Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O caso de um curso virtual de extensão e sua interação com a comunidade universitária

O caso de um curso virtual de extensão e sua interação com a comunidade universitária

Título
O caso de um curso virtual de extensão e sua interação com a comunidade universitária
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2019
Autores
Baalbaki, Angela
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): O presente trabalho apresenta um curso elaborado no ambiente virtual, voltado para os alunos de licenciatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil). O curso em questão teve como inspiração a experiência resultante de um curso de extensão presencial, cujos objetivos eram abordar questões ligadas ao ensino de Português como segunda língua (L2) para alunos surdos e também propor materiais que auxiliem o professor de Língua Portuguesa (LP) na tarefa de ensinar a modalidade escrita dessa língua. Com essa finalidade, foram organizadas dez oficinas que tratavam de temas relacionados à comunidade surda, sua língua e sua cultura. Nesse contexto, o artigo se organiza em partes: inicialmente faremos uma breve contextualização do projeto; depois, descreveremos o curso na plataforma Moodle, seu público-alvo, seus objetivos e sua metodologia; e, por fim, apresentaremos os resultados e conclusões acerca da realização do curso.
Abstract (EN): The present work presents a course developed in the virtual environment, aimed at undergraduate students of the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ/Brazil). The course was inspired by the experience resulting from a extension course, whose objectives were to discuss the teaching of Portuguese as a second language (L2) for deaf students and also to propose materials in the area. To this end, ten workshops were organized to discuss about deaf community, their language and culture. In this context, the article is organized in parts: initially we will make a brief contextualization of the project; then we will describe the course in the Moodle platform, its target audience, objectives and its methodology; and, finally, we will present the results and conclusions about the course.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
03 Artigo completo 187.72 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Uma entrevista com a professora Tanya Amaral Felipe de Souza (2016)
Artigo em Revista Científica Internacional
Baalbaki, Angela; Anachoreta, Vanessa
Pelo desejo da língua: uma entrevista com o Professor Luis Ernesto Behares (2017)
Artigo em Revista Científica Internacional
Baalbaki, Angela; Anachoreta, Vanessa
Oficinas para professores: Português como segunda língua para surdos (2016)
Artigo em Revista Científica Internacional
Baalbaki, Angela; Schwantes, Mariana ; Barbosa, Priscila Costa Lemos ; Anachoreta, Vanessa
O projeto de extensão e suas formas de comunicação com a comunidade externa (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Baalbaki, Angela; Anachoreta, Vanessa; Barbosa, Priscila Costa Lemos ; Marinho, Mariana Schwantes
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-01 às 13:12:47 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico