas condições:

i) Exame Final ≥ 9,0 valores (em 20)
ii) Classificação Final ≥ 9,5 valores (em 20)

No caso da condição i) não ser satisfeita, é dada possibilidade ao estudante de solicitar um exame oral, logo após o exame de recurso.

Trabalho de estágio/projeto

O "Projeto de Videoaula" será executado em grupo e consistirá na produção de um vídeo sobre um dos tópicos lecionados. A avaliação terá em conta os seguintes critérios: rigor científico, organização/clareza, criatividade, espírito crítico e capacidade colaborativa.

Melhoria de classificação

O estudante pode obter melhoria de classificação apenas à componente de Exame Final, na Época de Recurso. Não é possível melhoria de classificação às componentes de avaliação distribuída.

Observações

O estudante deverá ter obtido uma formação básica em Química Geral e Química Laboratorial.

Regente a contactar: Luís Guilherme de Lima Ferreira Guido
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