Estudante de Física distinguido com Prémio Estímulo à Investigação 2012
Fundação Calouste Gulbenkian distingue Cláudio Gomes
Cláudio Filipe Vieira Gomes, 21 anos, estudante do mestrado em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e colaborador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) foi distinguido com o
prémio Estímulo à Investigação 2012 da Fundação Calouste Gulbenkian, pelo projeto "O Impacto da Energia Escura na Dinâmica de Enxames de Galáxias", sob orientador de Pedro Avelino, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador do CAUP. Este projeto, na área de Astrofísica e Cosmologia, centra-se no estudo das consequências da energia escura na dinâmica de enxames de galáxias.
A Energia Escura tornou-se um tópico de grande interesse em Cosmologia desde a descoberta , no final da década de 90, de que a expansão do Universo está em aceleração. Esta descoberta, resultante estudos exaustivos das velocidades de afastamentos de galáxias, foi uma enorme surpresa, pois se a dinâmica da expansão fosse dominada pela gravidade, seria de esperar seria de esperar uma diminuição da velocidade de expansão devido à natureza atrativa da gravidade. Este trabalho foi contemplado com o Prémio Nobel de 2011.
O
Programa de Estímulo à Investigação visa estimular entre os mais jovens a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica distinguindo, anualmente, propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas, como a Matemática, a Física, a Química e as Ciências da Terra e do Espaço, atribuindo uma bolsa de 12.500 euros.
Cláudio Gomes, é licenciado em Física pela FCUP, estudante do mestrado em Física da FCUP e frequenta o PEEC - Programa de Estágios Extra-Curicular da FCUP, cujo estágio decorre no CAUP sob orientação de Pedro Avelino, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador do CAUP.
|
|
-Fale-me um pouco do seu projeto?
O projeto que desenvolverei ao longo do ano incidirá sobre o estudo de flutuações de densidade de energia escura, de acordo com os dados experimentais, bem como do acoplamento não mínimo entre energia e matéria escura, envolvendo a equação de Layzer-Irvine. É esperado que o desenvolvimento deste tema possa ser fundamental para a missão Euclid, da ESA - Agência Espacial Europeia -, à qual o CAUP está afiliado.
- Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais é que escolheria?
Cinco palavras que poderão descrever-me: simpático, divertido, trabalhador, leal e determinado.
- "FCUP: 101 anos. Compromisso com o Futuro", qual a mensagem que gostaria de transmitir?
Não obstante o atual contexto económico-social em que vivemos, é fundamental que se continue a apostar numa boa investigação na área da Ciência e num bom ensino. A FCUP conta com um leque de excelentes investigadores e docentes que auxiliam os seus estudantes, abrindo-lhes novos horizontes para o futuro. Graças a alguns excecionais docentes com os quais tive a oportunidade de contactar de perto, cresci muito cientificamente e pude desenvolver novas competências. |
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail:
imagem@fc.up.pt