Código: | F155 | Sigla: | F155 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=18 |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
L:CTA | 67 | Plano de estudos de 2008 até 2015/16 | 1 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
L:G | 45 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 1 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
3 | |||||||
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 1 | - | 7,5 | 77 | 202,5 | ||
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Teresa Monteiro Seixas | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Práticas Laboratoriais: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Teresa Monteiro Seixas | 3,00 | ||
Teorico-Prática | Totais | 3 | 4,50 |
José Miguel do Carmo Nunes da Silva | 3,00 | ||
Teresa Monteiro Seixas | 1,50 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 7 | 7,00 |
Manuel António Salgueiro da Silva | 2,00 | ||
Caroline dos Santos da Silva | 4,00 | ||
Ariel Ricardo Negrão da Silva Guerreiro | 2,00 |
F155 é um curso introdutório de Física Geral.
Neste curso são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.
Após a conclusão deste curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Analisar as grandezas físicas em termos de unidades e dimensões.
- Analisar problemas elementares de movimento a uma, duas e três dimensões. Analisar, em particular, o movimento de projéteis e o movimento circular.
- Aplicar as leis de Newton e o teorema do trabalho-energia cinética em problemas introdutórios comuns.
- Compreender conceitos introdutórios envolvidos a conservação do momento linear e da energia.
- Aplicar os princípios básicos relativos ao movimento harmónico simples.
- Analisar problemas elementares envolvendo as leis da termodinâmica
- Compreender certos conceito elementares em eletricidade e magnetismo, incluindo as forças de Coulomb e magnética, campos, circuitos e as leis de Kirchhoff.
- Demonstrar ter competências básicas experimentais através da execução segura e eficiente de experiências e expondo verbal e em linguagem escrita os resultados experimentais.
- Demonstrar habilidades básicas de comunicação através do trabalho em grupo no laboratório e pela discussão e interpretação de dados experimentais, bem como pela análise de erros.
Mecânica:
Unidades, grandezas físicas e vetores.
Movimento a uma dimensão; deslocamento; velocidade; aceleração.
Movimentos a duas e três dimensões; deslocamento; velocidade; aceleração; movimento de projéteis; movimento curvilíneo.
Leis de Newton; força e massa; força devido à gravidade: peso; forças de contacto; atrito; forças de arrastamento; forças em trajetórias curvilíneas; centro de massa.
Trabalho e energia cinética; teorema do trabalho-energia cinética.
Conservação da energia; energia potencial; conservação da energia mecânica; forças conservativas e dissipativas.
Conservação do momento linear; colisões.
Ondas:
Movimentos periódicos; movimento harmónico simples; energia no movimento harmónico simples; alguns sistemas oscilantes.
Termodinâmica:
Equilíbrio térmico e temperatura; termómetros de gás; escala de temperatura absoluta; lei dos gases ideais.
Calor e a primeira lei da termodinâmica; capacidade térmica e capacidade térmica mássica; a energia interna de um gás ideal; trabalho e os diagramas PV para um gás;
A segunda lei da termodinâmica; máquinas térmicas; refrigeradores; irreversibilidade, desordem e entropia.
Potenciais termodinâmicos: entalpia e energia livre de Gibbs.
Eletricidade:
Carga elétrica; condutores e isoladores; lei de Coulomb; campo elétrico; linhas de campo elétrico; ação do campo elétrico sobre cargas elétricas.
Potencial elétrico; potencial elétrico devido a um sistema de cargas pontuais; superfícies equipotenciais.
Corrente elétrica e circuitos de corrente contínua; resistência elétrica e lei de Ohm; energia em circuitos elétricos; associação de resistências; leis de Kirchhoff.
Campo magnético:
A força exercida por um campo magnético; movimento de uma carga pontual num campo magnético.
Fontes de campo magnético; campo magnético de cargas em movimento; campo magnético de uma espira circular de corrente; campo magnético devido a uma corrente num solenoide; momento magnético.
Campo geomagnético; geomagnetismo; elementos geomagnéticos; origem do campo magnético dipolar; modelo de geodínamo de Glatzmaier-Roberts.
O ensino será feito de modo continuado, tanto nas aulas teóricas como nas restantes. Isto implicará o compromisso de haver uma frequência responsável por parte dos estudantes.
A apresentação da matéria será realizada nas aulas TEÓRICAS.
Nas aulas TEÓRICO-PRÁTICAS, serão efetuadas resoluções e discussões de problemas de consolidação da matéria dada.
Em complemento às aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP) , de natureza presencial, serão disponibilizados conteúdos didáticos na Plataforma Moodle. Associados a estes conteúdos, serão também disponibilizados testes formativos.
Dar-se-á particular ênfase ao estímulo dos estudante para trabalharem durante todo o semestre. Ter-se-á em conta que a aprendizagem implica trabalho e assistência participada de todos os interessados no ganho de competências.
AULAS PRÁTICAS:
- Os estudantes devem preparar previamente o trabalho laboratorial que vão realizar.
- Os estudantes devem trazer para a aula prática um caderno exclusivo para o registo dos resultados laboratoriais, tratamento de dados experimentais e cálculos de incertezas.
- Este caderno pode ser solicitado, a qualquer altura, pelo docente para avaliação do seu conteúdo.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 85,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de frequência à unidade curricular implica:
I. Presença às aulas teórico-práticas e práticas no número mínimo de 3/4 das aulas previstas. Esta regra não se aplica aos estudantes que obtiverem dispensa de frequência das aulas TP e P.
II. Realização dos mini testes formativos e teste formativo global, no número mínimo de 3/4 dos testes disponibilizados.
Dispensa de frequência das aulas práticas
A) Os estudantes que obtiveram frequência na UC no ano letivo 2012/13
i) e tenham obtido NOTA POSITIVA NA COMPONENTE L_AC: podem solicitar dispensa da frequência das aulas TP e/ou P;
ii) que não solicitem dispensa da frequência das aulas TP e/ou P, passam a frequentá-las num regime semelhante aos estudantes que a frequentam pela primeira vez.
B) Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante e que frequentam a UC pela primeira vez só poderão solicitar dispensa de frequência das aulas TP.
A avaliação inclui duas componentes:
1. Componente teórica e teórico-prática (TTP):
1.1 Exame (TTP_E)
2. Componente laboratorial (LAB):
2.1 Avaliação contínua (L_AC)
2.2 Exame (L_E)
A classificação final do estudante com frequência das aulas práticas é dada por:
NF = 0.75*(TTP_E) + 0.10*(L_E) + 0.15*(L_AC)
onde
NF – classificação final
TTP_E – nota do exame da componente teórica e teórico-prática
L_E - nota do exame da componente laboratorial
L_AC - nota da avaliação contínua da componente laboratorial. Inclui a nota do caderno (individual) e da apresentação oral de um trabalho laboratorial, indicado pelo docente e a realizar segundo a indicação do docente da respetiva turma prática. A apresentação, com a duração de cerca de 10 minutos, é realizada pelos elementos do grupo, que devem dividir a apresentação entre si.
O estudante com L_AC < 7.0 valores está excluído da avaliação em exame.
O estudante com frequência das aulas práticas será aprovado se NF ≥ 9.5 valores e TTP_E ≥ 7.0 valores e L_E ≥ 7.0 valores e L_AC ≥ 7.0 valores.
A classificação final do estudantes com dispensa da frequência das aulas práticas é dada por:
NF = 0.90*(TTP_E) + 0.10*(L_E)
onde
NF – classificação final
TTP_E – nota do exame da componente teórica e teórico-prática
L_E - nota do exame da componente laboratorial
O estudante com dispensa de frequência das aulas práticas será aprovado se NF ≥ 9.5 valores e TTP_E ≥ 7.0 valores e L_E ≥ 7.0 valores.
Se NF ≥ 8.0 o estudante poderá requerer oral, no prazo estipulado para o efeito.
I. MINI TESTES FORMATIVOS
Os estudantes realizarão, individualmente e através da plataforma Moodle, testes formativos com número reduzido de problemas e questões simples associados aos conteúdos didáticos disponibilizados na mesma plataforma. Embora os resultados destes mini testes não contem para a avaliação final, a realização dos mesmos conta para a obtenção de frequência à unidade curricular.
II. TESTE FORMATIVO GLOBAL
Os estudantes realizarão um teste formativo global sobre toda a matéria lecionada no semestre, através da plataforma MOODLE, em data e hora a serem indicadas durante o decurso do semestre. Este teste será realizado presencialmente numa sala de informática da UP. A indicação da sala será feita, atempadamente, através da UC, via plataforma Moodle. Embora a nota do teste formativo global não seja considerada no cálculo da nota final, a realização do mesmo, tal como acontece com os mini testes formativos, conta para a obtenção de frequência à unidade curricular.
III. Possibilidade de ser realizada uma prova complementar facultativa, que pode ser oral ou escrita, desde que a classificação da prova de exame seja igual ou superior a 8.0 valores.
IV. CADERNO DE REGISTO – AULAS PRÁTICAS
Os estudantes com frequência das aulas práticas devem entregar no final do semestre letivo, ao docente da componente prática da UC, o caderno (individual) de registo e tratamento dos dados experimentais dos trabalhos laboratoriais realizados, no âmbito da componente laboratorial da UC.
A data da entrega do caderno será agendada pelo respetivo docente.
V. APRESENTAÇÃO ORAL – AULAS PRÁTICAS
i) Os estudantes com frequência das aulas práticas devem realizar uma apresentação oral de um trabalho laboratorial, indicado pelo docente e a realizar segundo a indicação do docente da respetiva turma prática.
ii) A apresentação oral, com a duração de cerca de 10 minutos, é realizada pelos elementos do grupo, que devem dividir a apresentação entre si.
Os estudantes com regime especial e que não tenham dispensa das aulas TP e/ou P, têm que frequentar as aulas teórico-práticas e/ou práticas e cumprir os requisitos vigentes.
Os estudantes podem realizar melhoria de nota nas componentes da avaliação correspondentes às notas TTP_E e L_E.
Eventuais omissões e/ou dúvidas quanto à presente ficha serão esclarecidas pelo regente da unidade curricular.
Ao júri reserva-se o direito de chamar qualquer estudante para a prestação de uma prova oral.