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Física Laboratorial

Código: F114     Sigla: F114

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 7,5 -
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 -
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 -
L:Q 1 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Filipe da Silva Gameiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,00
Práticas: 3,00
Práticas Laboratoriais: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,00
Jorge Filipe da Silva Gameiro 1,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 3,00
Jorge Filipe da Silva Gameiro 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-03-04.

Campos alterados: Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Realizar trabalhos experimentais nas áreas de Mecânica, Electromagnetismo, Termodinâmica, Óptica e Física Moderna. Familiarizar os alunos com os aspectos relacionados com o conhecimento dos instrumentos necessários para a realização dos trabalhos experimentais, com a própria execução dos mesmos, com a análise dos resultados experimentais, incluindo o cálculo de erros e com a avaliação crítica dos resultados experimentais. Promover a pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental; Elaborar e escrever relatórios de atividades experimentais; Desenvolver competências de trabalho de grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados e competências são:

1) Saber planificar uma atividade experimental

2)Preparar e realizar a montagem experimental

3) Realizar experiência usando o protocolo

4) Analisar e discutir resultados obtidos da experiência

5) Interpretar resultados obtidos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Exemplo de trabalhos práticos a realizar:

1ª Série

1. Estudo de circuitos com díodos. “Clipping”, LED e Fotodiodo.

2. Estudo de um circuito RLC série.

3. Medição da resistividade de um material pelo método dos 4 contactos

4. OPAMP: Montagens Inversora, não-inversora e circuito diferenciador.

 

2ª Série

1. Estudo do cabo coaxial.

2. Estudo da indução eletromagnética.

3. a) Determinação do módulo de Young de um material pelo método das vibrações de uma barra encastrada. b) Determinação do coeficiente de expansão adiabática do ar pelo método de Rüchardt.

4. Estudo experimental da radiação térmica.

5. Determinação do coeficiente de viscosidade da água pela lei de Poiseuille.

6. Estudo do momento magnético de espiras circulares.

 

3ª Série

1. Determinação da velocidade do som no ar por comparação de fase.

2. Experiência de Franck-Hertz

3. Estudo da radioatividade

4. Estudo da luz polarizada

5. Determinação da distância focal de uma lente e estudo da formação de imagem

6. Interferómetro de Michelson

7. Medição de diâmetros de aberturas e de fios usando a difração de Faunhofer

8. Espetroscopia e fluorescência. a) Estudo do decaimento da fluorescência de um Rubi. b) Estudo de espetros de emissão

Bibliografia Obrigatória

Tipler Paul A.; Modern physics. ISBN: 978-0-7167-4345-3
Tipler Paul A.; Physics for scientists and engineers. ISBN: 0-7167-4389-2
Alonso Marcelo; Fisica
Searle G. F. C.; Experimental physics
R.M. Eisberg / L.S. Lerner; Física-Fundamentos e Aplicações, McGraw Hill
Worsnop, Flint;; Advanced Pratical Physics for Students
Karman and Biot;; Mathematical Methods in Engineering,, McGraw-Hill

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas de laboratório com realização de trabalhos em grupos de dois estudantes. Aulas de apresentação e discussão sobre cálculo de incertezas experimentais e sobre a forma de reportar os resultados e conclusões dos trabalhos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
teste Teste 2,00 30,00
avaliação das aulas Participação presencial 10,00
2 relatórios Trabalho escrito 30,00
logbook Trabalho laboratorial 30,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

Para obter FREQUÊNCIA à disciplina, o aluno terá que satisfazer cumulativamente as condições seguintes:

1. Não ter excesso de faltas. De acordo com o regulamento da FCUP, o aluno deverá comparecer a pelo menos 3/4 do número de aulas previstas. Este ponto, e só este, não é aplicável aos estudantes trabalhadores.

2. Realizar o número mínimo de 2/3 dos trabalhos previstos em cada uma das duas séries, registando no seu Caderno de Registo de Laboratório a preparação do trabalho laboratorial, as observações efectuadas, os resultados obtidos, o respectivo tratamento de dados (incluindo cálculo de erros) bem como uma curta conclusão.

3. Apresentar 2 relatórios, e sua discussão, positivos. Ao docente caberá a indicação dos trabalhos a reportar.

4. Apresentar ao docente antes do final do semestre o seu Caderno de Registo do Laboratório para verificação do ponto 2, ou sempre que aquele o solicitar no decurso do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para o cálculo da classificação final serão tidos em consideração quatro elementos de avaliação com os pesos seguintes:

Avaliação dos dois relatórios e sua discussão – 30% Avaliação do caderno de registos – 30%

Avaliação das aulas – 10%

Teste escrito – 30%

Sete (7) valores é a classificação mínima para qualquer das componentes da avaliação. Na Avaliação contínua o aluno será classificado pela sua atividade diária no laboratório. No Caderno de registo o aluno deverá registar sequencialmente toda a informação relevante de todo o trabalho desenvolvido nesta Unidade Curricular, seja durante a aula, seja durante o tempo de trabalho fora das aulas presenciais. O Teste Escrito é uma prova a realizar nas últimas semanas lectivas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como todas as componentes de avaliação (com exceção do teste) exigem a realização de trabalho laboratorial recomenda-se a todos os alunos nesta situação que contactem com os docentes de forma a possibilitar a realização da componente prática num horário flexível, utilizando o tempo de atendimento.

Melhoria de classificação

Nas épocas de exame seguintes, do mesmo ano lectivo, apenas se poderá fazer a melhoria da componente correspondente ao Teste Escrito. As outras componentes de avaliação só poderão ser objecto de melhoria no próximo ano lectivo, nos termos da alínea b do número 2 do artigo 12º do “Regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes” da FCUP, através de nova frequência à Unidade Curricular. Esta inscrição é feita no início do ano lectivo e contabilizada no máximo de créditos em que o estudante se pode inscrever.

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