Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Prediction of academic dropout in a higher education institution using data mining [Previsão do abandono académico numa instituição de ensino superior com recurso a data mining]

Prediction of academic dropout in a higher education institution using data mining [Previsão do abandono académico numa instituição de ensino superior com recurso a data mining]

Título
Prediction of academic dropout in a higher education institution using data mining [Previsão do abandono académico numa instituição de ensino superior com recurso a data mining]
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2020
Autores
Martins, MPG
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Fonseca, DSB
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Gouveia, PDF
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Outras Informações
ID Authenticus: P-00R-VCS
Abstract (EN): This study proposes two predictive models of classification that allow to identify, at the end of the 1st and 2nd semesters, the undergraduate students of a higher education institution more prone to academic dropout. The proposed methodology, which combines 3 popular data mining algorithms, such as random forest, support vector machines and artificial neural networks, in addition to contributing to predictive performance, allows to identify the main factors behind academic dropout. The empirical results show that it is possible to reduce to about 1/4 the 4 tens potential predictors of dropout, and show that there are essentially two predictors, concerning student¿s curriculum context, that explain this propensity. This knowledge is useful for decision-makers to adopt the most appropriate strategic measures and decisions in order to reduce student dropout rates.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Research through development: When words "Count" [Investigação através do desenvolvimento: Quando as palavras "Contam"] (2015)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
Costa, AP; Faria, BM; reis, lp
Editorial [Editorial] (2011)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
reis, lp
Editorial (2011)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
reis, lp

Ver todas (19)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-01 às 17:08:24 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico