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Biologia da Conservação

Código: B345     Sigla: B345

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://elearning2.fc.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 30 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 42 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar fundamentos teóricos e práticos sobre a Biologia subjacente aos trabalhos de Conservação da Natureza, bem como proporcionar uma interpretação crítica dos processos e mecanismos de Conservação da Natureza. Conferir capacidade de analisar e propor soluções para problemas concretos de Conservação da Natureza.

Resultados de aprendizagem e competências

a conferir

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

é conveniente ter conhecimentos básicos de ecologia

Programa

Biologia da Conservação: objecto, objectivos, principais características, enquadramento no contexto das ciências biológicas. Diversidade Biológica: conceito(s) e características gerais. Metodologias de estudo da diversidade biológica no contexto da Biologia da Conservação. Monitorização da biodiversidade: princípios, escalas, indicadores e metodologias. o Resultado do "2010 Biodiversity Target" e a "Strategic Plan for Biodiversity 2011-2020" Conservação e Taxonomia Sistemas de Classificação e a Diversidade Biológica Entender e documentar a Biodiversidade Os diferentes níveis da Biodiversidade: diversidade genética; diversidade de espécies; diversidade de ecossistemas; α-taxonomia; β – taxonomia ou sintaxonomia; “taxonomia” dos habitats Biodiversidade e funções nos ecossistemas. A biodiversidade como suporte do desenvolvimento territorial Padrões espaciais de distribuição da biodiversidade. Teorias e modelos explicativos da dinâmica da biodiversidade Conservação de comunidades. Populações e metapopulações, escala, tamanho da população. Espécies-chave, bandeira, guarda-chuva e indicadoras. Efeitos marginais. População mínima viável. Os problemas da sustentabilidade e da ética relacionados com a perda de habitats Biodiversidade e processos biológicos de extinção. Espécies mais ameaçadas. Livro vermelho dos vertebrados de Portugal, estatutos e critérios Espécies exóticas, mecanismos de colonização e consequências para os ecossistemas. Tipologia de espécies exóticas. Principais espécies exóticas em Portugal. Procedimentos para erradicação/controle de exóticas. Restauro e reabilitação de ecossistemas. "Ecological restoration" vs. "Restoration Ecology". Etapas do planeamento e estabelecimento de restauros ecológicos. Conservação da Natureza em zonas agrícolas: fundamentação; metodologias; exemplos da agricultura, da pecuária e da fileira florestal; reserva agrícola nacional. Conservação da Natureza em Zonas de Montanha: caracterização das Zonas de Montanha, Recursos e Biodiversidade; principais ameaças; conservação; convenções internacionais. Conservação da Natureza em zonas costeiras: propostas da Agenda 21; medidas de conservação aplicadas a zonas com diferentes características: falésias, dunas, planícies de vasa e areia, sapais; caso particular das ilhas. Conservação da natureza em zonas urbanas. Caso de estudo: ribeiras e estuários. Conservação em zonas ribeirinhas: caracterização; funcionamento; principais factores; acções de conservação em cursos de água; caso especial de canais Fundamentação biológica para as principais regras de criação de áreas protegidas.

Bibliografia Obrigatória

Sodhi, N. S. and P. R. Ehrlich (Eds.). ; Conservation Biology for All. , Oxford University Press., 2010 (Available online at: http://www.mongabay.com/conservation-biology-for-all.html )
Richard B. Primack; A Primer of Conservation Biology, Fifth Edition, Sinauer, 2012

Bibliografia Complementar

Bennett, G.; Linkages in Practice: a Review of Their Conservation Practice., IUCN, Gland, 2008
Biodiversity: resources for environmental literacy, Environmental Literacy Council and National Science Teachers Association, 2007
Cabral M.J. (coord.), J. Almeida, P.R. Almeida, T. Dellinger, N. Ferrand de Almeida, M.E. Oliveira, J.M. Palmeirim, A.I. Queiroz, L. Rogado & M. Santos-Reis ; Livro vermelho dos Vertebrados de Portugal. Peixes Dulciaquícolas e Migradores, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos, Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa, 2005
CASTRI, F. DI & YOUNES,T.; BIODIVERSITY, SCIENCE AND DEVELOPMENT, CAB/IUBS, 1996
Committee on the Evaluation, Design, and Monitoring of Marine Reserves and Protected Areas in the United States ; MARINE PROTECTED AREAS. TOOLS FOR SUSTAINING OCEAN ECOSYSTEMS, NATIONAL ACADEMY PRESS Washington, D.C.
Dobson, A. ; Conservation And Biodiversity, WH Freeman, 1999
Elton, C.; . The ecology of invasions by animals and plants, The University of Chicago Press, 2000
Equipa Atlas ; Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005). , ICNB, SPEA, PNM, SRAM. Assírio e Alvim, 2008
Farinha, J. e A. Trindade; Contribuição para o inventário e caracterização de Zonas Húmidas em Portugal Continental, ICN, 1994
GEIB ; TOP 20: Las 20 especies exóticas invasoras más dañinas presentes en España, GEIB, Serie Técnica N.2. Pp.: 116, 2006
Leadlay, E. & Jury, S.; Taxonomy and Plant Conservation, Cambridge University Press, 2006. ISBN: 0521607205
Loureiro, A., N. Almeida, M. Carretero e O. Paulo ; Atlas dos Anfíbios e dos Répteis de Portugal, ICN, 2009
Norse E. A. and Crowder, l.B. ; Marine Conservation Biology: the science of maintaining the sea’s biodiversity, Island Press, Washington, 2005
Pearce, D. & Dominic Moran (Eds.) ; The Economic Value of Biodiversity, IUCN, 1994
Perrings, C., Mooney, H. And Williamson, M. ; Bioinvasions and globalization: ecology, economics, management and policy, Oxford University Press, Oxford, 2010
Primack, R.B.; Essentials of Conservation Biology, Sinauer Associates , 2002
Ray, G.C. & J. McCormick-Ray ; Coastal-Marine Conservation: Science and Policy, Blackwell Pub., 2004
Sutherland, W.J. and Hill, D.A. (Eds.); Managing Habitats for Conservation, Cambridge University Press, 1995
Sutherland, W.J. ; The conservation Handbook: research, management and policy, Blackwell Science Ltd, Oxford, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, Teorico-práticas e práticas. Trabalhos de grupo, bem como apresentação e discussão dos mesmos.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecologia aplicada
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Biologia da conservação
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais > Protecção ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 25,00
Exame 75,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença em 3/4 das aulas TP e P. Participação na elaboração, apresentação e discussão de 3/4 dos trabalhos, tendo classificação zero nos trabalhos não elaborados, apresentados ou discutidos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = nota do exame escrito + nota da avaliação contínua. Nota do exame escrito =T+TP máximo 12 valores para a parte T e max. 3 valores para a parte TP. Nota da avaliação contínua (max. 5 valores)= soma das classificações em todos os trabalhos pedidos. A classificação nos trabalhos inclui as componentes de elaboração, apresentação e discussão.

Provas e trabalhos especiais

Serão solicitados pelos docentes ao longo do semestre trabalhos de grupo para avaliação contínua, como explicado acima.

Melhoria de classificação

De acordo com a regras da FCUP para o exame, mas sem possibilidade de melhoria à componente distribuída.

Observações

A consulta das provas deve ser feita na semana que se segue à publicação dos resultados.

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