Código: | M222 | Sigla: | M222 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 1 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:F | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:G | 3 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |||
L:M | 99 | Plano de estudos a partir de 2009 | 2 | - | 7,5 | - | |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | - | |
PGMP | 0 | PE da PG em Matemática para Professores | 1 | - | 7,5 | - |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Eugénia de Almeida César de Sá | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Maria Eugénia de Almeida César de Sá | 3,00 | ||
Teorico-Prática | Totais | 2 | 4,00 |
Maria Eugénia de Almeida César de Sá | 4,00 |
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.
Competências de resolução de problemas. Compreensão teórica.
Equações Diferenciais. Equações de 1ª ordem: equações de variáveis separadas, equações exactas, de Bernouilli e lineares. Factores integrantes. Trajectórias ortogonais. Equações de Ricatti. Equações diferenciais de ordem superior.
Operadores diferenciais. Operadores diferenciais lineares Equações lineares.Teoremas de existência e unicidade. Teoria das soluções das equações lineares. Sistemas de funções independentes. O Wronskiano. Solução geral da equação linear. Equações de coeficientes constantes. Soluções da equação homogénea. Métodos para determinar soluções particulares da equação geral: método dos coeficientes indeterminadas, da variação dos parâmetros e do polinómio Aniquilador. Resolução de equações diferenciais lineares por mudanças de parâmetro. Equações de Euler.
Pontos ordinários e singulares de equações de coeficientes não constantes. Resolução por séries de potências na vizinhança de pontos ordinários.
Equações de Bessel e de Legendre. Polinómios de Legendre.
Transformadas de Laplace. Transformadas de algumas funções. Propriedades. Inversa da transformada de Laplace. Equações diferenciais lineares e 2º membro descontínuo. Função de Heaviside e “função” Delta Dirac e suas transformadas.
Integral de convolução. Teorema de convolução. Resolução de equações diferenciais usando convoluções.
Sistemas de equações diferenciais.
*Aulas teóricas:
Exposição das matérias do programa.
Propostas de exercícios para as aulas práticas.
*Aulas práticas:
Resolução, pelos alunos, de exercícios propostos e esclarecimento de dúvidas sobre a resolução de problemas e trabalhos propostos.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 85,00 | ||
Testes/Exame | Exame | 100,00 | ||
Total: | - | 100,00 |
Modo de Avaliação:
Avaliação distribuída e/com exame final
Obtenção de Frequência:
Consideram-se duas componentes da avaliação:
• Avaliação distribuída (facultativa): efectuada com base nos resultados de testes podendo ser corrigida pela avaliação nas aulas práticas (incluindo grau de participação e de desempenho nas aulas)***.
• Exame escrito final com duração total não superior a 3 horas
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A avaliação será feita através de dois testes não obrigatórios e exame final.
A admissão ao segundo teste será condicionada pela nota mínima de 8,0 valores.
A nota do 2º teste não deverá ser inferior a 6,0 valores.
Os testes poderão levar a dispensa de exame final.
A nota de dispensa não será necessariamente a média aritmética das notas dos testes (ver***).
O aluno com nota superior a dezoito valores em testes ou exame final poderá eventualmente ser submetido a uma prova extra.
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Se for excedido o limite de faltas, o aluno não tem frequência, ficando sem acesso a exame, seja na época normal ou de recurso (excepto para os alunos dispensados de frequência)
Cálculo da Classificação Final:
Para os alunos em regime normal com acesso a exame, e, caso tenham sido dispensados de exame na avaliação distribuída, a classificação final é obtida pela classificação mais alta obtida na avaliação distribuída e/ou no exame.
Melhoria de Classificação Final
A classificação pode ser melhorada por meio de melhoria do resultado do exame final, de acordo com as regras em vigor.
Segundo as Normas Gerais de Avaliação