Interacção Pessoa-Máquina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).
Programa
Interacção Pessoa-Máquina: introdução, história.
Modelo do processador humano: percepção, atenção, memória.
Conceitos fundamentais: conceitos de design, modelos mentais.
Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem.
Desenvolvimento de interfaces gráficas: Introdução ao Java, introdução ao AWT, eventos.
Tecnologias interactivas: Captura de movimento, realidade virtual, realidade aumentada, animação, etc.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas (T): Apresentação dos conteúdos. Discussão de exemplos ilustrativos destes.
Aulas práticas (P): Demonstração prática dos conteúdos dados nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Requisitos necessários para obtenção de frequência à disciplina:
- Nota final mínima de 9.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Será baseada em 3 componentes:
– TT: Trabalho teórico em grupo (40%)
– TP: Trabalho prático em grupo (40%)
– EE: Exame escrito individual (20%)
Provas e trabalhos especiais
O trabalho teórico consistirá no estudo e desenho de um sistema de interacção pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.
Elementos do trabalho:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Grupos de 2-3 alunos
- Sem nota mínima
O trabalho prático consistirá na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docentes
- Mesmo grupo do trabalho teórico
- Sem nota mínima
Observações
- D. Norman, “The Design of Everyday Things”, Basic-Books, 2002.
- Dix, Finlay, Abowd & Beale, Human-Computer Interaction, Second Edition, Prentice Hall Europe, 1998.
- Constantine & Lockwood, Software for Use, ACM Press, 1999.
- Edward Tufte, Beautiful Evidence, Graphics Press, 2006.
- Developer Resources for Java Technology, http://java.sun.com/