Técnicas de promoção da saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais e do Comportamento |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MNCSP |
21 |
Plano Oficial |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes deverão conhecer as teorias que estão na base de programas de promoção da saúde e as técnicas fundamentais para a sua implementação. Os estudantes deverão ser capazes de desenhar um programa de promoção de saúde, identificando todas as suas componentes, desde a definição dos objetivos e metas ao planeamento das ações e estratégias de avaliação do programa.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular abordam conceitos fundamentais para o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos que suportam a escolha e implementação de medidas de promoção de saúde em diversos contextos. Pretende-se que os estudantes compreendam a relevância de acções e políticas que facilitem ambientes e práticas saudáveis, bem como a importância dos contextos de vida nas propostas de intervenção.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Contexto histórico e conceitos; Modelos comportamentais e mudanças de comportamento na promoção de saúde; Promoção de saúde ao longo da vida; Estratégias de promoção de saúde; Desenvolvimento de políticas saudáveis e criação de ambientes promotores de saúde; Promoção de saúde em ambiente escolar e ocupacional; Comunicação e marketing na promoção da saúde; Avaliação das necessidades, planeamento e avaliação de intervenções; Dinâmicas de grupo e outras estratégias para intervenção.
Bibliografia Obrigatória
Edelman CL, Mandle CL. ; Health Promotion throughout the life span, Mosby Incorporated, 2005
Nweze Eunice Nnakwe;
Community nutrition. ISBN: 978-0-7637-4760-2
Commission on the Social Determinants of Health; CSDH - Closing the gap in a generation: health equity through action on the social determinants of health, WHO, 2008
McKenzie JF, Neiger BL, Thackeray R; Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs, A Primer, 2009
Observações Bibliográficas
A cada sessão serão apresentadas bibliografias adicionais actualizadas e especificas dos temas em discussão.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino irão combinar a dimensão teórica e prática dos principais conceitos relacionados com a implementação de intervenções de promoção da saúde. A realização de discussões nas sessões teórico-práticas, com base em problemas, pretende estimular a compreensão dos fenómenos e das dificuldades de intervenção, tendo como objetivo aumentar a capacidade de planeamento de intervenções em diferentes contextos. A apresentação oral dos trabalhos visa desenvolver a capacidade de comunicação e promover a colaboração entre pares.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
24,00 |
Estudo autónomo |
36,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Trabalho escrito |
12,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as regras vigentes na FCNAUP
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da aprendizagem será realizada através da apresentação de uma intervenção para promoção de saúde realizada em grupo (60% da nota total) - no trabalho de grupo a apresentação oral corresponde a 20% e o trabalho final escrito a 80%. Os restantes 40% são obtidos por uma avaliação individual que corresponde à análise a um projeto de intervenção.
Apesar da nota final resultar da média ponderada, os alunos têm de obter aprovação (10 valores) a todos os componentes da avaliação.