Você está em: Início > Notícias > Masterclass #6 MAP | O Corpo-subjétil ou uma Estética para a Existência Contemporânea, com Pedro Arrifano

Notícias

Masterclass #6 MAP | 'O Corpo-subjétil ou uma Estética para a Existência Contemporânea', com Pedro Arrifano

Quarta-feira, dia 15 de maio 2024, das 17h30 às 19h30, na Aula Magna da FBAUP

A Faculdade de Belas Artes da U.Porto acolhe Nádia Duvall, a artista convidada para uma Masterclass com Pedro Arrifano e moderação de Rute Rosas, dedicada ao tema ‘O Corpo-subjétil ou uma Estética para a Existência Contemporânea’.

Nos tempos que hoje vivemos o corpo assume um protagonismo nunca antes visto associado a uma espécie de ‘deslizamento do eu’ que transita da mente para o corpo. Entre o corpo de Deus, o corpo-máquina, o corpo de desejo e tantos outros resiste um ‘eu’ material, sensível, percetível pelos sentidos. Jean-Luc Nancy chamou-lhe Corpus, corpo material que cria sentidos múltiplos, que se abre em vários e que cria vários sentidos: um corpo duplo, que ao mesmo tempo limita, mas também expande. Nesta Masterclass aborda-se uma estética para a existência contemporânea assente num corpo que experimenta o Caos, lugar de todas as possibilidades, e dele retira uma subjetividade livre que lhe permite alcançar a criação. Ao duplicar / desfazer o corpo quotidiano, este corpo estetiza a sua existência e conquista assim o seu ‘Fora’, afirmando o seu próprio devir / corpo-projéctil: génese da criação e de outras melodias. Simultaneamente abre-se e abre, desdobra-se e dobra-se, desfaz-se e faz-se, dilui-se e condensa-se, torna-se espaço de adição e contradição. A artista Nádia Duvall exemplifica na sua obra o conceito de corpo-subjétil que aqui será tratado.

Org.: Mestrado em Artes Plásticas (MAP), FBAUP

BIOs

Pedro Miguel Remédios Gomes Arrifano, licenciado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutorado em História da Arte: Especialidade em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2016, investigador integrado no CHAM — Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no Grupo de Investigação: Pensamento Moderno e Contemporâneo. Várias publicações nacionais e internacionais dedicadas aos temas da Ética, Religião, Estética e Teoria da arte; bem como participação em múltiplas conferências, onde se destacam as realizadas em 2017 em New York na NYU Langone Health – Smilow Seminar, ‘Body-subjectile or how to get drunk with a glass of water e na Cidade do México na UNAM-Museo de Historia de Tlalpan Ex Teresa Arte Actual, ‘La angustia existencial en la obra de tres mujeres artistas occidentales contemporáneas: Rebecca horn, Elke krystufek y Nan golden’. Autor do livro O Corpo-subjétil ou uma Estética para a Existência Contemporânea (2023) Júri como Arguente principal em várias teses de Mestrado e Doutoramento.

Nádia Duvall (1986), é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD), tem um Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se encontra a realizar um Doutoramento em Pintura com a bolsa da prestigiada Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem a orientação dos professores e críticos Dr. Carlos Vidal e da Dra. Eduarda Neves. A sua obra é essencialmente autobiográfica, refletindo sobre problemáticas atuais a partir da filosofia, religião e política, fundindo para isso a pintura, literatura, performance, escultura, escrita, som, vídeo e instalação. A heteronímia é o reflexo direto não só desse hibridismo como do contexto social e cultural. Duvall tem atualmente onze heterónimos. Criadora da editora Multiple Skins Editions onde dá voz as estes co-autores. Expõe regularmente desde 2006 tanto em coletivas como individuais.

Masterclass6 MAP O Corpo-subjétil

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-04 às 11:28:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias