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Química Bioinorgânica

Código: Q2017     Sigla: Q2017     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 110 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos, percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição, mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões de metais com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biológico. De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas como a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia e veterinária.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver capacidade para:

Reconhecer/compreender conceitos de química em solução

Aplicar conceitos de química de coordenação a sistemas biológicos

Reconhecer/compreender o papel dos metais em biologia com base na sua reatividade

Aplicar algumas técnicas instrumentais e analisar os dados experimentais

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas Teóricas: 1.Mecanismos de reações de compostos de metais de transição. 2. A Química Bioinorgânica – aspetos gerais. 3. Aplicações de técnicas espectroscópicas em Química Bioinorgânica. 4. Sistemas B12. 5. Dioxigénio: Captação, transporte e armazenamento. 6. Proteínas e enzinas envolvidas em processos de transferência eletrónica: função dos iões de metais de transição. 7. Oxidorredutases de ferro. 8. Transporte de ferro. 9. Enzimas de cobre. 10. Enzimas de zinco. 11. Fotossíntese. 12. A cadeia respiratória.

Aulas Práticas: resolução de problemas sobre a matéria lecionada nas aulas teóricas; as aulas laboratoriais acompanham as aulas teóricas desta disciplina que pretende proporcionar conhecimentos sobre a estrutura e reatividade dos metais de transição e a sua importância nas Ciências Biológicas. Neste contexto, serão executados trabalhos práticos (em que são aplicados conhecimentos, quer teóricos, quer de índole laboratorial anteriormente adquiridos) em que se pretende entender a importância da estrutura e reatividade de metais de transição em compostos, biologicamente ativos, na organização e funcionamento de sistemas biológicos, utilizando diversas técnicas físico-químicas.

Bibliografia Obrigatória

Wolfgang Kaim, Brigitte Schwederski, Axel Klein; Bioinorganic Chemistry:Inorganic elements in the chemistry of life, WILEY, 2013
Weller, Overton, Rourke, Armstrong; Inorganic Chemistry (6 e), OXFORD, 2014. ISBN: 978-0-19-964182-6

Bibliografia Complementar

Dieter Rehder; Bioinorganic Chemistry, OXFORD, 2014
Robert R, Crichton, Ricardo Louro (Eds-); Practical approaches to biological inorganic chemistry, Elsevier, 2013
Robert R. Crichton; Biological Inorganic Chemistry, Elsevier, 2012. ISBN: 978-0-444-53782-9
Rosette M.Roat-Malone; Bioinorganic Chemistry- a short course, John Wiley & Sons , 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos programáticos usando meios multimédia. Os slides apresentados nas aulas serão disponibilizados na página Web da disciplina. São também apresentados durante as aulas teóricas, sites da internet onde os alunos podem complementar os seus conhecimentos. Nas aulas práticas de índole teórico-prática os alunos são convidados a apresentarem a resolução de alguns casos de estudo. No final das aulas de Laboratório os alunos têm que efetuar uma apresentação oral que deve ser efetuada usando meios multimédia, com a duração de 20 minutos, com uma discussão posterior de 10 minutos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A admissão a exame só é possível para os alunos que não excedam o número máximo de faltas nas aulas práticas (1/4 do número de aulas previstas). Ter avaliação positiva a pelo menos 2/3 dos trabalhos práticos previstos e ter uma nota prática igual ou superior a 9,5.

Fórmula de cálculo da classificação final

O estudante é aprovado à unidade curricular se a sua nota final (NF) for igual ou superior a 9,5. Esta UC, dada a sua dupla índole teórica e laboratorial, tem duas componentes de avaliação. A avaliação da componente teórica será feita através de avaliação contínua (NT), na qual não poderão ter uma classificação inferior a 8,0 valores, que terá um peso de 80% na nota final. Para se poderem apresentar a exame final, os estudantes têm que ter avaliação prática (P) positiva, que terá um peso de 20% na nota final. NF = 0,80×NT + 0,20×P

A nota prática (P) é calculada como a média pesada obtida nas 2 componentes: execução dos trabalhos práticos e respetivos relatórios(R), Apresentação Oral (AO),  de acordo com o algoritmo 0,75R + 0,25 AO. Os trabalhos práticos que não forem efetuados são contabilizados como tendo tido avaliação igual a zero. Os estudantes que faltem a algum dos trabalhos práticos podem realizá-lo numa das outras turmas de laboratório, desde que haja lugar nessa turma, devendo para tal contactar o professor da disciplina.



A avaliação contínua constará de 3 testes: T1, T2 e T3 , a realizar no decorrer do semestre letivo. A nota teórica, NT, é a média aritmética das notas obtidas nos 3 testes. A um teste não realizado corresponde a nota de zero valores.

NT = (T1+T2+T3)/3

Na época de recurso o estudante realizará um exame compreensivo (toda a matéria) e a sua classificação é NT.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e os dirigentes associativos podem, caso desejem, não realizar o teste de avaliação intercalar, sendo neste caso a sua classificação final teórica (T) igual à classificação obtida num exame global. Neste caso, devem avisar atempadamente o regente da UC. Caso estes estudantes não possam frequentar a componente prática, deverão fazer um exame laboratorial final, em data a combinar com o regente da UC.

Melhoria de classificação

Todos os estudantes que pretendam fazer melhoria de nota (um EXAME GLOBAL sobre a matéria lecionada) após terem tido aprovação à UC têm que se inscrever para tal nos Serviços Académicos.

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