Código: | B345 | Sigla: | B345 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://elearning2.fc.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:B | 30 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | 42 | 135 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado | Regente |
Paulo José Talhadas dos Santos | Regente |
Rubim Manuel Almeida da Silva | Regente |
David Afonso da Rocha Gonçalves | Regente |
Ruth Maria de Oliveira Pereira | Regente |
Teórica: | 1,70 |
Teorico-Prática: | 1,30 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 1,70 |
Ruth Maria de Oliveira Pereira | 0,40 | ||
Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado | 0,70 | ||
Rubim Manuel Almeida da Silva | 0,30 | ||
Paulo José Talhadas dos Santos | 0,15 | ||
David Afonso da Rocha Gonçalves | 0,15 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,30 |
Ruth Maria de Oliveira Pereira | 0,36 | ||
David Afonso da Rocha Gonçalves | 0,10 | ||
Rubim Manuel Almeida da Silva | 0,28 | ||
Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado | 0,28 | ||
Paulo José Talhadas dos Santos | 0,28 |
Proporcionar fundamentos teóricos e práticos sobre a Biologia subjacente aos trabalhos de Conservação da Natureza, bem como proporcionar uma interpretação crítica dos processos e mecanismos de Conservação da Natureza. Conferir capacidade de analisar e propor soluções para problemas concretos de Conservação da Natureza.
a conferir
é conveniente ter conhecimentos básicos de ecologia
Biologia da Conservação: objecto, objectivos, principais características, enquadramento no contexto das ciências biológicas. Diversidade Biológica: conceito(s) e características gerais. Metodologias de estudo da diversidade biológica no contexto da Biologia da Conservação. Monitorização da biodiversidade: princípios, escalas, indicadores e metodologias. o Resultado do "2010 Biodiversity Target" e a "Strategic Plan for Biodiversity 2011-2020" Conservação e Taxonomia Sistemas de Classificação e a Diversidade Biológica Entender e documentar a Biodiversidade Os diferentes níveis da Biodiversidade: diversidade genética; diversidade de espécies; diversidade de ecossistemas; α-taxonomia; β – taxonomia ou sintaxonomia; “taxonomia” dos habitats Biodiversidade e funções nos ecossistemas. A biodiversidade como suporte do desenvolvimento territorial Padrões espaciais de distribuição da biodiversidade. Teorias e modelos explicativos da dinâmica da biodiversidade Conservação de comunidades. Populações e metapopulações, escala, tamanho da população. Espécies-chave, bandeira, guarda-chuva e indicadoras. Efeitos marginais. População mínima viável. Os problemas da sustentabilidade e da ética relacionados com a perda de habitats Biodiversidade e processos biológicos de extinção. Espécies mais ameaçadas. Livro vermelho dos vertebrados de Portugal, estatutos e critérios Espécies exóticas, mecanismos de colonização e consequências para os ecossistemas. Tipologia de espécies exóticas. Principais espécies exóticas em Portugal. Procedimentos para erradicação/controle de exóticas. Restauro e reabilitação de ecossistemas. "Ecological restoration" vs. "Restoration Ecology". Etapas do planeamento e estabelecimento de restauros ecológicos. Conservação da Natureza em zonas agrícolas: fundamentação; metodologias; exemplos da agricultura, da pecuária e da fileira florestal; reserva agrícola nacional. Conservação da Natureza em Zonas de Montanha: caracterização das Zonas de Montanha, Recursos e Biodiversidade; principais ameaças; conservação; convenções internacionais. Conservação da Natureza em zonas costeiras: propostas da Agenda 21; medidas de conservação aplicadas a zonas com diferentes características: falésias, dunas, planícies de vasa e areia, sapais; caso particular das ilhas. Conservação da natureza em zonas urbanas. Caso de estudo: ribeiras e estuários. Conservação em zonas ribeirinhas: caracterização; funcionamento; principais factores; acções de conservação em cursos de água; caso especial de canais Fundamentação biológica para as principais regras de criação de áreas protegidas.
Aulas teóricas, Teorico-práticas e práticas. Trabalhos de grupo, bem como apresentação e discussão dos mesmos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 25,00 |
Exame | 75,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Presença em 3/4 das aulas TP e P. Participação na elaboração, apresentação e discussão de 3/4 dos trabalhos, tendo classificação zero nos trabalhos não elaborados, apresentados ou discutidos.
Nota final = nota do exame escrito + nota da avaliação contínua. Nota do exame escrito =T+TP máximo 12 valores para a parte T e max. 3 valores para a parte TP. Nota da avaliação contínua (max. 5 valores)= soma das classificações em todos os trabalhos pedidos. A classificação nos trabalhos inclui as componentes de elaboração, apresentação e discussão.
Serão solicitados pelos docentes ao longo do semestre trabalhos de grupo para avaliação contínua, como explicado acima.
De acordo com a regras da FCUP para o exame, mas sem possibilidade de melhoria à componente distribuída.
A consulta das provas deve ser feita na semana que se segue à publicação dos resultados.