Código: | Q2017 | Sigla: | Q2017 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioquímica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:BQ | 110 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos, percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição, mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões de metais com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biológico. De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas como a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia e veterinária.
Desenvolver capacidade para:
Reconhecer/compreender conceitos de química em solução
Aplicar conceitos de química de coordenação a sistemas biológicos
Reconhecer/compreender o papel dos metais em biologia com base na sua reatividade
Aplicar algumas técnicas instrumentais e analisar os dados experimentais
Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos programáticos usando meios multimédia. Os slides apresentados nas aulas serão disponibilizados na página Web da disciplina. São também apresentados durante as aulas teóricas, sites da internet onde os alunos podem complementar os seus conhecimentos. Nas aulas práticas de índole teórico-prática os alunos são convidados a apresentarem a resolução de alguns casos de estudo. No final das aulas de Laboratório os alunos têm que efetuar uma apresentação oral que deve ser efetuada usando meios multimédia, com a duração de 20 minutos, com uma discussão posterior de 10 minutos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
A admissão a exame só é possível para os alunos que não excedam o número máximo de faltas nas aulas práticas (1/4 do número de aulas previstas). Ter avaliação positiva a pelo menos 2/3 dos trabalhos práticos previstos e ter uma nota prática igual ou superior a 9,5.
Não aplicável
Os estudantes trabalhadores e os dirigentes associativos podem, caso desejem, não realizar o teste de avaliação intercalar, sendo neste caso a sua classificação final teórica (T) igual à classificação obtida num exame global. Neste caso, devem avisar atempadamente o regente da UC. Caso estes estudantes não possam frequentar a componente prática, deverão fazer um exame laboratorial final, em data a combinar com o regente da UC.
Todos os estudantes que pretendam fazer melhoria de nota (um EXAME GLOBAL sobre a matéria lecionada) após terem tido aprovação à UC têm que se inscrever para tal nos Serviços Académicos.