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Qual o impacte de uma intervenção com setting na escola na atividade física em crianças?

Título
Qual o impacte de uma intervenção com setting na escola na atividade física em crianças?
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2011
Autores
Rosário, Rafaela
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pereira, Beatriz
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Araújo, Ana
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Lopes, Óscar
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Padrão, Patríca
(Autor)
FCNAUP
Teixeira, Vítor Hugo
(Autor)
FCNAUP
Oliveira, Bruno M.P.M.
(Autor)
FCNAUP
Barros, Renata
(Autor)
FCNAUP
Moreira, André
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde > Ciências da saúde
CORDIS: Ciências da Saúde
Outras Informações
ID Authenticus: P-010-QT2
Resumo (PT): Introdução: A prevalência do excesso de peso e obesidade em crianças está a assumir proporções alarmantes quer em Portugal (Padez, Fernandes, Mourão, Moreira, & Rosado, 2004) quer no mundo (World Health Organization, 2007). O presente estudo pretende avaliar o impacte de uma intervenção implementada por professores, com educação e formação em estilos de vida saudáveis, na Actividade Física (AF) das crianças dos 6 aos 10 anos. Metodologia: A colheita de dados ocorreu em dois momentos, antes e após a intervenção e, incluiu a monitorização de parâmetros antropométricos tendo por base procedimentos internacionalmente aceites (WHO, 1995) como o peso, altura, perímetro de cintura. a entrevista de recordação alimentar das 24h anteriores e, um questionário dirigido aos pais sobre a AF da criança e perfil sociodemográfico. O programa de intervenção Prevenir a Obesidade Tornando-se Saudável (POTS), baseado nos pressupostos teóricos do modelo de promoção de saúde (Pender, 1996), foi conduzido entre Outubro de 2008 e Março de 2009, após a aprovação das escolas onde o estudo decorreu. Resultados: Participaram no primeiro momento do estudo 235 raparigas e 225 rapazes com uma média de idades de 8.3 1.2 anos. Verificou-se que o aumento do Índice de AF das crianças avaliadas no período pós-intervenção foi significativamente superior no grupo de intervenção comparativamente com a do grupo controlo [média(dp): 7.04 (0.48) versus 4.95 (0.49); p= 0.002], mesmo ajustando para a educação dos pais, valor energético total no pré-intervenção e mantendo as crianças “nested” nas escolas. Conclusão: Os resultados sugerem que é possível aumentar a AF recorrendo a uma intervenção baseada na formação contínua de professores. Mais trabalhos deverão ser realizados para saber se o aumento é mantido no tempo, e se pode ser reproduzido noutras realidades escolares e sociodemográficas.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: patriciapadrao@fcna.up.pt
Documentos
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