Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Ingestão de macronutrientes e de etanol em adultos Portugueses

Ingestão de macronutrientes e de etanol em adultos Portugueses

Título
Ingestão de macronutrientes e de etanol em adultos Portugueses
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2008
Revista
Vol. 21 1
Páginas: 37-48
ISSN: 0870-399X
Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde > Outras ciências médicas
Outras Informações
Resumo (PT): A avaliação da ingestão de nutrientes é essencial para a definição de políticas de saúde e como orientadora da avaliação analítica dos factores que podem estar envolvidos na ocorrência de doença. Os objectivos deste estudo foram descrever a ingestão energética, de macronutrientes e de etanol e conhecer a prevalência de ingestão inadequada de macronutrientes em adultos Portugueses, de acordo com o sexo, a idade e escolaridade. Foram avaliados 2389 indivíduos (61,6% mulheres), residentes no Porto, recrutados por aleatorização de dígitos telefónicos. O consumo alimentar foi estimado através de um questionário semi-quantitativo de frequência alimentar, referente aos doze meses anteriores à avaliação, previamente validado. A conversão dos alimentos em nutrientes foi efectuada recorrendo ao software Food Processor Plus®, com adaptações para a composição de alimentos tipicamente portugueses. A prevalência de ingestão inadequada foi estimada por comparação com os intervalos aceitáveis para a distribuição dos macronutrientes das Dietary Reference Intakes: 10-35% (proteínas), 45-65% (hidratos de carbono) e 20-35% (gordura total). O contributo percentual médio de proteínas, hidratos de carbono, gordura total e etanol para a ingestão energética foi de 18,4%, 48,9%, 29,3% e 5,0%, respectivamente. Genericamente foi encontrada uma relação inversa da ingestão energética e dos macronutrientes com a idade e uma relação directa com a escolaridade dos indivíduos. Os homens com 50-64 anos e menos escolarizados (≤ quatro anos) apresentaram os consumos de etanol mais elevados. Mais de 80% dos indivíduos do Porto apresentou ingestões de macronutrientes de acordo com os intervalos aceitáveis preconizados nas Dietary Reference Intakes. A gordura foi o macronutriente para o qual se observou uma maior prevalência de ingestão inadequada (17,1% nas mulheres e 21,0% nos homens).
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: acmatos@med.up.pt
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Macronutrient and ethanol intake in Portuguese adults (2008)
Artigo em Revista Científica Internacional
Oliveira A; Lopes C; Santos AC; Ramos E; Severo M; Barros H

Da mesma revista

Why should SARS-CoV-2 post-pandemic recovery funding be used to foster a physician-scientist program? (2020)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Barbosa Breda, J; Leal, I; Sousa, DC; Soares, CA
Why Should SARS-CoV-2 Post-Pandemic Recovery Funding Be Used to Foster a Physician-Scientist Program? (2020)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Barbosa Breda, J; Leal, I; Sousa, DC; Soares, CA
The 2019 novel Coronavirus (2019-NCoV): Novel virus, old challenges [O Novo Coronavírus (2019-nCoV): Novo Vírus, Desafios Antigos] (2020)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Duarte R; Furtado, I; Sousa, L; Carvalho, C
The Role of Pharmacovigilance in the COVID-19 Pandemic (2021)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Ferreira Da Silva, R; Ribeiro Vaz, I; Morato, M; Silva, AM; Polonia, J
The impact of the COVID-19 pandemic in the management of occupational injuries [O impacto da pandemia COVID-19 na prestação de cuidados de saúde em sinistralidade laboral] (2020)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Relvas Silva, M; Monteiro, E; Santos Carvalho, M; Negrão, P; Bettencourt, P; Neves, N; Ribeiro Silva, M

Ver todas (581)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-17 às 05:28:17 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico