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Avaliação experimental de subestruturas de apoio pré-fabricadas de tabuleiros de pontes

Título
Avaliação experimental de subestruturas de apoio pré-fabricadas de tabuleiros de pontes
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2024-11-15
Autores
Lucas Carvalho
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Mário Jorge Pimentel
(Autor)
FEUP
Pedro Delgado
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
António Arêde
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 1-10
Encontro Nacional do Betão Estrutural 2024 - BE2024
Porto, Portugal
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
Outras Informações
Resumo (PT): A industrialização no setor da construção de pontes com recurso à pré-fabricação tem-se mostrado essencial para a otimização dos processos construtivos, prazos e custos. No entanto, subsistem incertezas quanto à adequação das estruturas pré-fabricadas em zonas de sismicidade moderada a alta. Além disto, as recomendações nas atuais normas europeias de dimensionamento sísmico foram desenvolvidas com base em estruturas moldadas in-situ, não existindo diretrizes de projeto específicas para estruturas pré-fabricadas. Esses fatores desincentivam a sua implementação em zonas sísmicas e restringem os benefícios que a industrialização proporciona. Com o propósito de desenvolver soluções viáveis, práticas e eficazes para o uso da pré-fabricação integral de subestruturas de pontes constituídas por pilares e travessas em zonas de maior intensidade sísmica, foram desenvolvidos arranjos construtivos alternativos e simplificados para as ligações pilar/travessa, convenientes para o uso da pré-fabricação, e adequados para implementação em zonas sísmicas. O trabalho desenvolvido teve por base um viaduto ferroviário de via dupla, com seis vãos (22m+4x30m+22m) e pilares de 10 metros de altura desde o topo da fundação até a base da travessa. Análises experimentais de quatro protótipos em escala reduzida da solução desenvolvida estão a decorrer atualmente no Laboratório de estruturas da FEUP com o propósito de avaliar o comportamento do sistema de colunas e travessa sob carregamentos horizontais alternados. O objetivo principal é o de validar os métodos de dimensionamento adotados utilizando arranjos construtivos simplificados e otimizados na região da travessa e das conexões pilar-travessa, com vista em promover a viabilidade do uso deste tipo de soluções pré-fabricadas em zonas de sismicidade mais elevada.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 10
Documentos
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