Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > DAP > Informação para Candidatos

Doutoramento em Artes Plásticas

Dados Gerais

Código Oficial: 5568
Sigla: DAP
Descrição: O Programa Doutoral em Artes Plásticas que agora se apresenta tem como princípio fundamental trazer para a prática investigativa das artes um posicionamento contemporâneo que requer, antes de mais, um olhar atento ao contexto em que se desenvolve e em que se quer envolver. Assim, encara o seu propósito como possiblidade de esclarecimento de algumas respostas decisivas para tentar clarificar as premissas que se apresentam como passíveis de fornecer operatividade ao curso. Talvez a questão central — ainda por resolver – mas em ampla discussão um pouco por todo o lado, seja o que fazer relativamente a um pensamento que nos últimos dois séculos foi moldando as regras do saber, segundo uma matriz disciplinar desenvolvida por especialistas e pensadores quase sempre no interior da Universidade. E de tal forma se foi assimilando o discurso que hoje quase nos esquecemos das possibilidades de um saber que se exclua desta forma. Ora o fazer saber da prática artística, se já uma vez reivindicou a sua condição única ao reclamar a possibilidade de cindir o cisma hegeliano do amo e do escravo (a teoria e a prática) numa outra forma de conhecimento em que a teoria é levada e experimentada em termos práticos — a arte tal como a conhecemos começa aí — hoje, no meio do turbilhão de ideias e posições diversas que se formaram, volta a ser necessária uma clarificação da noção, agora por inclusão, quer dizer,  expandindo a sua especificidade de forma de conhecimento para territórios que reconhecem a investigação, também esta, como forma ampla de saber. Propõe-se, assim, uma tentativa de multi-facetar a actividade artística numa simultaneidade territorial que possa ocupar intrinsecamente a chamada arte contemporânea com a participação activa em exposições e, ao mesmo tempo, a investigação nos moldes mais “académicos”, a que um curso deste nível obriga. Contudo, tentando evitar a cisão e mantendo a tónica na inclusão que apela a uma espécie de diálogo entre os dois territórios sem no entanto haver a necessidade de um vencedor. É, portanto, a partir deste princípio que poderemos introduzir a amplitude das possibilidades investigativas em aberto: para todos aqueles que possuem prática artística mas, também, para quem quer investigar sobre esta, ou seja, duas visões que podem conviver de forma endo e exógena. Mas uma investigação, por mais heterodoxa que se queira apresentar, representa e representa-se por um acto de pesquisa e de busca em direcção a um aprofundamento sempre necessário. Assim, a investigação necessita, obviamente de uma componente teórica que permita a sistematização da prática no envolvimento de questões que dali podem e/ou devem partir mas que, por certo, não se deixarão confinar a esse território de acção para se concentrarem na produção pura de pensamento a partir da experimentação prática que é desenvolvida. A premência do fazer saber, outra vez.

Diplomas

  • Doutoramento em Artes Plásticas (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Artes Plásticas (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Investigação em Arte (Questões Metodológicas)

INVA1 - ECTS

Posicionamento reflexivo dos estudantes enquanto artistas inscritos na universidade;

Consideração crítica e experimentação no território da investigação em arte;

Trabalhar competências de escrita para a preparação da tese de doutoramento em artes visuais, a partir dos seus projectos de investigação;

Reconhecer especificidades de formas de investigação e de comunicação da investigação no campo das artes visuais;

Consideração e exploração das dimensões materiais da investigação em arte.

Pensamento da Arte Atual

PENAA1 - ECTS
A Uc Pensamento da arte atual pretende desenvolver a aquisição de competências interpretativas, críticas e analíticas sobre as discussões fundamentais em torno da acção e pensamento artístico do nosso tempo. Procura ainda estabelecer um quadro de maturidade sensível e conceptual que permita o estudante informar e desenvolver o seu projecto de investigação artística.

Seminário

SEMAP1 - ECTS

Questões de Investigação I

QINV1 - ECTS

A Unidade Curricular (UC) visa introduzir os estudantes às questões metodológicas que advêm da nova fase, já em autonomia, no segundo ano do curso e em acompanhamento da UC tese.

Tem definidos como objectivos os seguintes pontos:

- Abordar as possibilidades de investigação em Arte;

- Desenvolver, num campo amplo e de singularidades a adequação metodológica a cada projecto;

- Desenvolver competências de investigação que permitam a necessária autonomia no desenvolvimento da pesquisa pessoal;

- Aprofundar capacidades individuais ao nível metodológico no sentido da inserção da investigação no teritório em que a pesquisa se encontra alicerçada.

Questões de Investigação II

QINVES2 - ECTS

A UC visa introduzir os estudantes às questões metodológicas que advêm da nova fase, já em autonomia, no terceiro ano do curso e em acompanhamento da UC tese.

 Tem definidos como objectivos os seguintes pontos:

Abordar as possibilidades de investigação em Arte;

Desenvover, num campo amplo e de singularidades a adequação metodológica a cada projecto;

Desenvolver competências de investigação que permitam a necessária autonomia no desenvolvimento da pesquisa pessoal;

Aprofundar as capacidades individuais ao nível metodológico no sentido da inserção da investigação no teritório em que a pesquisa se encontra alicerçada.

Aperfeiçoar o processo de escrita cientifica necessária à investigação

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-04 às 20:09:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias