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Metodologia da Investigação

Código: CA4003     Sigla: CA4003

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fc.up.pt/pessoas/mccunha/
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CCN 7 Plano de estudos do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição - 2013_2014 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC aborda de forma sistémica os conhecimentos e conceitos teóricos e práticos que preparam o aluno para desenvolver investigação.

- Munir os estudantes de ferramentas de pesquisa científica em bases de dados  científicas na área das ciências do consumo e nutrição;

- Desenvolver a curiosidade e a capacidade de observação da realidade em consumo alimentar de forma critica;

- Desenvolver a capacidade de identificação, avaliação e formulação de hipóteses para resolução de problemas na área do consumo alimentar e nutrição;

- Compreender a natureza multidisciplinar dos problemas relacionados com o consumo alimentar e nutrição;

- Saber interpretar dados de investigação da área do mestrado;

- Conceber e realizar trabalhos de divulgação científica.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos:

- Compreendam as metodologias para redução da incerteza nas decisões de investigação

 - Utilizem ferramentas informáticas especificas para optimizar as diferentes fases do processo de investigação.

- Implementem o método científico tendo em consideração aspetos éticos.

- Interpretem e apresentem resultados de investigação cinetífica.

- Conceptualizem uma questão de investigação e o racional para justificar a pertinência de investigar sobre um tema das Ciências do Consumo e Nutrição.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

1- Aspectos gerais de metodologia científica.

2- Principais etapas do processo de investigação: planeamento, implementação, comunicação e valorização.

3- Investigação como um sistema de decisões.

4- Processos gerais da redacção, apresentação e publicação de trabalhos científicos.

5- Ferramentas digitais eaplicações informáticas de pesquisa eselecção de informação documental.

6- Aplicações informáticas utilizadas no planeamento da investigação.

7- Conceptualização de questões de investigação e o racional para justificar a pertinência de investigar sobre um tema das Ciências do Consumo e Nutrição.

8- Conceitos básicos de bioética e propriedade intelectual

Bibliografia Obrigatória

Serrano, P.; REdação e apresentação de trabalhos científicos, Relógio d´' Água, 1996. ISBN: 972-708-300-5
Day, R. e Gastel, B.; How to Write and Publish a Scientific Paper (How to Write and Publish a Scientific Paper, 6ª edição, 2006. ISBN: 0-313-33040-9
Morais, R; Idea Puzzle framework: a simple way to plan and review research, 2012

Bibliografia Complementar

Punch, K. ; Developing Effective Research Proposals, Sage, 2nd
Mills, A., Durepos, G., Wiebe, E.; Encyclopedia of Case Study Research, SAGE Publications, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: são lecionadas com base em apresentações Power Point. Alguns tópicos são ministrados sob a forma de seminários dados por especialistas

- Apresentaçao e discussão dos temas.

- Estudo de casos e exercicios; com recurso a computador.

- Acompanhamento dos exercícios apresentados e propostos.

Software

EndNote

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 15,00
Trabalho escrito 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 33,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas previstas: ver normas da FCUP https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025

- Entrega e aceitação dos trabalhos práticos dentro do prazo previsto.

- Os alunos com frequência e aprovação nos trabalhos práticos em anos anteriores serão admitidos a exame final, sem que para isso tenham que realizar novamente os trabalhos práticos.

- Os estudantes dispensados de cumprir a assiduidade não estão dispensados de realizar as provas que exigem uma componente presencial.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos alunos na UC será feita através de 5 tipos de provas:

1- ENSAIO: introdução à investigação (problema, originalidade, lacuna de investigação, hipóteses de trabalho, objetivos) (TP1)
2 - EXERCÍCIO: gestão de bibliografia e citações (TP2)

3 - EXERCÍCIO: interpretação e apresentação de resultados de investigação (TP3)
4 - CASO ESTUDO: utilização de base de dados de cariz cientifico e tecnológico em ciencias do consumo e nutrição (TP4).

5. ANÀLISE: Análise critica de trabalho cientifico (TP5)

A classificação final é obtida através da seguinte formula:

CF = (TP1x20) + (TP2x10) + (TP3x30) + (TP4x20) + (TP5x20) /100 Classificação final (CF) terá de ser igual ou superior a 10 valores e classificação mínima de 8 valores em todas as provas.

Avaliação distribuída sem exame final. No exame de recurso  deverão ser realizado todas as provas previstas na UC, não sendo possível utilizar provas parciais realizadas em outros momentos de avaliação. Este exame de recurso será de ser baseado em trabalhos (TP1, TP2, TP3, TP4 e TP5) diferentes dos apresentados na avaliação continua da UC.

 

Provas e trabalhos especiais

No exame especial deverão ser realizadas toda as provas previstas na UC, não sendo possível utilizar provas parciais realizadas em outros momentos de avaliação. Este exames  "especial" será de ser baseado em trabalhos (TP1, TP2, TP3, TP4 e TP5) diferentes dos apresentados na avaliação continua da UC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Na época especial os alunos terão de fazer todos os trabalhos previstos na UC. Os trabalhos deverão ser diferentes dos apresentados para obter a frequencia na UC

Melhoria de classificação

A melhoria deverá ser realizada em todas as provas. Não é possivel fazer a melhoria parcial. A melhoria terá de ser baseada em trabalhos (TP1, TP2, TP3, TP4 e TP5) diferentes dos apresentados na frequencia da UC. 

Observações

 - serão disponibilizados artigos cientificos de acordo com os assuntos ministrados e materiais pedagógicos.
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